segunda-feira, 25 de março de 2024

O alimento capaz de ajudar a reduzir o risco de inflamação e câncer

Médica recomenda que não o cozinhe. Saiba mais

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Quer adotar uma alimentação mais saudável? É importante começar a incluir certos alimentos em sua dieta. Por exemplo, a médica Poonam Desai, mencionada no Mirror, recomenda o consumo regular de cebola crua para reduzir o risco de inflamação e câncer.

As cebolas contêm um composto chamado quercetina, conhecido por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. No entanto, é importante escolher cebolas da cor adequada. Por exemplo, as cebolas vermelhas possuem mais quercetina do que as brancas ou amarelas. Desai também explica que os níveis de quercetina diminuem ao cozinhar as cebolas, portanto, é recomendável consumi-las cruas para obter o máximo de benefícios.

Além disso, a Healthline, citada no mesmo jornal, afirma que estudos mostram que a quercetina pode ajudar a combater a inflamação no corpo, o que está relacionado a problemas de saúde crônicos, como câncer, doenças cardíacas e renais.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2127533/o-alimento-capaz-de-ajudar-a-reduzir-o-risco-de-inflamacao-e-cancer

Sangue na urina: o que pode ser?

Segundo o Dr. José Roberto Colombo Jr., diversos fatores podem levar à presença de sangue na urina; veja!

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Embora a presença de sangue na urina seja preocupante, nem sempre é um perigo iminente. Em algumas situações, pode estar associado a problemas temporários, como infecções intensas do trato urinário ou atividades físicas.

Contudo, em outros casos, pode ser um indicativo de problemas de saúde mais sérios que exigem avaliação médica imediata. Portanto, é fundamental buscar orientação especializada de um urologista ao detectar sangue na urina, garantindo um diagnóstico preciso e o tratamento adequado para prevenir complicações futuras. 

Segundo o urologista Dr. José Roberto Colombo Jr., diversos fatores podem levar à presença de sangue na urina, incluindo infecções do trato urinário, pedras nos enxagua, lesões nos enxágues ou trato urinário, inflamações na bexiga ou enxágue, câncer de próstata em homens, doenças renais, uso de certos medicamentos, atividades físicas intensas. 

Estas são apenas algumas das causas possíveis, reforçando a importância de uma avaliação médica detalhada para determinar a causa específica em cada caso. 

Mas o que fazer diante de sangue na urina? “Ao identificar sangue na urina, é crucial agendar uma consulta com um urologista sem demora. Essa ação é fundamental por diversos motivos, que seja feito um diagnóstico preciso, capaz de identificar a causa subjacente do sangue na urina por meio de exames clínicos e laboratoriais. Avaliação abrangente, realizando uma avaliação completa do sistema urinário para determinar a causa e fazer um tratamento personalizado para cada caso”, explica. 

O tratamento adequado pode prevenir complicações como infecções recorrentes e danos renais. Além de que a orientação e monitoramento fornecerá orientação personalizada e acompanhará o paciente para garantir uma recuperação completa e prevenir recorrências. 

“Em resumo, o sangue na urina não deve ser ignorado. Consultar um urologista é o primeiro passo para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento eficaz. Ao agir rapidamente diante desse sintoma, é possível garantir uma melhor qualidade de vida e evitar complicações graves”, finaliza o doutor. 

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2129370/sangue-na-urina-o-que-pode-ser

Receita de suco funcional, saboroso e nutritivo (com três ingredientes!)

É uma sugestão da nutricionista Iara Rodrigues

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Mudar hábitos alimentares pode trazer benefícios significativos para a saúde. Uma maneira simples de iniciar essa jornada é por meio da escolha de alimentos que nutrem e fortalecem o corpo. Nesse contexto, a nutricionista Iara Rodrigues oferece uma sugestão interessante: trocar o café da manhã comum por um suco funcional. Este suco não apenas é saboroso e nutritivo, mas também pode ter propriedades depurativas. Rodrigues gentilmente compartilha uma receita para nos ajudar nessa transição saudável.

Composição (150 a 200 ml de líquido):
Água
Água de coco
Chá frio sem açúcar

Ingredientes:
1 punhado de folhas de espinafres
1/4 pepino
1 laranja média
1 pera com casca
Gengibre (uma rodela de um centímetros e sem pele)

Modo de preparação:
1- Triture todos os ingredientes em um liquidificador

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2130302/receita-de-suco-funcional-saboroso-e-nutritivo-com-tres-ingredientes

Deixar a cama desarrumada faz bem à saúde

"Já arrumou a sua cama?" deve ser uma das frases mais usadas por pais e mães de todo o mundo. No entanto, crianças e jovens mundo afora conseguiram uma desculpa para não fazer a cama de manhã. 

Cientistas da Universidade de Kingston (Inglaterra) descobriram que não arrumar a cama pode ser melhor para a saúde.
A explicação é simples: deixar a cama desarrumada ajuda a eliminar os ácaros e outros seres responsáveis por alergias respiratórias e outros problemas de saúde. Numa cama chegam a existir até 1,5 milhão de ácaros, explicam os pesquisadores da universidade inglesa. Os microscópicos animais precisam de umidade e calor para se proliferar, condição mantida se a cama é arrumada logo após o despertar.
Ou seja, claro que a gente precisa arrumar a cama. Mas a dica dos cientistas é a seguinte: levante e afaste as cobertas da cama, de modo que o lençol receba ventilação e fique menos úmido e quente. Alguns minutos depois (tempo suficiente para lavar o rosto e escovar os dentes ou de um banho rápido), você já pode fazer a cama de modo que os ácaros sobrevivam menos. Você tinha/tem preguiça de arrumar a cama?
Fonte: Yahoo
VEJA MAIS EMhttps://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2015/09/deixar-cama-desarrumada-pode-ser-bom-para-saude.html
Foto:Se arrumar a cama não é bem seu estilo, essa é a desculpa perfeita (Foto: Flickr/Abbey Hendrickson)

SORTE OU AZAR? OPINE

SORTE OU AZAR? OPINE

Um dia, um cara entrou em um bar e pediu uma bebida. Duas horas depois de muito olhar o copo com a bebida, entrou um outro sujeito e começou a quebrar tudo.
Este segundo cara, olhou para o Homem que não parava de olha o copo com a bebida, foi à mesa dele, bebeu a bebida do copo e ainda jogou o resto na cara dele.
- Ué, eu acabei de beber a sua bebida. Por que não está com raiva?!
- Olha cara, hoje eu estou muito triste.
- E dai?
- Olha, hoje eu acordei e tomei um baita de um choque> Fui tomar banho, tinha acabado a droga da água. Enquanto eu ia pro trabalho meu pneu furou, fiquei 30 minutos no mecanico, cheguei no trabalho atrasado. Briguei com meu chefe, fui despedido e fui pra casa mais cedo. Peguei minha mulher na cama com outro homem.
Cara, eu estava com muita raiva e fui bater nele. O cara é faixa preta e levei a maior surra da minha vida, sangrei, fui parar no hospital. Saí do hospital e estou aqui no bar.
- Mais alguma coisa?
- Sim, depois disso, eu estou na minha, pronto pra me suicidar, chega um filha da puta como você e bebe todo meu copo de veneno!

VEJA MAIS EM: HORA DO RISO

Que tal um delicioso bolo de iogurte com chocolate? Veja a receita

Bem rápido e fácil

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Quem resiste a um bolo fofinho e saboroso? Se você é um amante de doces e adora colocar a mão na massa na cozinha, está no lugar certo! Neste artigo, vamos compartilhar uma receita irresistível e fácil de fazer: o bolo de iogurte com chocolate. Com ingredientes simples e passos claros, você poderá preparar uma sobremesa deliciosa que vai encantar a todos.

VEJA MAIS EM: SENTA AÍ QUE LÁ VEM RECEITA

Ingredientes:
150g açúcar
30 g de óleo de coco derretido
3 ovos
220  g de farinha de aveia
1 iogurte grego natural
Suco de meio limão
1 colher de chá de fermento
50  g de pepitas de chocolate negro

Modo de preparação:
1- Pré-aqueça o forno a 180ºC.
2- Misture todos os ingredientes por esta ordem: açucar, óleo de coco, ovos, farinha de aveia, suco de limão e fermento.
3- Coloque 25 gramas (g) de pepitas de chocolate no interior e 25 g no topo.
4- Leve ao forno por cerca de 40 minutos.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2130319/que-tal-um-delicioso-bolo-de-iogurte-com-chocolate-veja-a-receita

Data Magna: entenda feriado em homenagem ao pioneirismo do Ceará na abolição da escravidão

Ceará foi a primeira província do Brasil a abolir a escravidão, em 25 de março de 1884.

POR G1 CEO Ceará comemora, nesta segunda-feira (25), o feriado da Data Magna. Mas o que significa o dia? A data lembra a abolição de escravizados no estado. O Ceará foi a primeira província do Brasil a abolir a escravidão, em 25 de março de 1884.

Um ano antes, no dia 1º de janeiro de 1883, a Vila do Acarape, atual município de Redenção, a 55 km de Fortaleza, libertou os povos escravizados.

A proposta de criar um feriado para lembrar a data é de autoria do deputado Lula Morais, como forma de celebrar o pioneirismo do estado.

O feriado, que vale em todo o estado, foi aprovado na Assembleia Legislativa em 1º de dezembro de 2011, sendo promulgada e publicada no Diário Oficial do Estado em 6 de dezembro do mesmo ano.

Museu relembra escravidão

O Museu Senzala Negro Liberto fica em Redenção, primeiro município do Ceará a abolir a escravidãoO equipamento tenta ressignificar um espaço anteriormente utilizado para opressão dos escravos.

Dividido entre casa-grande, engenho e senzala, as paredes resgatam a história da escravidão no estado, na cidade pioneira da libertação dos negros. O museu começou a funcionar nos moldes atuais em 2003, no Sítio Livramento.

Atualmente, a estrutura tanto da senzala quanto da casa-grande continua preservadas, e os funcionários fazem o trabalho de resgate da história para os visitantes que vão desde estudantes, universitários a turistas do mundo todo.

O museu funciona diariamente, de 8 às 16h. Não precisa de agendamento prévio para conhecer o espaço.

FONTEhttps://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2024/03/24/data-magna-entenda-feriado-em-homenagem-ao-pioneirismo-do-ceara-na-abolicao-da-escravidao.ghtml