terça-feira, 9 de abril de 2019

Garrafa de água de plástico: perigos da reutilização

Embora seja ambientalmente correto, reutilizar garrafa de água pode trazer danos à sua saúde
..
garrafa de água de plástico pode ser um grande problema ambiental. Isso porque ela é feita a partir do petróleo, uma fonte não renovável, requer energia para sua produção e distribuição, e acaba contaminando o ambiente quando não destinada corretamente para a reciclagem. Ou seja, seus destinos finais acabam sendo lixões, aterros e os mares, com péssimas consequências ambientais. Entenda mais sobre esse tema na matéria: "Prós e contras do plástico para o meio ambiente".

Pensando assim, já que eu utilizei uma garrafa de água, por que não reabastecê-la e usá-la novamente? Essa não seria uma ótima forma de praticar o consumo consciente, já que pouparia a energia necessária para sua reciclagem e ainda evitaria a poluição por plásticos?

LEIA TAMBÉM: Dez dicas para reduzir seu uso de plásticos

Primeiro, se você pensa assim, parabéns! O mundo precisa de mais pessoas como você (mas não esqueça que o ideal é evitar o hábito de comprar a garrafa - há outras opções, como veremos adiante). Infelizmente o reúso não é uma solução muito boa para o problema, já que a garrafa de plástico não é feita para ser reutilizada - tanto é que até mesmo seus fabricantes recomendam seu descarte após o uso.

Um dos principais problemas da reutilização da garrafa de água de plástico é a contaminação bacteriana. Afinal, a garrafa de água é um ambiente úmido, fechado e com grande contato com a boca e as mãos; ou seja, um local perfeito para a proliferação de bactérias.

Um estudo realizado a partir de 75 amostras de água de garrafas de plástico que alunos do ensino básico utilizaram durante meses, sem jamais as lavarem, descobriu que cerca de dois terços das amostras apresentavam níveis bacterianos acima dos padrões recomendados. A quantidade de coliformes fecais (bactérias provenientes das fezes dos mamíferos) foi identificada acima do limite recomendado em dez das 75 amostras estudadas. A garrafa de plástico, se não for lavada, funciona como criadouro perfeito de bactérias, afirma Cathy Ryan, uma das responsáveis pelo estudo.

LEIA MAIS EM...