quarta-feira, 27 de julho de 2016

Brasil é reconhecido por eliminação do sarampo



POR CNEWS
Último caso da doença no país foi registrado no Ceará em julho de 2015
Após um ano sem registrar casos de sarampo, o Brasil foi considerado zona livre da doença, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). 
Esse resultado foi obtido por meio de uma colaboração entre a instituição, o Ministério da Saúde, as Secretarias de Saúde dos Estados. Os últimos casos de sarampo no país foram registrados em julho do ano passado, em um surto de sarampo no Ceará. Na ocasião, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) investiu R$ 1,2 milhão para apoiar os custos de ações para controle do surto e no recrutamento de 165 enfermeiros e auxiliares de enfermagem. Na última semana, o estado do Ceará já havia recebido notificação da OMS pela erradicação da doença
Para obter o certificado de sustentabilidade da interrupção do sarampo, a OMS leva em consideração o período de um ano do último caso registrado.
O sarampo é normalmente transmitido por meio do ar e do contato direto. O agente infeccioso é um vírus que infecta as membranas mucosas e, em seguida, se espalha por todo o corpo, causando uma doença grave e altamente contagiosa.