terça-feira, 22 de agosto de 2023

Tem sono excessivo mesmo dormindo muito? Sinal de alerta

Tem sono excessivo mesmo dormindo muito? Sinal de alerta

POR CMOSDRAKETer sono excessivo mesmo dormindo muito é um sinal do corpo humano para avisar que algo está errado. 

Ficar cansado por causa da rotina corrida e agitadas é normal, porém, quando esse cenário se transforma e a fadiga vira algo excessivo e constante, é hora de investigar mais a fundo para entender o que está acontecendo.

Quer saber mais sobre o tema e entender porque sentir muito sono ao longo do dia pode ser um sinal de alerta? Continue lendo o artigo!

É normal dormir muito e continuar com sono?

Geralmente não é normal dormir muito e continuar com sono, pois isso pode ser um sinal que algo não está bem com a sua saúde.

Por isso, se você tem sono excessivo mesmo dormindo muito, a indicação é que você verifique a razão de isso estar acontecendo respondendo algumas perguntas como:

  • por quanto tempo você tem um sono excessivo mesmo dormindo muito?
  • você dorme muito durante o dia?
  • qual o horário que você costuma dormir e acordar?
  • você tem caído no sono em momentos inoportunos, como no trabalho?

Principais causas do sono excessivo?

Abaixo, listamos as principais causas de sono excessivo. Confira!

Apneia do sono

O sono excessivo mesmo dormindo muito pode ser causado pela apneia do sono, um distúrbio que obstrui as vias aéreas durante o sono e diminui o oxigênio nos pulmões, fazendo com que a pessoa acorde várias vezes durante a noite.

A apneia do sono também tem como característica paradas respiratórias, roncos, despertares com engasgo e sufocamentos.

Para tratar a apneia do sono você deve buscar ajuda de um médico especialista em distúrbios do sono que fará um exame de polissonografia para avaliar como você tem dormido. Terapias de oxigenoterapia costumam auxiliar muito.

Anemia

A falta de ferro no sangue pode ser um dos motivos de você ter sono excessivo mesmo dormindo muito.

Lembrando que o ferro é encontrado em alimentos como carne vermelha, ovo, feijão e beterraba.

Para identificar se essa é a razão de você ter sono excessivo mesmo dormindo muito o indicado é marcar uma consulta com um clínico geral ou ginecologista e solicitar um hemograma.

Depressão

Embora a depressão seja uma doença que afeta a mente humana, ela também reflete em aspectos físicos do corpo, como sono excessivo mesmo dormindo muito.

Se você desconfia que está com depressão e por isso tem dormido muito, procure pela ajuda de um médico psiquiatra e comece um tratamento para melhorar esse quadro.

Falta de vitaminas que causam sono excessivo

  • B2
  • B3
  • B5
  • B6
  • B9
  • B12
  • D
  • C

Que exames fazer para investigar causa de sono excessivo?

Para investigar a causa do sono excessivo mesmo dormindo muito, procure por um médico especialista em distúrbios do sono e faça um exame de polissonografia para avaliar como é o seu sono.

Por que o sono durante o dia pode ser um sinal de alerta?

O excesso de sono durante o dia pode ser causado pela Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (AOS). Esse distúrbio é um dos principais causadores do ronco e, apesar de ser um incômodo para muitas pessoas, ele não é a única consequência desse problema. Leia dicas sobre como parar de roncar.

Pessoas com AOS sofrem com interrupções na entrada de ar no organismo, causadas pelo fechamento das vias aéreas por alguns segundos, reduzindo a quantidade de oxigênio no sangue. Isso pode causar doenças cardiovasculares, como a hipertensão e arritmias cardíacas, além de aumentar as chances de diabetes tipo 2 e AVCs.

Mas você deve estar se perguntando qual é a relação entre a AOS e a sonolência em excesso durante o dia. E é aqui que entram as consequências desse transtorno.

Relação entre a AOS e o sono excessivo

As pausas na respiração durante a noite fazem com que as pessoas que sofrem com o distúrbio despertem com uma alta frequência, devido à falta de ar. 

Em decorrência dos despertares durante a madrugada, pessoas com AOS não têm uma boa noite de sono, roncam ao dormir e, consequentemente, não conseguem descansar de maneira adequada para repor as energias para o dia seguinte.

Considerando todos esses malefícios da AOS, é possível compreender os fatores que fazem com que o cansaço excessivo se torne algo preocupante. 

Além disso, quando ocorrem as interrupções no fluxo de ar para as vias aéreas, o corpo precisa fazer um grande esforço para conseguir respirar e manter os sinais vitais normais, gastando muito mais energia durante a noite, que deveria ser um período de descanso. Ou seja, ao invés de ter suas energias recarregadas, ao acordar você continua se sentindo cansado.

Portanto, é indispensável que, ao sentir esse tipo de sintoma, a pessoa busque um profissional especialista em medicina do sono para analisar o quadro e entender, de fato, o que está acontecendo. Dessa forma, é possível descobrir se o sono durante o dia está sendo causado pela AOS e investir em um tratamento mais adequado.

Como tratar sono excessivo?

Para tratar o sono excessivo você precisa, antes de tudo, identificar a sua causa. Existem aparelhos como o CPAP que ajudam em muitos dos casos, mas é fundamental consultar um especialista!

Se for apneia do sono, você tratará com um médico especialista em distúrbios do sono.

Se for anemia, o tratamento será feito por um clínico geral ou ginecologista.

Caso seja depressão, o tratamento é indicado por um psicólogo ou psiquiatra. 

Sofre de apneia do sono? Conheça o tratamento com o aparelho CPAP e volte a experimentar como é o seu dia após uma noite de sono bem dormida

Conclusão

Hoje a nossa missão era apresentar algumas causas do sono excessivo mesmo dormindo muito.

Como você viu, esse quadro pode indicar desde problemas físicos, como a apnéia do sono, até problemas psicológicos que refletem no seu corpo, como a depressão.

Independentemente do que você acha que pode estar causando o sono excessivo mesmo dormindo muito,  é fundamental que você marque uma consulta médica com um profissional da saúde e faça o tratamento adequado para resolver esse problema.

FONTE: https://www.blogger.com/blog/post/edit/9077078105882376587/6535699842703689373

Cortou o cabelo e se arrependeu? Há um óleo que o faz crescer depressa

Não desanime!

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Já tentou mudar o visual ou tirar aquelas pontas estragadas e foi correndo para o salão? Pediu para cortarem e minutos depois, da besteira feita, se arrependeu. Adivinhamos, não foi? Respire fundo e não desanime. Umas gotas de óleo de lavanda é tudo o que precisa para que os seus fios cresçam muito mais depressa, segundo um estudo publicado no portal da National Library of Medicine.

Os autores do estudo testaram óleo de lavanda nas costas de ratos de laboratório uma vez por dia, cinco vezes por semana, por um mês. Durante esse período, notaram mudanças no números e na espessura dos folículos pilosos. Também observaram uma melhoria na espessura dérmica, na profundidade do folículo piloso e de tecidos da pele.

Os investigadores lembram que o óleo de lavanda contém acetato de linalil, linalol e geraniol, ativos que se mostram eficazes no relaxamento, crescimento das células e a tratar a alopecia areata -uma doença autoimune pouco conhecida, mas que atingirá cerca de 2% da população mundial.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2053969/cortou-o-cabelo-e-se-arrependeu-ha-um-oleo-que-o-faz-crescer-depressa

A última moda para perder peso inclui um superalimento pouco conhecido

É rico em nutrientes como magnésio, zinco e algumas vitaminas do complexo

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Para maximizar a perda de peso, comece a comer farro, um poderoso legume "antigo, saudável e nutritivo" pouco conhecido, diz a nutricionista Mary Jane Brown ao portal Healthline.

Segundo a especialista, este superalimento tem sabor de noz e pode muito bem ser uma alternativa para quem não gosta de arroz. "Extremamente nutritivo", é uma "excelente fonte de proteínas, fibras e nutrientes como magnésio, zinco e algumas vitaminas do complexo B, que desempenham papéis importantes no corpo", destaca Mary Jane Brown.

O farro é um aliado de quem pretende emagrecer por dispor de "várias propriedades que podem ajudar na perda de peso", garante. Por tratar-se de um alimento rico em fibras - tantas como a quinoa e mais do que o arroz integral e cuscuz -, ajuda a reduzir o apetite e aumenta a sensação de saciedade. Uma porção de 47 gramas deste legume contém 170 calorias.

Este alimento também apresenta um baixo índice glicêmico, ou seja, é digerido mais lentamente, pelo que promove um aumento mais lento do açúcar no sangue e uma libertação constante de energia ao longo do dia", explica a nutricionista.

FONTEhttps://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2053961/a-ultima-moda-para-perder-peso-inclui-um-superalimento-pouco-conhecido

Notificações de zika vírus aumentam no país em relação a 2022

Ministério da Saúde informa que monitora situação

POR AGÊNCIA BRASIL - O número de casos de zika vírus no país subiu 20% de janeiro até o dia 8 de julho de 2023. As notificações passaram de 5.910 para 7.093, na comparação com mesmo período de 2022. A Região Sudeste teve o maior aumento de casos, com percentual de 11,7%.

O Ministério da Saúde informou "que os dados são preliminares e sujeitos a alterações e que a vigilância das arboviroses – o que inclui as infecções causadas pelo vírus zika – é de notificação compulsória, ou seja, todo caso suspeito e/ou confirmado deve ser obrigatoriamente notificado aos serviços de saúde”.

No mês de abril, em meio ao aumento de casos de dengue, zika e chikungunya no Brasil, as arboviroses, o governo federal lançou uma campanha nacional de combate às doenças, transmitidas por um mesmo vetor, a picada do mosquito Aedes aegypti

Na ocasião, o Ministério da Saúde acionou o Centro de Operações de Emergências de Arboviroses (COE) e foram realizadas ações de apoio nos 11 estados com maior número de casos e mortes por dengue e chikungunya. Outra ação foi investimento de R$ 84,3 milhões em compra de inseticida, larvicida, distribuição de kits de diagnóstico e capacitação de profissionais de saúde. 

Em junho, o COE foi desativado após ter sido constatada queda no risco de transmissão das arboviroses em todos os estados. O número de casos notificados de zika vírus caiu 87% entre abril e julho. "Essa queda se deve às ações empenhadas no controle do vetor, às ações promovidas pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde, além de mudanças climáticas que implicam na circulação viral da dengue e chikungunya. Diante disso, considerando o cenário atual, a partir da Semana Epidemiológica (SE) 19, o COE Arboviroses foi desativado. Ainda assim, o Ministério da Saúde vai continuar monitorando o comportamento das arboviroses no Brasil ao longo de todo o ano", informou a pasta na ocasião. 

Sintomas 

Os sintomas mais comuns da zika são: dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos.

Prevenção 

A principal forma de evitar a doença é eliminar os criadouros do mosquito, ou seja, evitar acúmulo de água parada em vasilhas, vasos de plantas e pneus velhos; instalar telas em janelas e portas; usar roupas compridas (calças e blusas) ou aplicar repelente nas áreas do corpo expostas e dar preferência a locais com telas de proteção e mosquiteiros.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2023-08/notificacoes-de-zika-virus-aumentam-no-pais-em-relacao-2022