quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Conta de água no Ceará pode ser paga com Pix; veja como

A Cagece explicou que o novo sistema será oferecido a todos os clientes, tanto em faturas primárias, quanto em segundas vias.

POR G1 CEA conta de água no Ceará pode agora ser paga com Pix. A novidade vai constar nas faturas emitidas a partir de dezembro. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) vai começar a emitir as contas impressas e digitais com QR Code, localizado no canto superior direito da conta, possibilitando o pagamento via smartphone.

A Cagece explicou que o novo sistema será oferecido às diferentes categorias de clientes atendidos, tanto em faturas primárias, quanto em segundas vias. Nos casos em que o código não esteja disponível na fatura primária, basta o cliente gerar segunda via no aplicativo ou no site da companhia.

A companhia orientou ainda que os clientes priorizem o pagamento das faturas via QR Code, pois esse sistema de transferências é uma opção em que o pagamento é compensado de forma instantânea, mais rápido que o tradicional código de barras. Além disso, a utilização do QR Code para pagamento trará uma maior comodidade de leitura, navegabilidade nos aplicativos, além de ser um sistema adaptado a todas as plataformas.

“O pix é uma forma prática e moderna de efetuar pagamentos e agora está sendo disponibilizado nas faturas de água e esgoto da companhia. A implantação do pix também permite uma eficiente gestão dos recursos públicos, já que haverá uma grande economicidade no custo operacional de arrecadação para a Cagece”, comentou Márcia Leite, coordenadora de tesouraria, da Gerência Financeira da empresa.

Os pagamentos poderão ser realizados por quaisquer instituições financeiras bancárias ou aplicativos de pagamento e tudo será centralizado no banco arrecadador da Cagece, hoje o Citibank, que possui a chave PIX da movimentação.

Para o superintendente comercial da Cagece, Agostinho Moreira, a possibilidade de pagamento via Pix é uma comodidade que a companhia passa a oferecer aos clientes. “Além de poder efetuar o pagamento da conta da Cagece diretamente pelo aplicativo de seu banco, sem necessidade de se deslocar a uma agência lotérica ou bancária, as transações realizadas por Pix, têm como característica agilidade na troca de informações”, disse.

A Cagece reforçou a importância de conferir a tela de revisão do pagamento nos aplicativos das instituições bancárias. O pix é destinado à “Companhia de Água e Esgoto do Ceará” e o usuário também pode conferir o valor e o nome do titular. A companhia orientou que as faturas emitidas sem o QR Code devem ser pagas pelo código de barras. Além disso, a companhia não envia o QR Code separado da fatura em nenhuma hipótese.

FONTEhttps://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2023/12/26/conta-de-agua-no-ceara-pode-ser-paga-com-pix-veja-como.ghtml

Confira o valor do IPVA de 2024 do seu veículo

Pagamento do imposto no Ceará pode ser feito de uma única vez com desconto, ou parcelado em cinco vezes.

POR G1 CEO Imposto sobre Propriedade de Veículos (IPVA), cobrado de todos os veículos automotivos, terá desconto de até 10%, podendo ser pago em cota única com redução no valor ou parcelado em cinco vezes

A tabela com o valor do imposto de todos os veículos está disponível no Diário Oficial do Estado para consulta.

Quem escolher pagar em cota única deve fazer o pagamento até 31 de janeiro e garante 5% de desconto. Os outros 5% de desconto são para os participantes do programa Sua Nota Tem Valor.

Já quem vai pagar o IPVA parcelado deve ficar atento ao vencimento dos boletos, nas seguintes datas:

Calendário de pagamento do IPVA no Ceará em 2024

ParcelaData de pagamento
Cota única31 de janeiro
1ª parcela8 de fevereiro
2ª parcela8 de março
3ª parcela8 de abril
4ª parcela8 de maio
5ª parcela10 de junho


Redução do imposto e isenção

A redução média do imposto será de 4,59% em relação ao ano anterior, para quem mantém o mesmo veículo.

Pessoas com deficiência têm direito à isenção do imposto, assim como proprietários de máquinas agrícolas, táxi, ônibus de transporte urbano, metropolitano e intermunicipal, micro-ônibus, vans, topics, além de veículos com mais de 15 anos de fabricação.

Para realizar o cálculo do IPVA 2024, a Sefaz toma como base o levantamento anual feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que monitora os preços médios de mercado dos veículos e do Sindivel (Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores do Ceará).

FONTEhttps://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2023/12/28/confira-o-valor-do-ipva-de-2024-do-seu-veiculo.ghtml

As nove coisas que deve evitar fazer quando descongela carne

Cuidado que pode trazer problemas para a sua saúde...

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Descongelar carne pode ser mais complicado do que pensa. Acha que é apenas tirar do congelador, esperar umas horas e depois cozinhá-la? Na prática pode ser isso que faz, mas cuidado que existem erros que podem ser prejudiciais para a saúde.

A revista Sportlife destaca alguns descuidos que está cometendo quando retira carne do congelador. Veja se os faz e evite-os.

1- Deixar a carne à temperatura ambiente durante muito tempo

Não deixe a carne a temperaturas entre os 4ºC e os 60ºC durante mais de duas horas. Pode levar ao aparecimento de bactérias.

2- Descongelar em água quente ou no micro-ondas sem estar por perto

Pode tornar o descongelamento algo irregular.

3- Descongelar com a torneira da água corrente

Pode aumentar a temperatura em zonas específicas.

4- Deixar a carne na bancada da cozinha toda a noite

A carne acaba por ficar a uma temperatura 'perigosa'.

5- Não utilizar os recipientes adequados

Deve ter atenção para evitar uma contaminação cruzada.

6- Descongelar e voltar a congelar

Depois de descongelar, deve cozinhá-la antes de voltar a congelar de novo.

7- Não seguir as indicações da embalagem

É importante que o faça para garantir a segurança do produto que irá consumir.

8- Não planejar com antecedência

Deve ser feito para evitar usar um processo rápido de descongelamento.

9- Não usar um termômetro de alimentos

É uma das formas de garantir que a carne está cozida na perfeição.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2078228/as-nove-coisas-que-deve-evitar-fazer-quando-descongela-carne

A bebida comum que pode fortalecer a sua memória

O cérebro e a capacidade cognitiva vão sair beneficiados. É uma sugestão que tem sido pouco consensual, mas a verdade é que pode trazer vantagens.

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Já faz tempo que você não toma um copo de leite? Pode até optar por alguns derivados, mas a verdade é que o leite traz benefícios ao seu organismo. Por exemplo, pode ajudar a fortalecer a memória.

A Science Daily revelou que existe um antioxidante no cérebro, chamado glutationa, que é potenciado pelo consumo regular de leite. Esse antioxidante é benéfico para a saúde cerebral e para a memória.

Um estudo da Universidade de Kansas, nos Estados Unidos, mostrou que beber três xícaras de leite por dia pode aumentar a quantidade de glutationa no cérebro e fortalecer a capacidade cognitiva.

Outro estudo, publicado na revista Frontiers, revelou que as pessoas que beberam leite todos os dias ao longo de três meses conseguiram aumentar os antioxidantes no cérebro. Uma outra investigação, publicada no International Dairy Journal, mostrou que era possível ter melhores resultados em testes de memória com o consumo regular de leite.

Ainda assim, o melhor é sempre optar por leite com menor percentagem de gordura.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2099005/a-bebida-comum-que-pode-fortalecer-a-sua-memoria

Posso dirigir descalço? E comer ao volante? Veja 20 dicas antes de pegar a estrada

E as bagagens? É melhor repensar o que levar, porque há chance de ser multado por causa daquela caixa térmica solta no banco traseiro com a carne para o churrasco

POR NOTÍCIAS AO MINUTOFOLHAPRESS) - Roupas e mantimentos suficientes para o período de férias e, de repente, o porta-malas do carro ficou pequeno na hora de transportar tudo que você separou para a viagem de fim de ano. É melhor repensar o que levar, porque há chance de ser multado por causa daquela caixa térmica solta no banco traseiro com a carne para o churrasco.

Segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), transportar carga excedente pode ser considerada infração grave, com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

No MBFT (Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito), o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) alerta que deve ser autuado "veículo de passageiros transportando carga fora do bagageiro ou porta-malas, no interior do compartimento destinado aos passageiros".

O órgão, porém, abre exceções para objetos de uso pessoal -mochilas, bolsas, valises, pastas, sacolas, embrulhos, pequenos volumes de mão ou malas de pequenas dimensões-, além dos de locomoção, como muletas, cadeiras de rodas ou bengalas.

Demais objetos podem ser alvo de multa se oferecerem risco -isso se, em uma blitz, o motorista não for obrigado a se desfazer daquilo que está solto dentro do carro para seguir viagem.

Neste ano, a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) tem feito um alerta sobre o assunto, informando que em caso de frenagem de emergência ou manobra brusca, os objetos podem se mover e atingir o motorista, passageiros ou partes importantes do carro.

"Na dúvida, organize sua bagagem para evitar surpresas", afirma o advogado Ademir Rafael dos Santos, presidente da Comissão de Trânsito da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil).

PARA EVITAR MULTAS E RISCOS

Acomode as bagagens de forma que não atrapalhem a visão do motorista;

CONTINUE LENDO...

Governo divulga calendário de pagamentos do Bolsa Família para 2024

Benefício é depositado nos dez últimos dias de cada mês

POR AGÊNCIA BRASIL - Os beneficiários do Programa Bolsa Família já podem conferir o calendário de pagamento de 2024. As datas foram divulgadas nesta quarta-feira (27), após definição do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), responsável pela gestão do programa, e da Caixa Econômica Federal, que executa os pagamentoss.

A data em que o benefício é pago é definida pelo último dígito do número de identificação social (NIS) do cartão do Bolsa Família.

Mensalmente, no primeiro dia de pagamento, são liberados os recursos destinados aos beneficiários com NIS de final 1. A cada dia útil, um novo grupo tem os valores liberados, até que o último grupo, com NIS de final 0, receba o valor daquele mês.

Os pagamentos são feitos durante os últimos dez dias úteis de cada mês, à exceção de dezembro, quando o calendário é antecipado.  Em novembro, devido ao feriado do Dia da Consciência Negra, no dia 20 daquele mês, as datas de pagamento poderão sofrer alterações, que serão informadas posteriormente.

VEJA MAIS...

A SILHUETA DO TEMPO

SILHUETA DO TEMPO

A silhueta do tempo,
no requebrado do anoitecer
e do amanhecer, 
o farfalhar das árvores ,
ao som da orquestra do vento em noite silenciosa e fria...
Alma sedenta de paz,
de aconchego, 
de luz,
de um abraço, 
quem sabe,
de um beijo, 
cavalgando na estrada da solidão, , 
da saudade,
da busca de um amor
que pairou longe,
muito longe,
e, como nuvem flutuante,
perdeu-se,
nas ruas do silêncio,
com cara de 
infinito,
com cara de quê?
Aldaléia Aquino
(madrugada de 27.12.2023)