terça-feira, 12 de maio de 2015

Atendimento a pacientes no chão do IJF foi desumano, reconhece prefeito Roberto Cláudio

Prefeito
O prefeito Roberto Cláudio esteve na manhã desta terça-feira (12) no Instituto Doutor José Frota (IJF) para verificar as falhas que levaram ao atendimento de pacientes no chão da unidade hospitalar no último domingo. O gestor municipal reconheceu a gravidade da situação, que ele chamou de desumana, mas ressaltou que tratou-se de um caso isolado e medidas para que a precariedade do socorro não se repita.
“Foi realizado um atendimento fora do padrão de atendimento do IJF, mas é um fato grave, o que indica uma atenção desumana, degradante e inapropriada com o paciente fora de uma maca”, reconheceu prefeito. “Houve de fato um problema. Estamos aqui para entender a razão e principalmente antecipar soluções que previnam a ocorrência de situações semelhantes em outros momentos”, reforçou.

Injeção sem picada deve chegar ao mercado em 2017

Acabar com o famigerado medo de injeção e, de quebra, aumentar a eficiência na aplicação das vacinas através de um sistema adesivo no qual o próprio paciente pode administrar os remédios. 
O cenário, inimaginável há alguns anos, pode se tornar realidade até 2017 graças a um estudo desenvolvido por pesquisadores dos Estados Unidos.
O trabalho foi desenvolvido no Instituto de Tecnologia da Georgia, em Atlanta, nos Estados Unidos, e consiste em um adesivo capaz de abrigar 100 microagulhas que podem ser aplicadas nos pacientes de forma praticamente indolor. A técnica também zera os riscos de transmissão de doenças através de agulhas contaminadas.
Segundo o pesquisador norte-americano Mark Prausnitz, que coordenou os trabalhos, o sistema é tão simples que permite que os próprios pacientes façam a aplicação em suas casas, sem ajuda de médicos. 
"Com isso, os centros de saúde podem cortar despesas em equipamentos de armazenamento dos medicamentos. O paciente, por sua vez, ganha tempo e não precisa sair de casa para tomar as vacinas", informou.


FONTE:
http://www.lindomarrodrigues.com/2015/05/injecao-sem-picada-deve-chegar-ao.html