sábado, 2 de março de 2024

Brasileiro descobre corpo celeste que pode ser um novo planeta

Patryk falou à Agência Brasil sobre a pesquisa que desenvolveu na Universidade japonesa de Kindai e também sobre o fascínio pela astronomia, que o acompanha desde a infância

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Nem com espaçonave, nem com telescópio. Foi com a matemática que Patryk Sofia Lykawka, um pesquisador brasileiro que há mais de 20 anos vive no Japão, foi até os confins do Sistema Solar e descobriu um corpo celeste com grandes possibilidades de ser um novo planeta.

Patryk falou à Agência Brasil sobre a pesquisa que desenvolveu na Universidade japonesa de Kindai e também sobre o fascínio pela astronomia, que o acompanha desde A infância.

“Desde os primórdios da humanidade, todos temos curiosidade em tentar entender os fenômenos que acontecem ao nosso redor. E também tentar buscar respostas para questões fundamentais, tipo a origem da vida, quando, como e onde a Terra se formou e por ai vai. São várias questões interessantes dentro da astronomia que motivam não só profissionais, mas todo mundo. Todos queremos entender o que está acontecendo ao redor da natureza”, acredita.

O pesquisador contou também que a descoberta teve a ajuda de um colega do Observatório Astronômico Nacional do Japão, Takashi Ito.

Patryk é o responsável pelo estudo que levantou a hipótese de haver um nono planeta no Sistema Solar.

Após a reclassificação de Plutão – que deixou de ser planeta e passou a ser um planeta anão – o Sistema Solar passou a contabilizar apenas oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Além de planetas, existem também outros objetos no sistema solar. Tais como asteroides, cometas, meteoroides e luas.

“Entre as órbitas de Marte e Júpiter existe um cinturão de asteroides, onde se concentra a maioria dos asteroides. Além da órbita de Netuno, existe outro cinturão chamado Cinturão de Kuiper. Nessa região, existem muitos objetos que são chamados de objetos transnetunianos. Um deles é Plutão”, explicou o astrônomo.

Para se ter uma ideia de distâncias deste ainda hipotético planeta dentro do Sistema Solar, é necessário entender que a medição adotada pelos cientistas é a de Unidade Astronômica. Cada unidade dessa corresponde à distância média entre o Sol e a Terra, ou cerca de 150 milhões de quilômetros.

“A distância do Sol até Júpiter é de cerca de cinco unidades astronômicas. A distância até Plutão, praticamente 40 unidades astronômicas. No estudo, analisei algumas populações de objetos transnetunianos, a uma distância superior a 50 unidades astronômicas, em uma região mais distante que eu chamo de Cinturão de Kuiper Distante”, detalha o pesquisador.

Segundo Patrik, ainda não é possível definir um valor fixo para a massa nem para a órbita do possível novo planeta.

A expectativa é de que a confirmação da existência do novo planeta seja feita futuramente pelo Observatório Vera Rubin, que está sendo construído no Chile e contará com a maior câmera digital do mundo. O Vera Rubin deve começar a operar no próximo ano.

FONTEhttps://www.noticiasaominuto.com.br/ultima-hora/2121531/brasileiro-descobre-corpo-celeste-que-pode-ser-um-novo-planeta

Coceira na zona genital não deve ser ignorada; entenda um dos motivos

Talvez seja mais grave do que pensa, como alerta o médico Neel Patel

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - A persistente sensação de coceira na área genital ou a ocorrência de candidíase (uma infecção causada por fungos) nem sempre indicam uma infecção sexualmente transmissível. Como esclarece o médico Neel Patel ao Daily Express, esses sintomas podem ser indicativos de diabetes tipo 2, a forma mais comum da doença, e muitas vezes passam despercebidos.

De acordo com o portal da Diabetes UK, uma organização de caridade para pessoas com diabetes no Reino Unido, a coceira resulta do aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue. "Coceira e dor na área genital podem indicar uma infecção por fungos (...), sendo um sinal de diabetes tipo 2", conforme mencionado.

Patel destaca que é aconselhável procurar um especialista se a coceira ou candidíase estiverem acompanhadas de outros sintomas, como micção frequente, perda de peso inexplicada, sede intensa, fadiga excessiva e a presença de feridas que não cicatrizam.

Lembrando que a diabetes é uma doença crônica "silenciosa", afetando todas as idades e ambos os sexos. Caracteriza-se pelo aumento dos níveis de glicose no sangue, resultando em hiperglicemia. Os sinais de alerta podem passar despercebidos na diabetes tipo 2, a forma mais comum, que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando esta não é utilizada corretamente pelo organismo.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2114676/coceira-na-zona-genital-nao-e-para-ignorar-este-pode-ser-o-motivo

Cascas de cebola: um fertilizante natural e rico em nutrientes

Descubra as vantagens

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Que tal usar as cascas de cebola para deixar suas plantas saudáveis e vistosas? É isso mesmo que você leu!

Para isso, comece colocando as cascas de cebola em um balde médio. Quando o balde estiver cheio, corte as cascas em pequenos pedaços. Depois, coloque as cascas picadas em uma garrafa e adicione um litro de água.

Deixe a mistura repousar por 24 horas. Depois disso, filtre o líquido obtido com um pano de filtro ou uma peneira de cozinha. Pronto! Você já tem um fertilizante natural e rico em nutrientes para regar suas plantas a cada 20 dias.

O portal Informe Brasil informa que essa mistura pode ser utilizada por até duas semanas. Quando não estiver usando, guarde-a na geladeira.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2109504/cascas-de-cebola-um-fertilizante-natural-e-rico-em-nutrientes

Que tal um pão de banana que fica pronto em 30 minutos?

É desta que fica rendido à moda dos 'banana bread'. Aqui tem uma receita da autoria da nutricionista Francisca Oliveira

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Uma fatia de pão de banana cai sempre muito bem. Melhor ainda quando, além de delicioso, é saudável. 

Veja esta sugestão da nutricionista Francisca Oliveira.

Ingredientes:

3 bananas
3 ovos
Fermento
Canela
Extrato de baunilha
180 g de flocos de aveia
250 ml de bebida vegetal
Pepitas de chocolate amargo ou nozes

Modo de preparação:

1- Numa travessa de vidro, comece por esmagar as bananas.
2- Adicione os ovos, os flocos de aveia, o fermento, a canela, o extrato de baunilha e a bebida vegetal. Mexa muito bem.
3- Adicione as pepitas de chocolate ou as nozes. Envolva tudo.
4- Por cima, coloque mais pepitas e rodelas de banana.
5- Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos a 180ºC. 

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2105218/que-tal-um-pao-de-banana-que-fica-pronto-em-30-minutos

VEJA MAIS EM: SENTA AÍ QUE LÁ VEM RECEITA

Justiça de SP dá 30 dias para multinacional Meta mudar nome no Brasil

Multa será de R$ 100 mil em caso de descumprimento

POR AGÊNCIA BRASIL - Por unanimidade, os desembargadores da 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) decidiram que a empresa estadounidense Meta Platforms - dona de plataformas como Facebook, Instagram e WhatsApp - deve mudar de nome no Brasil, no prazo de 30 dias.

O TJSP estabeleceu multa de R$ 100 mil em caso de descumprimento. Ainda cabe recurso. A decisão foi tomada em favor de uma empresa brasileira, a Meta Serviços em Informática, que há quase 20 anos possui o registro e utiliza o nome no país. 

Os desembargadores determinaram ainda que a empresa estrangeira divulgue em seus canais de comunicação que a marca pertence à companhia brasileira, que possui o registro do nome Meta desde 2008, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). 

Antes chamada Facebook, a Meta Platforms mudou de nome em 2021, após a compra de outras redes sociais e aplicativos de mensagem. Desde então, a empresa homônima brasileira vem recebendo inúmeras notificações judiciais, sendo incluída inclusive como parte em dezenas de ações judiciais, indevidamente, alegou a defesa da Meta Serviços na Justiça. 

Os advogados da empresa brasileira alegaram ainda que têm recebido em seu escritório, na Vila Olímpia, em São Paulo (SP), diversas visitas de usuários de redes sociais da empresa estrangeira. 

Em seu voto, o relator do caso, desembargador Eduardo Azuma Nishi, escreveu que as duas empresas atuam no mesmo segmento de serviços em Tecnologia da Informação, “contexto que acarreta a confusão no mercado de atuação”. 

A decisão em prol da empresa brasileira se faz necessária “diante da impossibilidade de coexistência pacífica de ambas as marcas”, escreveu o relator, que deu o direito de uso do nome à quem primeiro o registrou. 

Agência Brasil busca contato com a empresa Meta Platforms para comentar a decisão. 

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2024-03/justica-de-sp-da-30-dias-para-multinacional-meta-mudar-nome-no-brasil

Dia D contra a dengue convoca população a eliminar focos do mosquito

Mobilização é para reforçar ações de prevenção e eliminação dos focos

POR AGÊNCIA BRASILO Ministério da Saúde realiza neste sábado (2), em todo o país, o Dia D de Mobilização contra a Dengue. O objetivo do evento, denominado Brasil unido contra a dengue, é fazer uma ação integrada de mobilização nacional em todas os estados, convocando a sociedade civil, influenciadores digitais, mídia e atores locais para conscientizar a população sobre características da dengue e procedimentos de prevenção.

Com o tema Dez minutos contra a dengue, a mobilização nacional pretende reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito. Segundo o Ministério, a ação terá a participação maciça de agentes de saúde, ministros, governadores, prefeitos e secretários para serem porta-vozes do combate ao mosquito Aedes aegypti. 

Nesta semana, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, se reuniu com os secretários estaduais de Saúde do país para mobilizar os estados em torno da iniciativa e reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito. Durante o encontro, a ministra enfatizou a necessidade da união dos entes da federação para o enfrentamento do surto da doença.

“Este é um momento de atenção não só das autoridades sanitárias, do Ministério da Saúde, mas também de toda a sociedade”, alertou. 

Desde o início do ano, o Brasil registrou 1.038.475 casos prováveis de dengue e 258 mortes confirmadas pela doença. Outros 651 óbitos estão em investigação. O coeficiente de incidência da dengue no país neste momento é de 511,4 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses.

Campanha

governo federal lançou recentemente a campanha Dez minutos contra a dengue. O conteúdo sugere ao cidadão que separe dez minutos por semana para o combate à dengue, já que cerca de 75% dos criadouros estão nos domicílios.

A ideia é que esse tempo é suficiente para garantir que caixas d´água estejam bem fechadas, jogar areia nos vasos de planta, garantir que os sacos de lixo estejam bem amarrados, conferir calhas, evitar pneus em locais descobertos, não acumular sucatas e entulhos e esvaziar garrafas PET, potes e vasos.