sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Roncar pode 'esconder' vários problemas de saúde. Saiba tudo

Incomoda quem dorme ao seu lado, mas pode ser mais grave do que isso.

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - O ronco é um problema comum que pode incomodar quem dorme ao lado. No entanto, em alguns casos, ele pode ser um sinal de um problema de saúde mais sério.

Além do barulho característico, o ronco pode causar outros sintomas, como sonolência diurna, dificuldade de concentração, dor de cabeça ao acordar e irritabilidade.

Segundo a especialista do sono Alba García, existem alguns problemas que podem estar relacionados ao ronco, como:

Obstrução das vias aéreas superiores: pode ser causada por anomalias nos ossos do crânio e da face, amígdalas inflamadas ou excesso de peso.

Infecções nos seios perinasais: sinusite e alergias podem causar inflamação das vias aéreas e, consequentemente, ronco.

Consumo de certas substâncias: tabaco, álcool e certos medicamentos podem relaxar os músculos das vias aéreas e causar o ronco.

Risco cardiovascular: pessoas com hipertensão e obesidade têm maior probabilidade de roncar, o que aumenta o risco de desenvolver apneia do sono.

É importante consultar um médico se você ronca com frequência ou se o ronco está piorando. O médico poderá avaliar o seu caso e indicar o tratamento adequado.

Tratamentos do ronco:

Mudanças no estilo de vida: manter um peso saudável, evitar o consumo de álcool e tabaco e dormir de lado.

Dispositivos intranasais: ajudam a manter as vias aéreas abertas.

Aparelhos de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP): fornecem uma pressão constante de ar nas vias aéreas, evitando que elas se fechem durante o sono.

Prevenção do ronco:

  • Beber muita água
  • Manter um peso saudável.
  • Evitar o consumo de álcool e tabaco.
  • Dormir de lado.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2072107/ressonar-pode-esconder-varios-problemas-de-saude-saiba-tudo