quarta-feira, 1 de maio de 2019

Perdeu o prazo e não declarou o Imposto de Renda? Saiba o que fazer

Número de declarações enviadas na Bahia superou estimativa da Receita Federal
(Foto: Marina Silva/CORREIO
A Receita Federal recebeu dentro do prazo para entrega 30.677.080 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2019, conforme dados divulgados pelo órgão nesta quarta-feira (1º) - crescimento de 4,8% em relação ao ano passado.

De acordo com o Fisco, a causa provável para o aumento é que mais contribuintes resolveram entregar a declaração dentro do prazo neste ano, que começou em 7 de março e acabou às 23h59min59s de ontem (30).

Na Bahia, foram recebidas 1.224.405 declarações no mesmo período. A quantidade de declarações enviadas na Bahia superou a estimativa inicial do órgão de que 1,2 milhões de declarações seriam enviadas.

Quem perdeu a data limite só poderá enviar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física a partir das 8h de quinta-feira (2). O contribuinte será multado em 1% do imposto devido por mês de atraso (limitado a 20% do imposto total) ou em R$ 165,74, prevalecendo o maior valor. Não será preciso baixar um novo programa. O próprio sistema fará a atualização dos valores na hora de imprimir a guia.

O programa de preenchimento da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2019, ano base 2018, está disponível no site da Receita Federal. Também é possível preencher e enviar o documento por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda para tablets e celulares. Por meio do aplicativo, é possível ainda fazer retificações depois do envio da declaração.

Restituições

O pagamento das restituições começa em 17 de junho e vai até 16 de dezembro, em sete lotes mensais. Quanto antes o contribuinte tiver entregado a declaração com os dados corretos à Receita, mais cedo será ressarcido. Têm prioridade no recebimento pessoas com mais de 60 anos, contribuintes com deficiência física ou mental e os que têm doença grave.
LEIA MAIS EM...