segunda-feira, 13 de abril de 2015

Morre o escritor Günter Grass

FALECIMENTO

10h57 | 13.04.2015

Alemão foi autor do clássico “O Tambor” e era um dos principais intelectuais de seu país

escritor alemão Günter Grass
O escritor alemão Günter Grass, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1999
O escritor alemão Günter Grass morreu nesta segunda-feira aos 87 anos, segundo nota divulgada pelos editores na Alemanha. Ele morreu em um hospital de Luebeck, perto de sua casa no norte da Alemanha. Ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1999, autor passeava pelo romance, a poesia e a dramaturgia. Seu livro mais famoso,  “O Tambor” foi lançado em 1959.
A trajetória intelectual de Grass foi marcada por atuações firmes nos debates morais e políticos de seu tempo. Foi considerado uma espécie de porta-voz da geração alemã criada no período da Segunda Guerra Mundial, a que foi imputado o peso da culpa da geração precedente por conta dos crimes nazistas. 
O escritor surpreendeu o mundo ao revelar, em 2006, de que tinha servido na Waffen-SS quando adolescente. O relato apareceu na autobiografia “Descascando a cebola”. A divulgação de que Grass integrou a tropa especial liderada pelo carrasco Heinrich Himmler levou a um debate sobre a legitimidade moral do autor nos debates sobre o tema.
Grass nasceu na cidade portuária do báltico de Danzig, hoje Gdansk, na Polônia, em 1927. A localidade é um cenário recorrente de seus livros (incluído “O Tambor”).
FONTE;
JORNAL DO DIÁRIO DO NORDESTE

Siri passa a entender português após 4 anos

IPHONE

13.04.2015


O assistente virtual Siri, presente no iPhone e no iPad e que funciona por comando de voz, finalmente começou a entender português, após a atualização do sistema operacional iOS, nesta quarta (8). A ferramenta, desenvolvida originalmente por uma start-up (empresa iniciante de tecnologia) comprada pela gigante em 2010 e incluída no software em 2011, emprega inteligência artificial para entender as palavras do usuário e o que ele quer dizer.
Mais do que uma brincadeira, já que responde de modo divertido a questões como "quer casar comigo?", A Siri faz parte da estratégia competitiva da Apple. Ao facilitar a procura por um restaurante, por exemplo, o sistema ajuda a companhia a competir com rivais como o Google. Isso posiciona a Apple na disputa pelas chamadas "buscas casuais", que envolvem uma necessidade momentânea do usuário.
Na última quarta (8), quando a reportagem da Folha de S. Paulo perguntou à Siri qual era a farmácia mais próxima, ela indicou um estabelecimento próximo de forma clara. O sistema também dá acesso a recursos como reprodução de músicas, envio de mensagens e gerenciamento de calendário.
O Google Now, assistente pessoal presente no sistema operacional Android, fala português desde 2014.
A ferramenta da Apple também passou a falar russo, alemão, dinamarquês, holandês, tailandês, sueco e turco.
Carinhas
A nova versão do iOS, numerada como 8.3, também resolveu uma polêmica envolvendo os "emojis", aquelas carinhas usadas em mensagens de texto. Foram adicionadas 300 dessas figurinhas, incluindo seis tons de pele diferentes e famílias formadas por casais do mesmo sexo.
Havia a crítica de que as carinhas tinham pouca diversidade -apenas duas delas, de mais de 800 no sistema, faziam referências a rostos não brancos: a de um asiático e de um homem com turbante. Em 2013, uma petição on-line exigia que a Apple mudasse isso.
Para a mudança, era necessário que o consórcio Unicode, que cria padrões para como caracteres serão exibidos em diferentes aparelhos e plataformas, adaptasse seus modelos, o que foi feito recentemente.
FONTE: JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE

Detonaweb começa amanhã, 14, com descontos de 70%

OPORTUNIDADE

08h47 | 13.04.2015

Promoção exclusivamente online organizada pela camara-e.net vai até quinta-feira, 16, e é oportunidade para antecipar as compras do Dia das Mães

comércio eletrônico
Nova promessa de promoção no comércio eletrônico brasileiro
FOTO: BRUNO GOMES
Começa amanhã, 14, a Detonaweb, campanha promocional que a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) promove até o dia 16 como parte dascomemorações dos 20 anos da internet comercial. Durante os três dias de promoção, os consumidores poderão aproveitar para antecipar as compras dos presentes do Dia das Mães. Os descontos chegam a 70%.
A Detonaweb é uma iniciativa do Comitê de Varejo Online da camara-e.net para atender a uma demanda antiga do e-commerce – contar com uma data promocional no primeiro semestre exclusivamente para os consumidores online. “Decidimos resgatar aquela que é considerada a primeira promoção da internet brasileira”, diz Ludovino Lopes. “Faltava uma campanha de peso para o primeiro semestre”.
A Detonaweb nasceu em 2003 com o nome de Liquidaweb e aconteceu todos os anos até 2011, quando foi interrompida para uma reestruturação. Com os 20 anos da internet comercial, a camara-e.net viu a oportunidade para resgatar a promoção. Em 2015, a Detonaweb conta com o patrocínio da Braspag e a participação de dez lojas associadas ao Comitê de Varejo:Americanas.com, Dafiti, eFácil, Magazine Luiza, Marisa, MercadoLivre, Saraiva, Shoptime, SouBarato e Submarino.
A promessa é que o consumidor terá descontos nas categorias Modas & Acessórios, Eletroeletrônicos, Material Esportivo, Casa & Decoração e Livros, CDs e DVDs. Para conhecer as promoções da Detonaweb, basta acessar o site da campanha. Nesse endereço, o consumidor poderá inscrever-se para receber as promoções por email, acessar os sites promocionais das lojas participantes e ver quais são as melhores ofertas da campanha.

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE