domingo, 4 de março de 2018

Fique atento para não cair na malha fina ao declarar o IR

Uma das maiores preocupações que o contribuinte deve ter ao iniciar o processo de declaração do Imposto de Renda é não cair na malha fina. Para evitar esse tipo de dor de cabeça é importante realizar todo o processo com antecedência, garantindo que as informações são consistentes e verdadeiras.

Mas como um cidadão cai na malha fina? Segundo a Receita Federal, sempre que se verifica algum tipo de inconsistência após uma revisão sistemática de todas as declarações dos contribuintes. Ao encontrar a irregularidade, o órgão pode desvendar o erro internamente ou intimar que a pessoa apresente esclarecimentos.
De acordo com a advogada tributarista Rhuana Cesar, para não ser pego na malha fina é indispensável seguir os parâmetros, item por item, e sempre ter a documentação que suporte a informação preenchida. A especialista acrescenta ainda que algumas situações são as mais comuns para levar a declaração ao equívoco, “geralmente por erros de números ou vírgulas”. O aumento de patrimônio em inconformidade com os rendimentos declarados, por exemplo, indica a possibilidade de fraude ou omissão de receita.
Alguns itens, mesmo não dedutíveis, como o pagamento de aluguel deve ser declarado, do contrário a omissão dessa informação pode gerar multa.
FONTE: CEARÁ AGORA