segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Câncer de próstata: mitos e verdades que você precisa saber

No mês de conscientização sobre a doença, urologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz esclarece as principais dúvidas e orienta sobre a importância do diagnóstico precoce

POR NOTÍCIAS AO MINUTOcâncer de próstata é o segundo tipo mais comum no país, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Em 2020, quase 16 mil brasileiros morreram com a doença e, de acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), são estimados 71.730 novos casos da doença no país para o triênio de 2023 a 2025.

O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura, que podem chegar a 90%, segundo o Inca. Por isso, criou-se o Novembro Azul, uma campanha que visa alertar a população sobre a necessidade de realizar exames periódicos e cuidar da saúde de forma integral.

No entanto, há muitas dúvidas, medos e preconceitos em relação ao câncer de próstata e aos seus métodos de detecção. Pensando nisso, o Dr. Carlo Passerotti, coordenador do Centro Especializado em Urologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, esclarece quais são os mitos e verdades sobre o assunto:

1. O câncer de próstata é uma doença exclusiva entre homens idosos.

Mito

O câncer de próstata pode ocorrer em homens de qualquer idade, mas é mais frequente a partir dos 50 anos, podendo ocorrer até mesmo antes dos 40 anos. Aproximadamente 62% dos casos são diagnosticados em pacientes acima dos 65 anos, portanto a vigilância deve começar mais cedo. Além disso, fatores como familiares e obesidade podem aumentar o risco da doença.

2. Minha família não tem antecedentes de câncer de próstata, portanto minhas probabilidades de desenvolver essa doença são muito baixas.

SAIBA MAIS EM...

Pulgas em casa? Veja os principais sinais de infestação

Esteja atento!

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Dias frios e escuros forçam insetos a se esconderem em lugares quentes e confortáveis, ou seja, dentro das casas. E, claro, infelizmente, as temidas pulgas estão incluídas nessa lista.

Cães e gatos devem receber tratamentos preventivos contra pulgas a cada quatro semanas, mas mesmo com essa proteção, elas podem entrar em casa, explica a Frontline, citada no Huffpost, agregador de blogs.

Por isso, o mesmo site reuniu alguns dos sinais mais comuns de uma infestação de pulgas, para que você possa identificá-las e resolver o problema rapidamente.

Sinais de que você tem pulgas em casa:

- Encontrou manchas vermelhas (e inchadas) na pele e está coçando;
- Sentiu que seu animal de estimação está se coçando excessivamente;
- Descobriu manchas escuras e difíceis de identificar nos tapetes;
- Seu animal de estimação não dorme na cama;
- Tem frequentemente salpicos vermelhos na roupa de cama;
- Seu animal de estimação tem falhas na pelagem;
- Encontrou pequenos ovos brancos espalhados pela casa.

FONTEhttps://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2081393/pulgas-em-casa-veja-os-principais-sinais-de-infestacao

O truque que vai facilitar o desentupimento de canos

Veja como é simples.

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Às vezes, a gente precisa recorrer ao desentupidor para desentupir um cano que não está escoando bem a água. Se esse é o seu método de solucionar a situação, temos uma dica que vai ajudá-lo.

Segundo o site House Digest, basta colocar um pouco de vaselina na ponta do desentupidor. Isso vai aumentar a sucção e fazer com que você precise de menos tempo para desentupir o cano.

Você pode espalhar a vaselina diretamente com o dedo, usar uma luva ou um cotonete. A vaselina vai aderir melhor à superfície e fazer a pressão da melhor forma.

No final, use um pouco de papel ou álcool para limpar tanto a superfície quanto o desentupidor. 

FONTE:https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2083208/o-truque-que-vai-facilitar-o-desentupimento-de-canos

Mais de 16 milhões de brasileiros têm diabetes e desconhecem diagnóstico

O diabetes, que mata 1,5 milhão de pessoas por ano no planeta, já é uma das dez principais causas de mortes por doenças no mundo

POR NOTÍCIAS AO MINUTOdiabetes é uma doença crônica, silenciosa e progressiva que acomete mais de 16 milhões de brasileiros. Somos o quinto país com mais incidência de diabetes no mundo (atrás dos Estados Unidos, China, Paquistão e Índia), segundo dados do Atlas do Diabetes da Federação Internacional, que revela que este número pode chegar a 21,5 milhões de pessoas em 2030. Já quando se trata da população mundial, estima-se 537 milhões (1 em 10), sendo que muitas pessoas podem ter a doença sem saber. Esse total pode chegar a 643 milhões em 2030 e 783 milhões em 2045.

O número de casos de diabetes praticamente dobrará em pouco menos de três décadas. É o que revelam novas estimativas publicadas na revista científica The Lancet, no fim de junho deste ano. Segundo a publicação, o mundo deverá ter 1,3 bilhão de pessoas com a doença em 2050. O diabetes, que mata 1,5 milhão de pessoas por ano no planeta, já é uma das dez principais causas de mortes por doenças no mundo. De acordo com a estimativa, em 2045 três em cada quatro casos de diabetes ocorrerão em países de baixa e média renda, o que representa um desafio para os sistemas de saúde.

Segundo o Dr. Ricardo Cohen, coordenador do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e presidente eleito da Federação Internacional de Cirurgia da Obesidade e Distúrbios Metabólicos (IFSO), a obesidade é um dos principais fatores de risco para se desenvolver o diabetes tipo 2.

“Além da obesidade, o fator genético é importante. Essas situações, associadas a estilo de vida inadequado contribuem para o aparecimento e progressão da doença. Ao ser diagnosticado com diabetes, junto com o tratamento, o indivíduo precisa fazer algumas adaptações na rotina, especialmente no que diz respeito à alimentação e à prática de exercícios físicos”, esclarece Dr. Cohen.

Diabetes tipo 2 e obesidade em jovens

Continue Lendo em...

Por que meninas estão menstruando cada vez mais cedo

A menarca é um processo natural e deve ser encarado como parte da vida da criança, que começa a entrar na adolescência. Quando isso acontece precocemente, a criança muitas vezes ainda não está preparada psicologicamente para a menstruação

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - FOLHAPRESS) - Bárbara Winter tinha 7 anos e estava brincando na casa da avó quando menstruou pela primeira vez. Ela lembra de achar que "estava morrendo".

Ninguém havia explicado para ela o que estava acontecendo e como seu corpo mudaria daí em diante. Em 2004 não havia TikTok, Instagram e o acesso à internet era restrito. Suas amigas e seus parentes nunca tinham falado do assunto.

"Fui correndo na vizinha e ergui a saia na frente de todo mundo gritando que estava morrendo. Minha avó e minha mãe me explicaram que eu estava menstruada, e disseram que eu não devia ficar contando para todo mundo na escola."

A jovem chegou a ir em um endocrinologista e descobriu que de fato havia entrado em puberdade precoce, pois já apresentava características como aumento de seio e pelos pubianos antes dos sete anos. O tratamento para atrasar a menarca (primeira menstruação) começaria em maio de 2005, mas o sangramento chegou mais cedo, em dezembro de 2004, impossibilitando o início do tratamento com medicações que bloqueiam temporariamente os hormônios envolvidos no desenvolvimento puberal.

Segundo a endocrinologista pediátrica Ludmila Pedrosa, a primeira menstruação deve ocorrer a partir dos 10 ou 11 anos, e os primeiros sinais de puberdade aos 8 ou 9 -inicialmente com o surgimento do broto mamário. Antes disso, é considerado precoce.

Um estudo realizado na JAMA Pediatrics entre 1977 e 2013 confirma que, em dezenas de países, a idade da puberdade em meninas diminuiu cerca de três meses por década desde 1970.

Sonir Roberto Rauber Antonini, professor da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto e presidente do Departamento de Endocrinologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) explica que no começo do século 19 a menstruação era entre 14 e 17 anos de idade. Na primeira metade do século 20, caiu por perto dos 14 anos de idade. Em 1950, chegou a 12 e 13 anos.

De acordo com uma publicação do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente da Fiocruz, em cerca de 90% dos casos a puberdade precoce é um distúrbio sem causa definida. Entretanto, já se sabe que alguns fatores podem interferir para que isso aconteça.

Segundo a mesma pesquisa da JAMA Pediatrics, a obesidade é um fator importante, embora não explique totalmente a mudança.

Fatores como estresse, ambientes domésticos abusivos e maior exposição a produtos químicos com disruptores endócrinos também são hipóteses.

"O que definitivamente se sabe é que o excesso de peso adianta a puberdade sim. Uma das razões é que o tecido adiposo, a gordura, produz um hormônio chamado leptina, que atua no Sistema Nervoso Central e estimula o hipotálamo a começar a puberdade mais cedo", afirma Antonini.

Quais são os riscos de uma menstruação antes da hora?

CONTINUE LENDO...

Gabarito e cadernos de questões do Enem serão divulgados nesta terça

Dados estarão no portal do Inep a partir das 19h

POR AGÊNCIA BRASIL - O gabarito oficial e os cadernos de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão disponibilizados às 19h de amanhã (14). Os dados estarão no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O edital do Enem previa a divulgação dos gabaritos até o dia 24 de novembro, mas o ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Instituto, Manuel Palacios, anunciaram a nova data no último dia de aplicação das provas, ontem (12).

O prazo para solicitar a reaplicação do Enem começou nesta segunda-feira (13) e vai até sexta (17), na Página do Participante. As pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como prevê o edital, podem pedir para fazer as provas nos dias 12 e 13 de dezembro. Isso também vale para as pessoas que foram alocadas em locais de prova com distância superior a 30 quilômetros da residência informada na inscrição.

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é considerado a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Os resultados também são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2023-11/gabarito-e-cadernos-de-questoes-do-enem-serao-divulgados-nesta-terca