sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

IPTU 2023: saiba quem deve pagar o imposto quando o imóvel é alugado

Conforme especialista consultado pelo g1, tudo depende do que está prescrito no contrato de aluguel firmado entre as partes.

POR G1 CEContribuintes que alugam imóvel para morar ou trabalhar geralmente esbarram na dúvida sobre a responsabilidade do pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) se do locador ou do proprietário do imóvel, o locatário. Conforme especialista consultado pelo g1, tudo depende do que está prescrito no contrato de aluguel firmado entre as partes.

"A Constituição Federal e o Código Tributário Nacional preveem que o imposto, por se referir à “propriedade” do bem, seria o dono do imóvel, o responsável pelo pagamento, porém a conhecida “Lei do Inquilinato” autoriza que seja transferida sua obrigação ao locatário/inquilino. Sendo assim, se no contrato não diz que o inquilino tem que pagar o imposto, o proprietário é que deve fazer a quitação deste valor junto à prefeitura", explica o advogado Hyago Viana.

Não é o caso da aposentada Maria da Conceição, que mora em um apartamento alugado no Bairro Itaperi, em Fortaleza. Ela foi informada desde o início pela imobiliária que administra a locação do imóvel que o IPTU seria pago por ela.

"O IPTU daqui vem todos os anos com o valor do aluguel, porém dividido em quatro parcelas iguais e bem especificadas no boleto, o que facilita a identificação das taxas do que se está pagando", afirma.

Para o especialista, não há irregularidade no caso, uma vez que havendo acordo devidamente firmado e registrado entre as partes está dentro da lei. Contudo, se o inquilino não cumprir com o acordo pode sofrer consequências que podem inclusive resultar em ordem de despejo.

"Na hipótese de o locatário não realizar o pagamento do IPTU, este pode sofrer um processo judicial, os meios mais comuns são uma ação de despejo ou mesmo de execução de título extrajudicial, desde que esteja previsto em contrato a obrigação do locatário de pagar o IPTU, trata-se de uma obrigação acessória a locação", explica.

Continue Lendo emhttps://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2023/01/20/iptu-2023-saiba-quem-deve-pagar-o-imposto-quando-o-imovel-e-alugado.ghtml

Algo não está bem! Sinais de alerta no aspecto, cor e cheiro das fezes

Pode indiciar doenças.

POR NOTÍCIAS AO MINUTO As fezes são um indicador de que algo pode estar errado no organismo e doenças como síndrome do intestino irritável, doenças sistêmicas, como alterações da função da tiroide ou tumores do tubo digestivo. Estudos recentes sugerem que um adulto deve fazer o 'número dois' cerca de três vezes por dia. No entanto, fatores como a dieta, medicação, flutuação hormonal, exercício físico e estresse podem influenciar a frequência da evacuação.

Segundo a Harvard Medical School, nos Estados Unidos, a digestão pode parar completamente, levando à constipação, em casos de estresse severo. O consumo de bebidas alcoólicas também pode ter consequências. Dependendo da bebida, o indivíduo pode sofrer tanto com intestino preso quanto com a diarreia.

Fezes em forma de salsicha ou cobra (mais finas), com fissuras à superfície, mas suaves e macias, ou fragmentadas, mas com contornos bem definidos são as ideias. A cor deve ser castanho médio, mas a alimentação e alguns tipos de medicamentos podem ter influência, podendo fazer com que as fezes fiquem amarelas, esverdeadas, pretas, vermelhas ou até mesmo esbranquiçadas.

Estas alterações não devem ser ignoradas, sobretudo quando acompanhadas de outros sintomas. Veja abaixo alguns sinais de alerta que jamais deve ignorar:

  • Sangue nas fezes;
  • Fezes pretas (melenas);
  • Fezes demasiado finas;
  • Perda de peso ou febre que surge acompanhada de diarreia ou constipação;
  • Dor abdominal intensa;
  • Sangue no vômito.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1984017/algo-nao-esta-bem-sinais-de-alerta-no-aspecto-cor-e-cheiro-das-fezes

A dieta da sopa que promete menos dois quilos numa semana

Pode ser uma boa hipótese para arrancar o ano, ou talvez não.

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - A dieta da sopa é de origem francesa. Tornou-se famosa em 2004, quando Mireille Guiliano a publicou num livro. Mais recentemente, apareceu na série da Netflix ‘Emily in Paris’. Mas afinal, em que consiste e como pode ajudar na perda de peso?

Na realidade, como explica a edição espanhola da revista Men’s Health, é uma dieta bastante restritiva, já que a sopa é o único alimento que irá consumir durante dois dias. E não se trata de uma sopa qualquer. É uma sopa de alho-poró.

Durante dois dias, e a cada duas a três horas, é uma tigela desta sopa que terá de consumir. Pode ajudar na perda de peso, mas é uma dieta que reduz (e muito) e ingestão calórica.

Continue Lendo em...