quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Mitos e Verdades Sobre o Chá de Canela na Gravidez

Chá de Canela
O chá de canela é indicado para diversos problemas de saúde, além de ajudar no emagrecimento. Por ser termogênica, a receita é excelente para acelerar o metabolismo e, com isso, aumentar o gasto calórico. As substâncias contidas na especiaria também regulam a produção de insulina porque evita os picos glicêmicos. Assim, o consumo da canela pode evitar o diabetes do tipo 2 e combater o acúmulo de gordura causado pela produção aumentada do hormônio insulina.
Além disso, o chá feito com a canela:
  • melhora a digestão;
  • tem efeito antibiótico;
  • combate os radicais livres;
  • regula os níveis do mau colesterol;
  • atenua os sintomas da gripe e do resfriado.
Uso do Chá de Canela Durante a Gestação
Por tudo isso, muita gente quer fazer uso do chá de canela, mas existe uma contraindicação: a receita deve ser evitada na gravidez. A explicação para essa ressalva está nos possíveis efeitos abortivos do chá. O mesmo efeito termogênico responsável pelo emagrecimento também pode elevar a pressão arterial. Como as gestantes tendem à hipertensão, o uso da canela pode agravar o problema e elevar o risco de aborto.
Além disso, o consumo do chá feito com a canela também pode provocar contrações uterinas e hemorragias. Por isso, as chances de um aborto são maiores quando a especiaria é utilizada.
De acordo com um estudo publicado no American Journal of Epidemiology os filhos de mulheres que consumiram canela durante a gravidez têm mais chances de apresentar problemas como déficit de atenção, comportamento agressivo e hiperatividade. Para Jonathan Seckl, professor da Universidade de Edimburgo, o resultado da pesquisa mostra que a canela consumida na gestação afeta o sistema neurológico da criança, muito provavelmente porque os hormônios do estresse da mãe são passados para o bebê.
Outros estudos precisam ser conduzidos para explicar melhor essa relação. No entanto, o resultado mostra mais um risco no uso do chá de canela.