quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Provas do Enade serão aplicadas a mais 551 mil estudantes no domingo

EDUCAÇÃO
O preenchimento é obrigatório. Aqueles que não responderem podem ficar impedidos de colar grau e de receber o diploma

Agência Brasil

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2015 será aplicado em todos os estados no domingo (22). Mais de 551 mil estudantes de educação superior, matriculados em 1.760 instituições, farão o exame, que terá quatro horas de duração.
As provas terão início às 13h, horário de Brasília. Os participantes devem chegar com antecedência aos locais de aplicação. Os portões serão abertos ao meio-dia. O objetivo do exame é avaliar o conhecimento dos estudantes dos cursos de graduação sobre o conteúdo programático, suas habilidades e competências.
Provas do Enade serão aplicadas a mais 551 mil estudantes no domingo
(Foto: EBC)
O Enade é obrigatório. O estudante que não comparecer ao exame ou deixar o local de prova antes de uma hora após o início das provas ficará em situação irregular. O participante terá permissão para deixar a sala com o caderno de questões somente três horas após o início do exame.
A consulta ao local de prova e o preenchimento do Questionário do Estudante devem ser feitos na página do Enade na internet. Até o dia das provas, fica aberto o período para resposta ao questionário, um instrumento de coleta de informações destinado a subsidiar a construção do perfil socioeconômico dos participantes.
O preenchimento é obrigatório. Aqueles que não responderem podem ficar impedidos de colar grau e de receber o diploma, mesmo que façam o exame. O acesso é feito pelo número do CPF, pelo nome do candidato ou pelo curso.
A avaliação será para estudantes de bacharelado que devem ter expectativa de finalizar a graduação até julho de 2016, e de cursos de tecnólogo, com término até dezembro deste ano.
Os formandos de bacharelado precisam ter concluído mais de 80% da carga horária mínima do currículo até o fim do período de inscrição. Aqueles que fazem cursos superiores de tecnologia devem ter cumprido mais de 75% da carga horária mínima do currículo até o fim do período de inscrição. 
A divulgação do boletim de desempenho dos participantes do exame está prevista para o segundo semestre do próximo ano.

FONTE: Correio 24 Horas

Dia Nacional da Consciência Negra


Zumbi
Zumbi dos Palmares
Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de Novembro em todo o país. A data homenageia o Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de Novembro de 1695.

No dia da Consciência Negra o objetivo é fazer uma reflexão sobre o relevo da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira. Sociologia, política, religião e gastronomia entre várias outras áreas, foram profundamente influenciadas pelas culturas negra e africanas. É dia de comemorar e mostrar profundo apreço pela cultura afro-brasileira.

Origem do Dia Nacional da Consciência Negra

Dia da Consciência Negra foi estabelecido pelo projeto Lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, apenas em 2011 a presidente Dilma Roussef sancionou a Lei 12.519/2011 que cria a data, sem obrigatoriedade de feriado.

História de Zumbi

No período do Brasil colonial, Zumbi simbolizou a luta do negro contra a escravidão que sofriam os brasileiros de raça negra. Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo.
Os quilombos, liderados por Zumbi, formavam a resistência ao sistema escravista que vigorava, e eram o principal motor responsável pela preservação da cultura africana no Brasil.
Zumbi lutou até a morte contra a escravidão, que só viria em 1888, com a abolição oficial da escravatura no Brasil, cerca de 193 anos após sua morte.

Municípios Onde o Dia Nacional da Consciência Negra é Feriado

780 municípios brasileiros consideraram feriado o Dia Nacional da Consciência Negra:
  • Alagoas - Todos os municípios, Lei Estadual Nº 5.724/95
  • Amazonas - Todos os municípios, Lei nº 84/2010
  • Amapá - Todos os municípios, Lei Estadual Nº 1169/2007
  • Bahia - 3 municípios
  • Espírito Santo - 2 municípios
  • Goiás - 4 municípios
  • Maranhão - 1 município
  • Minas Gerais - 11 municípios
  • Mato Grosso do Sul - 1 município (Corumbá)
  • Mato Grosso - Todos os municípios, Lei Estadual Nº 7879/2002
  • Paraná - 3 municípios
  • Rio de Janeiro - Todos os municípios, Lei Estadual Nº 4007/2002
  • Rio Grande do Sul - Todos os municípios - facultativo, Lei Estadual nº 8.352
  • São Paulo - 104 municípios
  • Tocantins - 1 município (Porto Nacional)

FONTE:
http://www.calendarr.com/brasil/dia-nacional-da-consciencia-negra/


Saiba quais cidades vão ter feriado no Dia da Consciência Negra em 2015


Não há fronteiras, ninguém está separado de ninguém mais

Não há fronteiras, ninguém está separado de ninguém mais

by José Batista de Carvalho
Não há fronteiras universo naturalBuda diz que essa ideia do eu é um mal-entendido.
Você é, mas não é um eu.
Você é, mas não está separado do Universo.
A separação é a ideia básica de conceito do eu; se estou separado de você, então eu tenho um eu; se você está separado de mim, então você tem um eu.
Mas Buda diz que a existência é uma só.
Não há fronteiras, ninguém está separado de ninguém mais.
Vivemos num oceano de consciência, somos uma só consciência, iludidos pelas fronteiras do corpo, iludidos pelas fronteiras da mente.
E por causa do corpo e da mente e da identificação com o corpo e com a mente, achamos que estamos separados, achamos que somos “eus”.
É assim que criamos o ego.
É como… Você vê a Índia no mapa, mas na própria terra não existe a Índia; apenas nos mapas dos políticos. No mapa você vê o continente Americano, o Africano como coisas separadas, mas no fundo, sob o oceano, a terra é uma só. Todos os continentes estão unidos, eles são uma só terra.
Estamos separados apenas na superfície. Quanto mais fundo formos, mais a separação desaparece. Quando chegamos a essência do nosso ser, subitamente ele é universal, e não existe o eu nele, nenhuma alma separada.”
Osho
FONTE: https://universonatural.wordpress.com/2015/11/18/nao-ha-fronteiras-ninguem-esta-separado-de-ninguem-mais/