sábado, 30 de janeiro de 2016

Receitas e Dicas Para o Nariz Sangrando

O sangramento no nariz é algo comum para algumas pessoas. Em linguagem médica, o nome desse problema é epistaxe. As causas são diversas, podendo estar relacionadas a lesões locais, uso de medicamentos e algumas doenças. Com o tempo mais seco e quente, também é comum que ocorra o ressecamento na mucosa nasal, levando ao sangramento.
Estima-se que 60% da população mundial terá sangramentos no nariz pelo menos uma vez na vida. Em 90% dos casos, a parte anterior da narina, mais perto da parte externa do nariz, sangra. Somente em 10% dos casos o sangramento acontece na parte posterior, o que é considerado um pouco mais grave.
Quem já teve que lidar com o nariz sangrando, por qualquer motivo, certamente ouviu a recomendação: incline a cabeça para trás. Mas será que essa é a melhor forma de controlar o sangramento?

O que fazer para controlar o sangramento?

A orientação de que o melhor a fazer é inclinar a cabeça para trás não é correta. A inclinação até pode evitar que o sangramento persista, mas há o risco de que o sangue vá para o estômago ou se aloje nas vias aéreas. Deitar também não é o mais indicado, pelos mesmos motivos da inclinação para trás. Por causa disso, o ideal é manter a cabeça inclinada levemente para frente e não para trás.
O procedimento mais adequado é o seguinte:
  1. Use o polegar e o indicador para fazer uma pinça;
  2. Pressione a parte mais elástica do nariz com os dedos;
  3. Mantenha a pressão, respirando pela boca, durante 15 minutos;
  4. Enquanto isso, fique sentado com a cabeça inclinada para frente.
Sangramento no nariz
Veja o jeito certo de parar o sangramento no nariz!
Caso o sangramento persista após 15 minutos de pressão, isso significa que o local de origem pode ser a parte posterior do nariz. Quando isso acontece, o ideal é procurar o auxílio médico. A aplicação de vasoconstritores ou cauterização na região pode ajudar a controlar o sangramento. O especialista também poderá indicar o uso de uma esponja no interior da narina durante alguns dias.

Dicas Naturais

A vitamina K é responsável pela coagulação do sangue. Por isso, pessoas que já tiveram episódios de sangramento no nariz devem se preocupar ainda mais em manter os níveis adequados desse nutriente. As folhas como coloração verde-escura, como o brócolis e o espinafre, são fonte da vitamina, assim como outros vegetais. Outra orientação importante com relação à alimentação é reduzir a quantidade de sal consumida diariamente. Além de prevenir os sangramentos, essas medidas também colaboram para uma boa saúde!
FONTE: RECEITA NATURAL