sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Roupa com cheiro ruim? Coloque-a no congelador (sim, leu bem)

Resulta mesmo!

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Já perdeu a conta ao número de vezes que lavou aquela peça de roupa preferida e não há forma de o cheiro ruim desaparecer? Não desanime. Embora inesperada, há solução.

"O congelador também elimina os maus odores", aponta a Teka, empresa de eletrodomésticos. Os maus odores são causados ​​por bactérias e "o congelador mata essas bactérias", portanto, "também mata o mau cheiro".

Basta colocar as peças em sacos herméticos e colocá-las no congelador durante 40 minutos. Depois, retire-as e deixe secar.

FONTE:https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2045053/roupa-com-cheiro-ruim-coloque-a-no-congelador-sim-leu-bem

Sente um cheiro estranho e não é nada à sua volta? Pode ser uma doença

A situação poderá estar relacionado com o seu nariz - e não só...

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Nem é comida estragada, o lixo que ficou em casa, o 'presente' de um cão no meio da rua, mas mesmo assim sente um odor estranho? A verdade é que existem casos em que nenhum estímulo externo está relacionado com o que está cheirando. Poderá até ser um problema de saúde com o seu nariz. Saiba tudo.

Segundo os especialistas da Cawthra Dental, aqui citados pelo 'Health Digest', este cheiro intenso que sente poderá ser algo temporário  e estar relacionado com um caso agudo de sinusite ou com alguma infecção.

Neste caso, poderá durar entre três e a oito semanas. É uma combinação entre congestão nasal, secreção e um hálito azedo que deixa este aroma desagradável no nariz.

Também a sinusite crônica pode ser outra explicação. Noutros casos, também o refluxo gastroesofágico poderá causar mau cheiro. Os pólipos nasais, pequenas dilatações que crescem nas fossas nasais, são outra das possíveis causas.

Algumas condições da saúde oral, como cáries, doenças nas gengivas e infecções também levam a esse odor. Noutros casos mais graves, também a doença renal crônica terá essa consequência.

FONTEhttps://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2052592/sente-um-cheiro-estranho-e-nao-e-nada-a-sua-volta-pode-ser-uma-doenca

Mosquitos no quarto? Nunca mais vão entrar com estas dicas

Estes insetos são um problema comum durante as noites quentes

POR NOTÍCIAS AO MINUTOMosquitos são extremamente teimosos e, nos dias quentes ou chuvosos, tornam-se o inimigo número um de muita gente. Mantê-los longe do quarto torna-se mais fácil se colocar em prática truques como instalar uma rede mosquiteira na cama. Mas existem outros que ajudam e muito.

Por exemplo, alguns especialistas, citados na Woman & Home, aconselham todos a colocar uma luz amarela para insetos no quarto.

Além disso, Robert Collins, especialista em controle de pragas, aconselha que utilize ventiladores dentro de casa, assim mantém a casa fresca e afasta os mosquitos.

Como? Normalmente, os mosquitos "são atraídos pelo calor e odor do corpo, assim como pelo dióxido de carbono que exalamos" e um ventilador ajudar a minimizar estes fatores.

Georgios Likopoulos, um exterminador de pragas, acrescenta e diz que "colocar ventiladores nas suas áreas de estar para criar correntes de ar evita que os mosquitos voem".

FONTE:https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2052875/mosquitos-no-quarto-nunca-mais-vao-entrar-com-estas-dicas


Dino não descarta hipótese de sabotagem em caso de apagão

Órgãos técnicos ainda não explicaram causas da interrupção

POR AGÊNCIA BRASIL - O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse não descartar a possibilidade de que o apagão energético, que afetou a cerca de 29 milhões de brasileiros em quase todo o país nesta terça-feira (15), tenha sido intencional.

“Na medida em que [ainda] não há uma explicação técnica, objetiva, demonstrada, se abre um cardápio de possibilidades. Entre as quais, a de ação humana. E aí você tem outras duas derivações [desta possibilidade]: [ou a] ação humana [se houve, foi] intencional ou, eventualmente, [foi causada] por negligência, imperícia ou imprudência”, declarou o ministro, nesta quinta-feira (17), ao ser questionado por jornalistas durante uma coletiva de imprensa, no Ministério da Justiça, em Brasília.

Dino afirmou ter agido por “cautela” ao solicitar que a Polícia Federal (PF) investigue os motivos que provocaram a interrupção do fornecimento de energia elétrica para 25 estados, mais o Distrito Federal. A única unidade federativa a não ser afetada pelo problema foi Roraima, que não está conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

“Recebi uma demanda do ministro Alexandre Silveira [de Minas e Energia]. Uma demanda formal. E o que o ministro [Silveira] diz é que, até agora, os órgãos técnicos não deram explicação clara, nítida, sobre o que ocorreu”, justificou-se Dino. “Então, a medida de cautela, de prudência, é a que adotei: transformar o ofício do ministro [Silveira] em uma determinação para que a PF proceda a investigação dos graves fatos”.

Nesta quarta-feira (16) em suas redes sociais, o ministro Flávio Dino já tinha sustentado ser “prudente” proceder uma “análise mais ampla, inclusive quanto à possibilidade de atos ilícitos”. Segundo ele, a investigação é necessária, considerando a “ausência de elementos técnicos que expliquem o que aconteceu”.

“Já vivemos, este ano, múltiplas tentativas de sabotagem no fornecimento de energia elétrica no país. Já houve múltiplos eventos documentados. Tentativa de derrubar torre de transmissão, de incendiar torres de transmissão em várias partes do país. Não sabemos [se esta pode ser mais uma destas tentativas] e não me permito afirmar isso, mas no terreno das possibilidades, eu diria que sim, que pode sim ser fruto de alguma ação humana intencional ou não”, disse o ministro Flávio Dino, durante a coletiva de hoje.

Na noite desta quarta-feira, o Ministério de Minas e Energia e a Eletrobras divulgaram, em seus respectivos sites, notas em que atribuem o início do problema a uma “atuação indevida” que, segundo análise preliminar, causou o desligamento da linha de transmissão 500 kV Quixadá II / Fortaleza. “O ocorrido desencadeou uma série de ações que amplificaram os impactos a toda a sociedade brasileira”, acrescentou o ministério, explicando que a interrupção do fluxo de energia no Ceará gerou uma reação em cadeia no sistema.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) também divulgou uma nota ontem à noite, atribuindo à “atuação incorreta” o desligamento da mesma linha de transmissão no Ceará, mas acrescentou que, isoladamente, o “primeiro evento da ocorrência não causaria o impacto visto no Sistema Integrado Nacional e este é um ponto que ainda está sendo apurado”.

Agência Brasil consultou o Ministério de Minas e Energia, o ONS e a Eletrobras para esclarecimento sobre como ocorreu a atuação indevida ou incorreta, mas não recebeu retorno até a publicação da reportagem.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2023-08/dino-nao-descarta-hipotese-de-sabotagem-em-caso-de-apagao

Casos de covid-19 aumentam 80% no mundo; mortes têm queda de 57%

Total de novos casos ficou em 1,5 milhão e de óbitos, em 2,5 mil

POR AGÊNCIA BRASIL - Cerca de 1,5 milhão de novos casos de covid-19 foram registrados em todo o mundo entre 10 de julho e 6 de agosto – um aumento de 80% em relação ao período anterior. Durante os mesmos 28 dias, o vírus causou ainda 2,5 mil mortes – uma queda de 57% em relação ao período anterior. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os números mostram que, enquanto diversos países registraram queda de novos casos e de óbitos provocados pela doença, a região do Pacífico Ocidental identificou aumento de novas infecções em meio a uma redução nos óbitos. Desde o dia 6 de agosto, mais de 769 milhões de casos foram reportados globalmente, além de cerca de 6,9 milhões de mortes. 

“Atualmente, os casos relatados não representam com precisão as taxas de infecção devido à redução de testes e relatórios globalmente. Durante esse período de 28 dias, 44% (103 de 234) dos países relataram pelo menos um caso à OMS – uma proporção que vem diminuindo desde meados de 2022”, destacou a entidade em comunicado. 

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2023-08/casos-de-covid-19-aumentam-80-no-mundo-mortes-tem-queda-de-57