quinta-feira, 11 de julho de 2024

Os perigos de segurar um espirro!

De estourar os tímpanos a lesões no diafragma.

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Espirrar acontece quando seu corpo sente algo que não deveria estar no seu nariz. Se bactérias, pólen ou poeira entrarem nas cavidades nasais, é possível sentir cócegas ou desconforto e por isso a sua primeira reação natural é espirrar. Mas, em algumas situações, ficamos tentando segurar um espirro por vergonha, seja porque estamos em um transporte público lotado ou porque estamos conversando. No entanto, você já deve ter ouvido falar que conter um espirro por fazer mal à saúde. E é verdade, há alguns riscos associados.

Mas quais são essas complicações? Clique a seguir para saber dos perigos de suprimir um espirro.

Os perigos de segurar um espirro! - Espirrar acontece quando seu corpo sente algo que não deveria estar no seu nariz. Se bactérias, pólen ou poeira entrarem nas cavidades nasais, é possível sentir cócegas ou desconforto e por isso a sua primeira reação natural é espirrar. Mas, em algumas situações, ficamos tentando segurar um espirro por vergonha, seja porque estamos em um transporte público lotado ou porque estamos conversando. No entanto, você já deve ter ouvido falar que conter um espirro por fazer mal à saúde. E é verdade, há alguns riscos associados.


Mas quais são essas complicações? Clique a seguir para saber dos perigos de suprimir um espirro.

Por que os espirros acontecem?

Espirrar acontece quando seu corpo percebe algo em seu nariz que não deveria estar ali. Geralmente é pólen, poeira, bactérias, sujeira ou fumaça. 


Espirrar evita que você fique doente ou ferido pelas coisas que entram em seu nariz.


- Quando partículas estranhas entram no nariz, elas podem interagir com os minúsculos pelos e a pele delicada que revestem a passagem nasal.


Sinais elétricos Quando o revestimento do nariz experimenta uma substância estranha, ele envia um sinal elétrico ao cérebro, dizendo-lhe para limpar o nariz.

Preparação Quando o cérebro diz ao corpo que é hora de espirrar, o corpo se prepara para a contração em apenas alguns segundos. A língua se move para o céu da boca, os músculos se contraem e os olhos são fechados à força.

Atchim! Espirrar força a saída de água, muco e ar do nariz em até 160 km/h. A ejeção dura apenas 150 milissegundos!

Restauração Em 2012, pesquisadores da Universidade da Pensilvânia descobriram que espirrar "reinicia/restaura" os cílios, as células que revestem o tecido dentro do nariz.

Problemas nasais Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia descobriram que espirrar não tem o mesmo efeito de "restauração" em pessoas com sinusite ou outros problemas nasais crônicos.

O poder de um espirro Quando você espirra, seu corpo produz pressão no sistema respiratório, que inclui seios da face, cavidade nasal, garganta e pulmões.

Em um estudo de 2016, os cientistas mediram um nível de pressão de 1 libra-força por polegada quadrada (1 psi ou 6.894,76 Pa) na traqueia de uma mulher ao espirrar.

Os perigos de segurar um espirro -Locais lotados ou situações onde espirrar parecem inoportunos podem nos fazer segurar ou suprimir o espirro. Mas isso pode ser prejudicial à saúde.

Pressão intensa Suprimir um espirro pode aumentar a pressão no sistema respiratório para níveis cinco a 24 vezes maiores do que os causados ​​pelo próprio espirro. Essa pressão elevada pode potencialmente levar a vários ferimentos.


Ruptura dos tímpanos Quando você mantém a alta pressão que se acumula no sistema respiratório antes de espirrar, parte do ar é enviada para os ouvidos.

A pressão nos ouvidos pode causar a ruptura do(s) tímpano(s) e causar perda auditiva. A maioria dos tímpanos rompidos cicatriza sem tratamento, embora em alguns casos seja necessária cirurgia.


Infecção do ouvido médio - Ao conter um espirro, o redirecionamento do ar das passagens nasais para os ouvidos pode transportar bactérias para o ouvido médio, causando uma infecção.

As infecções do ouvido médio são dolorosas. Frequentemente, são necessários antibióticos para tratá-las, mas elas podem desaparecer sem tratamento.

Vasos sanguíneos danificados Embora raro, o aumento da pressão causado pela supressão de um espirro pode danificar os vasos sanguíneos dos olhos, nariz ou tímpanos.


Lesão do diafragma Embora as lesões do diafragma sejam raras, houve casos de ar pressurizado que ficou preso no diafragma e causou o colapso dos pulmões em pessoas que tentavam suprimir os espirros.

-Um colapso pulmonar causado por espirros suprimidos é uma lesão com risco de vida que requer hospitalização imediata.


Aneurisma cerebral A pressão de segurar um espirro pode até levar a um aneurisma cerebral. Esta é uma lesão com risco de vida que pode causar sangramento no cérebro.


Danos na garganta Embora raro, há pelo menos um caso de uma pessoa que teve ruptura no fundo da garganta ao conter um espirro. Esta é uma lesão grave que exigiu atenção médica imediata.


Costelas quebradas Segurar um espirro pode fazer com que o ar em alta pressão seja forçado para dentro dos pulmões e quebrar uma costela.


Segurar um espirro pode causar ataque cardíaco? -Espirrar pode afetar temporariamente a frequência cardíaca, mas não deve fazer com que o coração pare.


Você pode morrer segurando um espirro? Embora não tenha havido relatos de pessoas que morreram diretamente por segurarem espirros, algumas lesões causadas pela supressão deles, como ruptura de aneurismas cerebrais e colapso dos pulmões, podem ser fatais.


Como evitar um espirro sem segurá-lo -

Se você sentir um espirro chegando e quiser pará-lo, assoar o nariz, tratar alergias e evitar olhar diretamente para as luzes pode evitar espirros. 


Como tratar espirros Algumas pessoas são mais sensíveis às substâncias transportadas pelo ar e espirram mais do que outras. Uma maneira de evitar os espirros, sem precisar segurá-los, é fugir de coisas (pó, por exemplo) que fazem você espirrar.


Deixe seu corpo espirrar quando precisar Na maioria dos casos, conter o espirro não fará muito mais do que causar dor de cabeça ou estourar os tímpanos. No entanto, em alguns, pode danificar gravemente o seu corpo. O melhor mesmo é deixar seu corpo espirrar quando precisar.


FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2172773/os-perigos-de-segurar-um-espirro


Fontes: (Healthline) (The Sun)

Dermatologista explica o que são e como lidar com as cicatrizes na pele

Veja algumas dicas do Dr. José Roberto Fraga Filho, dermatologista membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Uma queixa bastante frequente nos consultórios médicos, em especial nos dermatológicos, são pessoas querendo melhorar o aspecto de suas cicatrizes, estas podendo ser traumáticas, por um procedimento cirúrgico ou mesmo como sequela de um processo inflamatório, como exemplo mais comum as cicatrizes deixadas por crises de acne severas ou mau tratadas e ulceras varicosas.

Segundo o Dr. José Roberto Fraga Filho, dermatologista membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Diretor Clínico do Instituto Fraga de Dermatologia, atualmente temos um arsenal enorme de produtos e procedimentos que visam deixar as cicatrizes melhores, porém vários cuidados simples são primordiais para um resultado positivo.

A cicatriz pode ser mais aparente ou menos aparente, e isso vai depender dos cuidados que você dará ao ferimento para evitar que deixe uma cicatriz inestética, como:

·        Limpeza adequada com água ou soro fisiológico

·        Desinfecção com antissépticos suaves

·        Usar creme cicatrizante

·        Manter o ferimento fechado com um curativo

·        Evitar sol

·        Evitar coçar a lesão

“A cicatriz profunda é um grande desafio, pois as chances de infecção são maiores e, portanto, a chance de uma cicatriz inestética é maior, visto isso os cuidados acima são primordiais, porem nesses casos há a necessidade de um acompanhamento médico pois algumas estratégias como uso de curativos específicos, cremes e antibióticos podem ser necessários”, destaca o médico dermatologista.

Para tratamento estético das cicatrizes, o Dr. José Roberto Fraga Filho destaca que existe um arsenal enorme de procedimentos, desde os mais simples como o uso de placas de silicone fazendo pressão a uso de ácidos específicos a nível domiciliar. Já nos consultórios médicos é possível fazer peelings, infiltração de corticoides (em cicatrizes hipertróficas e queloides), microagulhamento e lasers como os, CO2 fracionado, Erbium e Nd Yag, sendo estes o que conseguem melhores resultados.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2166574/dermatologista-explica-o-que-sao-e-como-lidar-com-as-cicatrizes-na-pele

Veja como fica lista de medicamentos ofertados pelo Farmácia Popular

Remédios incluídos são para colesterol, Parkinson, glaucoma e rinite

POR AGÊNCIA BRASIL - A partir desta semana, mais dez medicamentos passam a ser distribuídos de forma gratuita pelo programa Farmácia Popular. A lista inclui remédios para tratar colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite. Até então, somente medicações contra diabetes, hipertensão, asma e osteoporose, além de anticoncepcionais, podiam ser retiradas de graça em unidades credenciadas.

Com a atualização anunciada esta semana, 39 dos 41 itens ofertados pelo Farmácia Popular passam a ser distribuídos gratuitamente. Para os demais medicamentos e insumos disponibilizados pelo programa, o Ministério da Saúde já arcava com até 90% do valor de referência e o cidadão pagava o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia.

Confira a lista completa abaixo, conforme indicação médica:

Asma

- brometo de ipratrópio 0,02mg
- brometo de ipratrópio 0,25mg
- dipropionato de beclometasona 200mcg
- dipropionato de beclometasona 250mcg
- dipropionato de beclometasona 50mcg
- sulfato de salbutamol 100mcg
- sulfato de salbutamol 5mg

Diabetes

- cloridrato de metformina 500mg
- cloridrato de metformina 500mg - ação prolongada
- cloridrato de metformina 850mg
- glibenclamida 5mg
- insulina humana regular 100ui/ml
- insulina humana 100ui/ml

Hipertensão

- atenolol 25mg
- besilato de anlodipino 5 mg
- captopril 25mg
- cloridrato de propranolol 40mg
- hidroclorotiazida 25mg
- losartana potássica 50mg
- maleato de enalapril 10mg
- espironolactona 25 mg
- furosemida 40 mg
- succinato de metoprolol 25 mg

Anticoncepcionais

- acetato de medroxiprogesterona 150mg
- etinilestradiol 0,03mg + levonorgestrel 0,15mg
- noretisterona 0,35mg
- valerato de estradiol 5mg + enantato de noretisterona 50mg

Osteoporose

- alendronato de sódio 70mg

Dislipidemia

- sinvastatina 10mg
- sinvastatina 20mg
- sinvastatina 40mg

Doença de Parkinson

- carbidopa 25mg + levodopa 250mg
- cloridrato de benserazida 25mg + levodopa 100mg

Glaucoma

- maleato de timolol 2,5mg
- maleato de timolol 5mg

Rinite

- budesonida 32mcg
- budesonida 50mcg
- dipropionato de beclometasona 50mcg/dose

Dignidade menstrual

- absorvente higiênico (para pessoas em situação de vulnerabilidade e estudantes da rede pública)

Copagamento

De acordo com a lista atualizada do programa, os seguintes itens do Farmácia Popular permanecem na modalidade de copagamento, onde o ministério arca com até 90% do valor de referência e o cidadão paga o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia:

- dapagliflozina 10 mg (indicado para o tratamento de diabetes associada a doença cardiovascular)

- fralda geriátrica (quadros de incontinência)

O programa

Criado em 2004 com o objetivo de disponibilizar medicamentos e insumos de saúde, o Farmácia Popular, segundo dados do governo federal, está presente em 85% dos municípios brasileiros – cerca de 4,7 mil cidades – e conta com uma lista de mais de 31 mil estabelecimentos credenciados em todo o país, com capacidade para atender 96% da população brasileira.

A expectativa do Ministério da Saúde é universalizar o programa, cobrindo 93% do território nacional. Segundo a pasta, foram credenciadas 536 novas farmácias em 380 municípios de referência do Programa Mais Médicos, com 352 cidades do Norte e Nordeste recebendo a primeira unidade cadastrada.

“Para alcançar a meta, o credenciamento de novas farmácias e drogarias foi aberto em 811 cidades de todas as regiões do país, com prioridade para os municípios que participam do Mais Médicos – uma estratégia que visa a diminuição dos vazios assistenciais”, informou o ministério.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2024-07/veja-como-fica-lista-de-medicamentos-ofertados-pelo-farmacia-popular