sábado, 10 de fevereiro de 2024

O sintoma que nem todos associam a um ataque cardíaco (mas deviam)

Não ignore e esteja atento a outros sinais.

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Quase todos conhecem o sintoma de ataque cardíaco mais relatado: as dores fortes no peito. Existem, claro, outros que são muitas vezes ignorados ou, simplesmente, não associados a este problema sério. Sean Heffron, um cardiologista, citado no Huffpost, agregador de blogues, mencionou como exemplo as náuseas

"Tende a depender um pouco do vaso sanguíneo do coração que é afetado" neste episódio, acrescenta. Para além disso, as náuseas são mais frequentes nas mulheres, tal como os vômitos.

SAIBA MAIS SOBRE ATAQUE CARDÍACO AQUI

É, no entanto, importante mencionar que "é raro que [as náuseas sejam] o único sintoma de um ataque cardíaco". E, claro, "na ausência de outros sintomas, as náuseas provavelmente não são motivo de preocupação extrema". 

Outros sinais de ataque cardíaco nas mulheres incluem dores no maxilar, dores no pescoço, uma sensação de desconforto no peito, dores na parte superior do abdômen, dores nas costas e cansaço excessivo.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2114034/o-sintoma-que-nem-todos-associam-a-um-ataque-cardiaco-mas-deviam

Concurso público nacional tem 2,65 milhões de inscritos

Pagamento da taxa de inscrição encerra na próxima sexta-feira

POR AGÊNCIA BRASILO Concurso Público Nacional Unificado tem 2,65 milhões de inscritos. O balanço foi divulgado neste sábado (10) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) após o fim das inscrições, nesta sexta-feira (9).

De acordo com a pasta, o total de inscritos alcançou o recorde para concursos públicos. Estão sendo ofertadas 6.640 vagas para 21 órgãos públicos federais, divididas em oito blocos temáticos. Os editais também preveem a formação do cadastro reserva com pelo menos o dobro do número de vagas disponíveis.

O concurso unificado é um modelo inovador de seleção de servidores que consiste na realização conjunta de provas para o provimento de cargos públicos. Elas serão aplicadas simultaneamente em 220 cidades do país, no dia 5 de maio, com questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação.

>> Entenda como serão as provas do Concurso Público Nacional Unificado.

Os candidatos têm até a próxima sexta-feira (16) para pagar taxa de inscrição. O valor é de R$ 90 para cargos de ensino superior e de R$ 60 para ensino médio. Do total de pessoas que se inscreveram no concurso, 1,28 milhão ainda não pagaram a guia de recolhimento, o que pode ser feito no banco ou via PIX, com o QR Code disponibilizado no documento.

Em comunicado, a ministra da Gestão, Esther Dweck, celebrou o número expressivo de candidatos inscritos. “Estamos felizes pelo sucesso dessa inovação no serviço público que é o concurso nacional unificado. Boa sorte e bons estudos a todas as pessoas inscritas. Vamos agora construir um serviço público com a cara do Brasil!”, diz.

A realização do certame está a cargo da Fundação Cesgranrio. O resultado final está previsto para 30 de julho.

Todas as informações sobre o concurso podem ser conferidas no portal gov.br/concursonacional.

CONTINUE LENDO...

Momento histórico, diz ministra sobre início da vacinação de crianças

Nísia pede que estudantes ajudem no combate a focos do mosquito

POR AGÊNCIA BRASIL Ao comentar o início da vacinação contra a dengue em crianças de 10 e 11 anos no Distrito Federal, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, avaliou o momento como histórico. “Há 40 anos, se espera uma vacina para a dengue. Tentamos trabalhar, já havia vacina desenvolvida, mas não tão bem sucedida. Agora, temos uma vacina incorporada ao SUS [Sistema Único de Saúde].”

“Mesmo sem epidemia, nós começaríamos essa vacinação porque a dengue é um problema de saúde pública há muito tempo. Neste momento, é muito importante falar dessa conquista que é termos uma vacina”, reforçou Nísia.

Segundo a ministra, a pasta trabalha em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e outros laboratórios nacionais para ampliar a produção da vacina, atualmente fabricada pelo laboratório japonês Takeda. “Vamos apoiar também a vacina do Instituto Butantan, que ainda não foi submetida à Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária].”

“Falei, inclusive, para todas as crianças: 'vocês, nas escolas, nos ajudem na campanha de combate aos focos do mosquito [Aedes aegypti] . Também vamos estar atentos aos sinais da doença, para não nos automedicarmos, cuidarmos da hidratação. Estas são as mensagens mais importantes neste momento”, afirmou Nísia.

“Como eu disse, a gente começaria a vacinação mesmo sem surto epidêmico porque finalmente temos uma vacina vista como eficaz, segura. A gente está contribuindo também, no Brasil, com estudos que estão sendo feitos para avaliar a dose para outras faixas etárias. É um trabalho que envolve muitas frentes”, completou.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2024-02/momento-historico-diz-ministra-sobre-inicio-da-vacinacao-de-criancas

Bancos fecham durante Carnaval e só reabrem na Quarta-feira de Cinzas

Pix poderá ser usado normalmente durante o feriado 

POR AGÊNCIA BRASILAs agências bancárias de todo o país estarão fechadas para atendimento durante o carnaval, na segunda-feira (12) e terça-feira (13), o que vale também para as compensações bancárias, como a TED. Já o PIX, que funciona 24 horas por dia, incluindo fins de semana e feriados, poderá ser feito normalmente.

O expediente nos bancos será retomado na Quarta-feira de Cinzas (14) a partir das 12h, horário local, com encerramento em horário normal de fechamento das agências. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do expediente bancário será antecipado para garantir o mínimo de três horas de atendimento presencial ao público.

As contas de consumo, como água, energia e telefone, e boletos com vencimento no fim de semana e nos dias 12 e 13 poderão ser pagos, sem juros, na quarta-feira (14). “Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais”, informou a Febraban.

Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a entidade sugere antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, canais digitais, como sites e aplicativos, ou pelo atendimento telefônico dos bancos.

Resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) não considera dias úteis, para fins de operações bancárias, os sábados, domingos e feriados de âmbito nacional, bem como a segunda-feira e a terça-feira de Carnaval.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-02/bancos-fecham-durante-carnaval-e-so-reabrem-na-quarta-feira-de-cinzas

Todas as manhãs quando amanhecer, eu me lembro de você...

Sem motivos. Vou vivendo por ai...

POR RUFINO SILVA - O choro representa muitas vezes, a dor que guardamos e que nos faz sofrer e padecer.

Nenhuma forca da perseguição vai me tirar da capacidade abençoada por Deus. Amém...

Plantei gratidão e amor, depois colhi desprezo. Pode ser? Meu Deus...RS.

Infelizmente nunca podemos prever nossa última despedida. Aproveite as oportunidades.

O choro representa muitas vezes, a dor que guardamos e que nos faz sofrer e padecer.

Nenhuma forca da perseguição vai me tirar da capacidade abençoada por Deus. Amém...

Plantei gratidão e amor, depois colhi desprezo. Pode ser? Meu Deus...RS.

Infelizmente nunca podemos prever nossa última despedida. Aproveite as oportunidades.

Não quero saber quem são os ricos do mundo. Quero Continuar obedecer e servir a Deus

Não adianta colocar pedras em meu caminho. Deus Ta comigo... R.S.

Falta de caráter, você receber favores, e por nada, esquecer. Isso é ingratidão...

Veio a noite. Não vou ficar triste.Tudo vai passar. Vida minha vai mudar. Obrigado!

Triste a vida. Quando não se ama mais. Os suspiros gemem e o coração cala de vez.

Mesmo lidando com pessoas ingratas, nao deixe de fazer o bem. Quem julga er Deus. RS.

FEVEREIRO.O6.2024... Terca.Feria. Segundo mes do Ano. O rufar dos Tambores, ja se eclodem no mes de Carnaval. Apenas quatro, ( O4 ) dias, nos separam, dessa Mistura Humana de foliões que endoidam e só aparecem, na Quarta.Feira de Cinzas, manchados por pecados e tanta desobediencia, nesses Corpos antes inocentes, em busca de nossa e novas orações... ( Rufino Silva). Para o Livro, As Croniquetas de Rufino Silva).

VEJA MAIS CRÔNICAS DE RUFINO SILVA