sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Tônico para queda de cabelo criado na UFMG já está sendo produzido

O tônico capilar Sanctio, desenvolvido por
 cientistas da UFMG, já está sendo produzido
e comercializado
pela Yeva Cosmétiques, de Minas Gerais

O novo produto usa nanotecnologia e tem eficiência comprovada

Um tônico capilar desenvolvido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanobiofarmacêutica, que reúne pesquisadores da UFMG, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), da Universidade Federal de Ubserlândia (UFU) e do Centro Universitário Unibh, que tem efeito comprovado cientificamente contra queda de cabelo, começou a ser comercializado no Brasil. A substância foi licenciada pela empresa Alamantec, sediada no Parque Tecnológico BH-Tec,de Belo Horizonte (MG), e está sendo produzida e comercializada pela Yeva Cosmétiques, de Itaúna (MG).

O estudo que levou ao produto foi liderado pelos professores Robson Santos e Frédéric Frézard, do departamento de Fisiologia e Biofísica da UFMG. Classificado como cosmecêutico, isto é, cosmético que contém substâncias bioativas, o tônico Sanctio tem como diferencial o uso de nanotecnologia que permite o "carregamento" do principio ativo até a pele e, consequentemente, até o bulbo capilar.

Diferentemente dos outros tratamentos antiqueda, o produto utiliza componentes existentes no organismo humano, o que garante sua aceitação pelo corpo. "Sua forma de ação reúne três propriedades:  aumenta a circulação sanguínea local e, com isso, o aporte de nutrientes no bulbo capilar, impede a morte das células responsáveis pelo crescimento do fio, e apresenta ação antioxidante, o que retarda a queda e melhora a qualidade dos fios", explica Robson Santos, em entrevista para o site da UFMG.
LEIA MAIS EM...