terça-feira, 18 de junho de 2024

Confira mais de 3.000 livros gratuitos da Bibliotrónica Portuguesa

Como baixar os livros gratuitos da Bibliotrónica Portuguesa

POR CANAL DO ENSINOOlá, leitores!

Bibliotrónica Portuguesa foi criada em 2007, pelo Departamento de Literaturas Românticas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e tem o objetivo de disponibilizar, de modo gratuito e online, livros e demais materiais escritos em português de Portugal. Os livros estão em três modos diferentes, algumas são reedições de livros já publicados em papel, alguns são edições de originais inéditos e outros são índices remissivo para todos os livrónicos que tem o objetivo de informar o leitor o tipo de acesso ao livrónico.

Isso quer dizer que essa é uma biblioteca online que disponibiliza muitos livros gratuitamente, são mais de 3 mil livros escritos em português de Portugal. Dentre esses livros existem 25 reedições de obras que estavam desaparecidas, além de ter um espaço de edição de originais de novos autores. Entre as obras que estavam esquecidas você vai encontar “Às Mulheres Portuguesas”, de Ana de Castro Osório, “A primeira edição de três peças”, de Raúl Brandão, “Ilha dos Amores”, de António Feijó, e outros. Essa é uma iniciativa bem legal que dá a oportunidade de conhecer livros antigos e novos autores de forma gratuita.

Esse é um projeto do Departamento de Literaturas Românticas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi criado pela professora Ângela Correia e alunos, em 2007 como contamos. Mas esse projeto só foi autonomizado em 2015 para um endereço próprio e, só agora, todas as pessoas do mundo podem ter acesso aos mais de 3 mil livros.

O interessante é que as pessoas que quiserem ler esses livros podem fazer a impressão do livro ou baixar gratuitamente para leitura em dispositivos pessoais. Você vai encontrar livros de todos os gêneros, eles são classificados pelo nome do autor e pelo título, confira alguns livros que você vai encontrar por lá:

  • O Motorista Misterioso de José Abrantes;
  • Rafael de Manuel Alegre;
  • Verão Quente de Domingos Amaral;
  • Uma noite na periferia do Império de João Barreiros;
  • Aclamação de João III ?de José Camões;
  • A sobrinha do Marquez de Almeida Garrett.

Como baixar os livros gratuitos da Bibliotrónica Portuguesa

Para baixar os livros é muito simples, basta entrar no site e escolher o seu livro, eles estão em ordem alfabética por nome do autor, então se você quer o livro “O motorista misterioso” de José Abrantes, deve procurar por Abrantes. Assim que encontrar o livro que deseja é só clicar, você será direcionado para outra página.

Nessa página você já tem acesso ao livro, é possível passar as páginas e ler o livro pela internet mesmo. Os livros estão digitalizados e muitos deles são livros antigos. Existe também a possibilidade de aumentar a página de tamanho ou diminuir para facilitar a leitura. Se você quer fazer a impressão é só salvar as páginas e imprimir.

Em alguns casos também é possível baixar o livro, você vai escolher a versão ou em alguns casos vai apenas escolher o livro e ele já vai baixar em seu computador. A forma mais fácil de ler o livro é na própria internet, você pode acessar o site pelo seu computador e ler o livro por ele, ou usar um dispositivo móvel como como celular ou tablet.

pilha-de-livros

É claro que, existindo a possibilidade de fazer o download dos livros gratuitos da Bibliotrônica Portuguesa, será bem mais interessante, baixando o livro você terá ele para si e o acesso será muito mais simples. Além disso, você não vai precisar da internet para ler o livro, pode ler no ônibus, em uma viagem ou em qualquer lugar que não tenha acesso a internet.

São muitos livros, muitos autores e muitas histórias. Não deixe de conferir os livros gratuitos da Bibliotrônica Portuguesa e desfrutar um pouco dessa literatura tão rica, até porque você não vai ter muitas dificuldades em ler algo em português de Portugal. Depois de conferir os livros não deixe de voltar aqui e contar como foi a experiência, e claro, indicar um bom livro para outras pessoas. A leitura é muito importante e, quando você tem acesso a bons livros, de forma gratuita, não pode perder essa chance.

Até mais!

FONTE: https://canaldoensino.com.br/blog/confira-mais-de-3-000-livros-gratuitos-da-bibliotronica-portuguesa

Brasil se aproxima de 6 milhões de casos e 4 mil mortes por dengue

Números são divulgados pelo Ministério da Saúde

POR AGÊNCIA BRASILO painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde contabiliza 5.968.224 casos prováveis de dengue e 3.910 mortes confirmadas pela doença ao longo de 2024. Há, ainda, 2.970 óbitos em investigação. O coeficiente de incidência da dengue no Brasil, neste momento, é de 2.939 casos para cada 100 mil habitantes.

Jovens com idade entre 20 e 29 anos seguem respondendo pela maior parte dos casos de dengue. Em seguida estão as faixas etárias de 30 a 39 anos; de 40 a 49 anos; e de 50 a 59 anos. Já as faixas etárias que respondem pelos menores percentuais de casos da doença são menores de um ano; 80 anos ou mais; e de um a quatro anos.

Em números absolutos, o estado de São Paulo lidera o ranking - 1.813.282 casos - seguido por Minas Gerais - 1.607.043 vítimas e pelo Paraná, com 614.713 casos. Quando se leva em consideração o coeficiente de incidência, o Distrito Federal responde pelo maior índice, 9.547 casos para cada 100 mil habitantes. Em seguida estão Minas Gerais (7.824) e Paraná (5.371).

Chikungunya

O painel contabiliza, ainda, 220.828 casos prováveis de chikungunya, arbovirose também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Em 2024, a doença responde por 121 mortes confirmadas. Há, ainda, 139 óbitos em investigação. O coeficiente de incidência de chikungunya no Brasil, neste momento, é de 108,8 casos para cada 100 mil habitantes.

Zika

Em relação à zika, os dados do painel contabilizam 8.466 casos prováveis em 2024, sem mortes confirmadas ou em investigação pela doença. O coeficiente de incidência no Brasil, neste momento, é de 4,2 casos para cada 100 mil habitantes.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2024-06/brasil-se-aproxima-de-6-milhoes-de-casos-e-4-mil-mortes-por-dengue

Veja como preparar uma deliciosa Torta de frango ao creme de milho

A receita é simples e leva biscoito Cream Cracker na massa

POR NOTÍCIAS AO MINUTOfã daqueles pratos deliciosos que servem para refeições ou lanches para compartilhar com a família e amigos? Então veja como preparar uma deliciosa torta de frango ao creme de milho e que leva biscoito Cream Cracker na massa!

Torta de Frango ao Creme de Milho

Ingredientes:

1 pacote de Biscoito Cream Cracker Vitarella
3 colheres (sopa) de Margarina Vitarella
1 vidro de requeijão light (200 ml)
1 lata de creme de leite light
1 lata de milho verde drenado
1 peito de frango cozido e desfiado
Sal, pimenta e ervas a gosto

Modo de Preparo:

- Cozinhe o frango em água e sal. Desfie e tempere com pimenta-do-reino, sal e ervas ao seu gosto e reserve;
- Triture e amasse bem os biscoitos, junte a margarina e misture com as mãos. Forre uma forma de aro removível com esta massa e leve ao forno pré-aquecido (180° C) de 10 a 15 minutos;
- Prepare o creme batendo os demais ingredientes no liquidificador até formar uma pasta homogênea. Misture ao frango desfiado, acerte o sal e derrame sobre a massa pré-assada;
- Leve ao forno coberta com papel alumínio por 15 minutos.

Dica do Chefe: Se preferir pincele gema de ovo e leve para gratinar.
Rendimento: 10 porções
Tempo de Preparo: 60 minutos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2163487/veja-como-preparar-uma-deliciosa-torta-de-frango-ao-creme-de-milho

VEJA MAIS EM: SENTA AÍ QUE LÁ VEM RECEITA

Nutricionista explica o que comer para o intestino funcionar melhor

Vai sentir a diferença!

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - O funcionamento intestinal "tem um impacto brutal" na nossa saúde e bem-estar. O alerta foi feito na rede social Instagram pela nutricionista Ana Rita Campos.

Felizmente, a especialista em nutrição ressalta que "é possível melhorar o seu funcionamento intestinal",  através da alimentação. 

Veja o que deve comer para o intestino funcionar melhor:

  • Papaia;
  • Ameixa;
  • Kiwi;
  • Laranja;
  • Probióticos, como kefir e iogurte natural;
  • Alimentos integrais;
  • Sementes de chia;
  • Linhaça moída;
  • Psyllium e farelo de aveia;
  • Água (35ml x kg);
  • Vegetais folhosos;
  • Leguminosas.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2163698/nutricionista-explica-o-que-comer-para-o-intestino-funcionar-melhor

Conheça os benefícios da beterraba para a sua saúde

Esse alimento contém betalaína, um pigmento com poderosa ação antioxidante que traz diversos benefícios

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - A inflamação é uma resposta natural do corpo a agressões como vírus ou bactérias. Quando o sistema imune não consegue combater essas ameaças, a inflamação pode se tornar crônica, aumentando o risco de doenças.

Para evitar isso, a nutricionista Davineé Lingo recomenda uma dieta rica em vegetais coloridos, como a beterraba. Esse alimento contém betalaína, um pigmento com poderosa ação antioxidante que traz diversos benefícios:

Reduz marcadores inflamatórios: A betalaína diminui a produção de radicais livres pró-inflamatórios e protege o corpo de substâncias nocivas chamadas xenobióticos, conforme estudo publicado no Human Nutrition & Metabolism.

Melhora a saúde intestinal: A beterraba é rica em nitratos dietéticos, que o corpo converte em óxido nítrico, um mensageiro químico que dilata os vasos sanguíneos, melhorando o fluxo sanguíneo e a saúde intestinal.

Benefícios adicionais da beterraba:

Rica em vitaminas e minerais: A beterraba é fonte de vitaminas A, C, B6, potássio, magnésio e manganês, nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Auxilia no controle da pressão arterial: O óxido nítrico também ajuda a controlar a pressão arterial.

Melhora o desempenho físico: Os nitratos da beterraba podem melhorar o desempenho físico, especialmente em exercícios de endurance.

Como incluir a beterraba na dieta:

Saladas: A beterraba pode ser consumida crua em saladas, ralada ou em cubos.
Sucos: O suco de beterraba é uma ótima maneira de aproveitar seus nutrientes.
Sopas e cremes: A beterraba pode ser cozida e adicionada a sopas e cremes.
Assada: A beterraba assada é uma opção saborosa e nutritiva.
Chips: A beterraba pode ser cortada em fatias finas e assada até ficar crocante.

A beterraba é um alimento versátil e nutritivo que pode ser facilmente incluído na dieta. Seus benefícios para a saúde da inflamação, intestino e outros aspectos do corpo a tornam uma ótima opção para quem busca uma alimentação mais saudável e completa.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2146629/conheca-os-beneficios-da-beterraba-para-a-sua-saude

Câncer de pele melanoma e não melanoma, entenda os dois tipos

O primeiro corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país

POR NOTÍCIAS AO MINUTO -exposição inadequada e desprotegida ao sol pode desencadear modificações celulares, o que contribui para o surgimento desse câncer.


Dentre os tipos mais conhecidos, está o câncer de pele melanoma e não melanoma (espinocelulares e basocelulares). Segundo dados recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele não melanoma corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país.

De acordo com o Dr. Thiago Assunção, oncologista especializado em câncer de pele do Instituto Paulista de Cancerologia (IPC), todos os tipos de câncer de pele estão associados à exposição solar, agentes ocupacionais e uso de medicamentos, como por exemplo imunossupressores.

“Os cânceres de pele espinocelulares, basocelulares e melanoma são os mais frequentes. Os dois primeiros têm, por característica, o caráter de invasão local e raramente geram metástases. O melanoma, contudo, difere pelo seu maior potencial de disseminação sistêmica, ou seja, tem maior chance de gerar metástases e, por isso, traz consigo alta mortalidade”, afirma o médico.

O melanoma pode se manifestar em diversas regiões do corpo, seja na pele ou em mucosas, apresentando-se sob a forma de manchas e pintas. Já o câncer de pele não melanoma, tipo mais predominante no Brasil, possui uma elevada probabilidade de cura quando identificado e tratado de forma precoce. Apesar de ser o tipo mais frequente e menos letal entre os tumores de pele, a falta de tratamento adequado pode resultar em mutilações.

“A principal precaução para prevenir os cânceres de pele é evitar a exposição aos raios solares, especialmente durante os períodos em que a incidência de raios ultravioletas é mais intensa, ou seja, entre as 9h e às 16h”, explica o Dr. Assunção. “O uso de filtros solares apropriados é essencial, assim como o uso de roupas e chapéus que possam bloquear a radiação”, finaliza.

Qualquer pessoa pode desenvolver o câncer de pele, contudo, é mais comum em pessoas sensíveis ao sol, como por exemplo as de pele clara, albinas ou com vitiligo. Histórico familiar, doenças cutâneas e exposição a câmaras de bronzeamento artificial também são fatores de risco.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2163295/cancer-de-pele-melanoma-e-nao-melanoma-entenda-os-dois-tipos