quinta-feira, 12 de março de 2015

Fé continua, apesar das previsões de seca no CE

SÃO JOSÉ

12.03.2015

Estimativas do CPTEC apontam para chuva no próximo dia 19, mas meteorologistas desmistificam crença

Image-0-Artigo-1813896-1
Na Capital, no dia 19, quando se celebra o santo, há 60% de probabilidade de chuva; em cidades do Interior, o CPTEC indica 90% de chances
FOTO: BRUNO GOMES
As previsões climáticas para 2015 no Ceará não foram otimistas. O prognóstico de uma quadra invernosa com precipitações abaixo da média trouxe consigo perspectivas desanimadoras para quem vive da terra e do gado nos municípios do Interior. No entanto, mesmo com dados e estatísticas indicando mais um ano de estiagem, este mês de março guarda um fio de esperança aos agricultores que ainda acreditam na intervenção de São José, celebrado no próximo dia 19, para mandar um pouco de chuva a todo o Estado.
Ainda que os últimos anos tenham sido de seca intensa e prolongada, a fé no santo continua firme, explica José Ailton Alencar Andrade, professor de Estatística da Universidade Federal do Ceará (UFC) e estudioso dos chamados profetas da chuva, homens e mulheres que fazem previsões sobre o clima a partir da observação da natureza. "Os sertanejos associaram os fenômenos meteorológicos que ocorrem nessa época do ano ao Dia de São José, que é a data mais próxima. Na visão deles, é uma coisa divina", afirma.
Segundo o especialista, apesar das previsões negativas acerca da temporada chuvosa, para os agricultores, as precipitações registradas neste início de ano, antes do dia 19, já são sinal de um bom inverno, o que, para eles, nem sempre significa chuvas em abundância.

Sertanejo
"Essa ideia de inverno bom é relativa. Para alguns, é quando a mata está verde, para outros é quando o açude enche. A estiagem, não. É quando não chove mesmo, quando fica tudo seco. Como, esse ano, já choveu em praticamente todo o Ceará, na cabeça do sertanejo, seca não vai ter", explica.
Para alegria dos religiosos, estimativas iniciais do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), revelam que, em Fortaleza e em outros municípios cearenses, as chances de chover na data dedicada a São José são promissoras. Na Capital, o dia 19 terá 60% de probabilidade de chuva, conforme o órgão. Já em cidades como Juazeiro do Norte, Sobral e Crateús, uma das que mais vem sofrendo com a estiagem, o CPTEC indica 90% de chances.
Segundo o meteorologista Raul Fritz, da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), a ocorrência de chuvas na data tem influência do fenômeno chamado equinócio de outono, momento em que o sol incide sobre os dois hemisférios igualmente, aquecendo as águas dos oceanos e favorecendo as precipitações. O clima chuvoso, contudo, depende de outros fatores, como as correntes oceânicas e os ventos.
Apesar da coincidência, a relação entre as chuvas do dia 19 e a quadra invernosa, de acordo com Fritz, é puramente religiosa. Os dados da Funceme confirmam. "Em 2009, que foi o último ano chuvoso, no dia 19 de março tivemos chuvas em apenas 52 postos no Estado. Já no ano de 2012, que foi um ano de seca forte, abaixo da média histórica, choveu em 124 postos. Cientificamente, vemos que a chuva no Dia de São José não está influenciando na quadra chuvosa em geral", diz o meteorologista.
Embora os prognósticos do CPTEC para a data deste ano sejam mais otimistas, Raul Fritz diz que é cedo para previsões.
Vanessa Madeira
Repórter

FONTE: DN

Nenhum comentário: