terça-feira, 13 de setembro de 2016

Lula diz que não havia base legal para impeachment de Dilma



POR CEARÁ AGORA
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira, 12, ao deixar a cerimônia de posse da ministra Cármem Lúcia como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), que o impeachment da presidente Dilma Rousseff ensinou ao País que ainda é preciso aprender “muito para consolidar o nosso processo democrático”. “O impeachment consagrado apenas por conta de uma maioria política eventual, sem levar em conta a inexistência de crime de responsabilidade, é crime, é grave”, disse, ressaltando que todos os parlamentares – tanto na Câmara como no Senado – sabem que não havia base legal para afastar Dilma. “Não tinha um crime que pudesse referendar aquilo. É um alerta pra gente aperfeiçoar o nosso processo democrático. A democracia é uma construção constante, não tem limite”, completou.

Planalto evita comentários sobre resultado de cassação de Cunha



POR CEARÁ AGORA
A cassação do mandato do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, já era tratada como “morte anunciada” pelos interlocutores do presidente Michel Temer e aguardada pelo Palácio do Planalto. Temer passou o dia cumprindo agendas de trabalho e reforçou o discurso do governo de que a decisão era de outro poder: a Câmara.
Temer saiu relativamente cedo do Planalto ontem e, diferente de outros momentos políticos, não reuniu sua tropa mais próxima para jantar ou para acompanhar o andamento dos trabalhos no Congresso. O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, um dos mais próximos a Temer estava cumprindo agenda em São Paulo durante a votação. Já o segundo ministro palaciano, Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo) também não esteve no Jaburu à noite.