terça-feira, 14 de maio de 2019

Boldo Baiano- Propriedades Medicinais

Descubra Mais Sobre as Propriedades Medicinais fazer boldo-baiano, Como e utiliza-lo como precauções that devem Ser Tomadas Ao utilizar o Chá. Conheça Receitas e Mais.
Boldo Baiano
O boldo-baiano, assa-peixe ou alumã (Vernonia condensata) é uma planta da família Asteraceae, das mais cultivadas em jardins e hortas brasileiros. A sua origem é africana, tendo sido trazido com os escravizados desde a época colonial. As suas folhas são utilizadas pela medicina popular sob a forma de chás ou sucos, no tratamento da azia, da indisposição gástrica, no controle da gastrite, contra a ressaca e como um tônico amargo, estimulante da digestão e do apetite.
A planta tem vários nomes nos diferentes estados do Brasil, como acumã, alcachofra (CE), aloma (BA), alomã, alumã, aluman (PE), árvore-de-pinguço (SP), assa-peixe, boldo, boldo-baiano, boldo bahiano (SP), boldo-chinês (PE), boldo-da-Bahia, boldo-goiano (MG), boldo-japonês (PE), boldo-africano, boldo-de-goiás, cambará-guaçu e luman (BA).

Benefícios do Boldo-baiano

Possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. A planta tem um glicosídeo esteroide chamado venonioside B, que é a substância responsável pela atividade analgésica do boldo. Ademais, também possui ácido clorogênico, flavonoides, frutose, carboidratos, lactose, tanino, dentre outras substâncias. Pode produzir irritação da mucosa do estômago, se utilizado em doses elevadas.
LEIA MAIS LÁ NO BLOG DO PARCEIRO: RECEITA NATURAL
O boldo-baiano é analgésica, aperiente, depurativa, desintoxicante, diurética, digestiva, indicada para abrir o apetite, casos de anemia, melhora cálculos da bexiga, cálculos nos rins, clorese, diarréia, dispepsia e diurese. Além disso, a planta é benéfica para o combate de doenças do coração, dos pulmões, das vias urinárias e ainda cura ressaca.
O vegetal é uma árvore de pequeno porte, que chega a apenas 5 metros de altura. A estrutura da planta é quebradiça, suas folhas são alternas e de bordo pouco serrilhado. As flores nascem em cachos e são brancas. O fruto que nasce do boldo tem sabor amargo, porém, depois se torna doce.
Para plantar o boldo-baiano, basta colocar um pedaço de galho em um solo fértil. Esta planta nasce facilmente em qualquer local, e é típica de quintais e outras hortas. Isso porque o boldo não é exigente acerca das condições do clima ou solo, ele nasce em qualquer lugar minimamente propício. Como dito, é originária da África, e foi trazida para as terras brasileiras pelos escravos vindos de Benin e Nigéria. É muito popular no Pará, Bahia, e Norte e Nordeste.

Como Utilizar