quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Prefeitura de Aracoiaba realizou I Congresso Municipal da Juventude

Postado por 
ARACOIABA NEWS

Prefeitura de Aracoiaba realizou I Congresso Municipal da Juventude

A Prefeitura de Aracoiaba, em parceria com a secretaria de educação, Fundação WS e Fé Alegria, realizou no último sábado (28), o I CONGRESSO MUNICIPAL DA JUVENTUDE com o tema “ARACOIABA, CIDADE DA JUVENTUDE”.
A proposta do projeto foi promover um espaço pensado e formado pelo jovem, que atendesse suas necessidades e expectativas, trabalhando sua cidadania e garantindo sua inclusão e participação ativa no processo de desenvolvimento de Aracoiaba e do Maciço de Baturité.
O congresso abordou temas contemporâneos de grande relevância para sociedade, teve como finalidade, definir prioridades e políticas de juventude para os próximos dez anos. Na oportunidade foram construídas propostas de ações estratégicas em dez eixos prioritários em dialogo com a gestão do Prefeito Antônio Cláudio.
A leitura feita pela juventude nesta data histórica é de que os impactos sociais promovidos pelas políticas definidas no congresso, feita por jovens apaixonados e com determinação para transformar realidades. Fará de Aracoiaba uma cidade melhor pra se viver.
“O número de pessoas e segmentos representativos superou nossas expectativas. Aqui estão dezenas de jovens sendo instrumento da mudança na sociedade”, ressaltou o Prefeito Antônio Cláudio.
Ruan Silva participou do I Congresso Municipal da Juventude. O estudante afirmou ter ficado muito feliz em contribuir com o desenvolvimento de políticas voltadas para a juventude na cidade. “O jovem quer ser ouvido e o melhor é quando isso acontece nesses momentos institucionais, em um debate consciente e democrático”, complementou.
Durante os próximos meses, será complementado com constantes diálogos através de aproximações com a sociedade civil organizada e do fórum da juventude de avaliação das políticas públicas municipais.
O evento contou com a presença do prefeito Antônio Cláudio, vice-prefeita Maria Valmira, secretários municipais, vereadores, lideranças e cerca de 400 jovens presentes.

LEITURA ORANTE: Jesus sacia a fome do povo

Mt 15,29-37 - Jesus sacia a fome do povo

Saudação
- A todos nós que nos encontramos neste ambiente virtual,
paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, oferecendo o meu trabalho do dia:
Jesus Mestre, eu vos ofereço o meu trabalho
com as mesmas intenções com que pregastes o Evangelho.
Seja tudo, só e sempre, 
para a glória de Deus e a paz dos homens
Jesus Verdade, que todas as pessoas vos conheçam!
Jesus Caminho, que as pessoas sigam vossas pegadas!
Jesus Vida, que todos vivam em vós!
Jesus Mestre, inspirai-me com a vossa sabedoria
para que eu possa transmitir palavras de salvação.
Que meus pensamentos se inspirem no Evangelho,
 e se tornem fontes de vossa luz
a iluminar as pessoas, nossos irmãos.
São Paulo, guiai-me!
Maria, Mãe e Rainha dos Apóstolos, 
que destes ao mundo o Verbo encarnado
abençoai esta minha missão. Amém.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Invoco o Espírito Santo para que esteja comigo nesta Leitura Orante:
A nós descei divina luz, a nós descei divina luz
em nossas almas acendei o amor, o amor de Jesus.
Leio atentamente o texto: Mt 15,29-37
e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
Jesus saiu dali e foi até o lago da Galileia. Depois subiu um monte e sentou-se ali. E foram até Jesus grandes multidões levando coxos, aleijados, cegos, mudos e muitos outros doentes, que eram colocados aos seus pés. E ele curou todos. O povo ficou admirado quando viu que os mudos falavam, os aleijados estavam curados, os coxos andavam e os cegos enxergavam. E todo o povo louvou ao Deus de Israel. Jesus chamou os seus discípulos e disse:
- Estou com pena dessa gente porque já faz três dias que eles estão comigo e não têm nada para comer. Não quero mandá-los embora com fome, pois poderiam cair de fraqueza pelo caminho.
Os discípulos perguntaram:
- Como vamos encontrar, neste lugar deserto, comida que dê para toda essa gente?
- Quantos pães vocês têm? - perguntou Jesus.
- Sete pães e alguns peixinhos! - responderam eles.
Aí Jesus mandou o povo sentar-se no chão. Depois pegou os sete pães e os peixes e deu graças a Deus. Então os partiu e os entregou aos discípulos, e eles os distribuíram ao povo. Todos comeram
 e ficaram satisfeitos; e os discípulos ainda encheram sete cestos com os pedaços que sobraram. 


Refletindo
Jesus se vê diante da multidão de coxos, aleijados, cegos, surdos, mudos, doentes “colocados a seus pés”. O texto diz que “ele curou a todos”. O povo louvou a Deus. O texto dia ainda que há três dias eles estavam com Jesus. E o Mestre diz que tem pena daquela gente. Dia que não quer mandá-los embora pois poderão “cair de fraqueza” pelo caminho. Aqui já nos faz pensar em dois aspectos fortes: a atração de Jesus e a determinação (fé) daquele povo. Outro detalhe comovente: Jesus pensa na fraqueza, na debilidade das pessoas. Enquanto isto, os discípulos pensam de forma bastante material e economista: “Onde encontrar alimento para todos”. E Jesus pensa diferente: “quantos pães vocês têm?” Era preciso agradecer a Deus pelo pouco que tinham e partilhar. Talvez nos faltem, algumas vezes, estas duas atitudes: agradecer a Deus e partilhar o que temos.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
O que o texto me diz no momento? Lamento pelo pouco que tenho ou agradeço a Deus e partilho com os demais o meu “pouco”?
Meditando
Os bispos, na Conferência de Aparecida, disseram: “Também encontramos Jesus, de um modo especial, nos pobres, aflitos e enfermos (cf. Mt 25,37-40), que exigem nosso compromisso e nos dão testemunho de fé, paciência no sofrimento e constante luta para continuar vivendo. Quantas vezes os pobres e os que sofrem realmente nos evangelizam! No reconhecimento desta presença e proximidade e na defesa dos direitos dos excluídos encontra-se a fidelidade da Igreja a Jesus Cristo. O encontro com Jesus Cristo através dos pobres é uma dimensão constitutiva de nossa fé em Jesus Cristo. Da contemplação do rosto sofredor de Cristo neles e do encontro com Ele nos aflitos e marginalizados, cuja imensa dignidade Ele mesmo nos revela, surge nossa opção por eles. A mesma união a Jesus Cristo é a que nos faz amigos dos pobres e solidários com seu destino.”(DAp 257).
Tenho estas atitudes de contemplar o rosto sofredor de Cristo nos pobres e me encontro com ele nos marginalizados ou “descartados”?

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Faço minha oração pessoal e rezo com o bem-aventurado Alberione:
Jesus Mestre,

A tua vida é preceito, caminho,
segurança única, verdadeira, infalível.
O Presépio, Nazaré, o Calvário,
tudo é caminho de amor ao Pai, 
de pureza infinita, de amor às pessoas, 
ao Sacrifício...
Faze com que eu te conheça, 
que eu coloque, a cada momento, 
o meu pé sobre as tuas pegadas.(...)


4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vou agir conforme o Projeto de Jesus Mestre.

Bênção 
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 


Irmã Patrícia Silva, fsp
patricia.silva@paulinas.com.br

FONTE: Leitura Orante da Palavra

4 motivos para comer pão mais vezes na semana

Publicado por: 

pão ainda é visto como vilão das dietas. Mas é bom que se diga que ele não é o responsável pelo ponteiro da balança subir. O que engorda é comer qualquer alimento calórico sem moderação. O Guia Alimentar para a População Brasileira, cartilha referência para nutrição elaborada pelo Ministério da Saúde, recomenda seis porções diárias de alimentos ricos em carboidratos como pães, massas e cereais. O melhor que sejam de farinha integral, ou ainda que tenham nutrientes como o cálcio*.

4 motivos para comer pão mais vezes
4 motivos para comer pão mais vezes / fonte: 
A fama do pão de vilão das dietas faz menos sentido ainda se analisarmos outros alimentos que costumamos escolher para substituir o “temido” pãozinho de padaria. Em comparação a variados alimentos industrializados, como chocolates e bolachas recheadas, o pão costuma conter menos calorias e gorduras.

Outra questão importante é que ele não é apenas fonte de carboidratos, mas também de proteínas e cálcio (como o de leite) e de fibras (como o integral). Evitar o consumo do pão é deixar de ingerir carboidratos que, como já vimos, são importantes para garantir energia e força. Uma dieta pobre em carboidratos pode trazer efeitos indesejados como fraqueza e mal-estar.

Confira 4 motivos para comer mais pão:



1 — Energia garantida no dia a dia

O principal ingrediente de um pão saudável e saboroso é a farinha. Se ela for enriquecida com cálcio, com zero de gordura trans e com baixo nível de gorduras totais, melhor ainda. Há ainda as farinhas enriquecidas com fibras e grãos. Comer um pão no café da manhã ou no lanche é garantia de energia. Nada de cortá-lo radicalmente da sua alimentação, a não ser sob recomendação médica.

► Leia também: Validade dos alimentos: O que devemos saber.


2 — Dá para congelar sem perder as propriedades nutricionais

Outra razão para incluir o pão na sua vida é a facilidade de conservá-lo na geladeira. Dá para congelar o pão e descongelá-lo sem que ele perca as propriedades nutricionais, o seu sabor e textura. Se ele costuma mofar rápido na sua casa, aí vão duas dicas. Se for guardar o pão na geladeira, a dica é manter na parte menos úmida e longe de gotas de água. Mas, se quiser conservar no freezer, separe o pão em porções individuais para evitar que o alimento descongele e congele várias vezes.


LEIA MAIS...

FONTE:  Saúde com Ciência