quinta-feira, 25 de julho de 2019

O Ginásio Escola Normal Virgílio Távora e sua contribuição para a formação de docentes no Maciço de Baturité/CE

Dr. Salomão
RESUMO: 
A presente tese é um estudo de caso que versa sobre a história do Ginásio Escola Normal Virgílio Távora, conhecido como GVT, e sua contribuição para a formação de docentes na região do Maciço de Baturité/CE. Trata-se de uma entidade privada, de caráter filantrópico, situada na cidade de Aracoiaba/CE, fundada por Salomão Alves de Moura Brasil em 1958 e mantida pela Associação dos Educadores de Aracoiaba, tendo o encerramento de suas atividades em 2004. Começou com o curso ginasial no ano de 1960, mas a partir de 1964 passou a oferecer o Curso Normal e em 1974 os Estudos Adicionais. Objetivou-se precipuamente compreender a história do GVT e sua contribuição para a formação de docentes do 1º grau na região do Maciço de Baturité. Especificamente buscou-se verificar como se desenvolveram o Curso Normal e Estudos Adicionais na instituição de ensino, enfatizando as mudanças ocorridas no período em que os referidos cursos funcionaram, de modo particular, as determinações da Lei nº 5.692/71; identificar, a partir das narrativas de professores que estudaram na instituição, como ocorreram seus processos formativos, tendo por base as práticas educativas desenvolvidas; analisar as contribuições da escola para as vidas e atuação profissional dos docentes que lá estudaram. Realizaram-se pesquisas bibliográficas, consultas a arquivos escolares, documentos de outras instituições e entrevistas com ex-alunos da escola; também foram utilizadas fotografias para ilustrar os acontecimentos. Analisaram-se os dados a partir do cruzamento das informações contidas nas fontes escritas e orais, considerando-se os postulados teóricos que fundamentaram a investigação. Confirmouse que o GVT contribuiu para a formação de professores de Aracoiaba e da região do Maciço de Baturité, tendo em vista o seu pioneirismo e suas práticas educativas, dentre outros aspectos. Os antigos Cursos Normais e os Estudos Adicionais eram considerados pelos professores como sendo eficazes. Observou-se que o processo de formação docente, embora oscilando entre a precariedade e a eficácia, de acordo com as mudanças ocorridas no tempo, influencia na prática profissional.

LEIA TAMBÉM: O prédio que sediou o GINÁSIO ESCOLA NORMAL VIRGÍLIO TÁVORA em Aracoiaba-CE., por mais de 50 anos, foi vendido ...


ARQUIVO:
2018_tese_mgaraujo.pdf

Ginásio Virgílio Távora: atuação no período da ditadura militar : 
2014_eve_mgaraujoesmartins.pdf

FONTE:

Filmes Antigos "Faroeste" Legendado Completo

Titulo: Mais Morto que Vivo

1969 ‧ Ação/Ação/Aventura

Sinopse

Quando o assassino Cain (Clint Walker) é libertado da prisão depois de 18 anos, ele pretende se estabelecer como fazendeiro e nunca tocar em uma arma novamente. Mas sua vida anterior o persegue, não apenas por ninguém querer dar a ele um emprego, mas também por alguns inimigos que querem vingança pelas mortes cometidas por Cain no passado. Então ele tem que aceitar a oferta do diretor de espetáculos Ruffalo (Vincent Price) para representar "Killer Cain" e volta a usar sua antiga arma em um show de tiros ao alvo.



FONTE DO VÍDEO:



VEJA MAIS VÍDEOS EM...