segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Doze alimentos que ajudam a aliviar sintomas de ansiedade

Tome nota!

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Existem diversas maneiras de lidar com a ansiedade. Muitas pessoas praticam meditação, ioga ou até mesmo algo mais simples. No entanto, além dessas abordagens, é importante resistir aos desejos de consumir alimentos não saudáveis e manter uma dieta equilibrada. Aliás, recentemente, no BestLife, alguns especialistas listaram 12 alimentos que podem ajudar a controlar os níveis de estresse nessas situações. Confira a lista.

Doze alimentos que auxiliam no alívio dos sintomas de ansiedade:

Dozes alimentos que ajudam a aliviar sintomas de ansiedade:  

  • Chocolate amargo; 
  • Sementes de chia; 
  • Sementes de abóbora: 
  • Ovos; 
  • Abacates; 
  • Mirtilos; 
  • Vegetais de folhas verdes escuras como espinafres e couve; 
  • Salmão; 
  • Iogurte; 
  • Lentilhas; 
  • Cúrcuma; 
  • Matcha. 

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2062219/doze-alimentos-que-ajudam-a-aliviar-sintomas-de-ansiedade

Sinais de alerta que indicam que está em risco de diabetes

Esteja atento!

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Você sabia que a diabetes é uma doença metabólica crônica que está associada a várias causas e resulta em alterações que causam um aumento persistente nos níveis de glicose, ou seja, açúcar no sangue? Recentemente, Rav Malik, um especialista em saúde citado pelo DailyMail, listou alguns sinais de alerta que podem indicar que você está em risco de desenvolver diabetes.

Especificamente, o especialista afirma que o corpo desenvolve diversos marcadores de resistência à insulina antes de se tornar diabético. Esses sinais de alerta incluem fissuras na parte de trás do pescoço e inchaço nos pés. Em alguns casos, a pele pode começar a mudar, apresentando marcas e pigmentação ao redor do pescoço e dos nós dos dedos.

Se você sente que a gordura na região abdominal está "dura" e "densa", isso pode indicar que está desenvolvendo resistência à insulina, pois seu corpo está preso no modo de armazenamento, como explica o especialista. Além disso, os pés inchados podem ser um sinal de que seu corpo está retendo água e sua pressão arterial está mais elevada. Isso pode também causar um aumento no tamanho do pescoço, o que pode dificultar o sono e aumentar o risco de apneia do sono.

Por fim, o especialista em saúde destaca que ter braços "flácidos" pode ser um sinal de resistência à insulina.

É essencial que qualquer pessoa que suspeite estar em risco ou apresente sintomas relacionados à diabetes procure orientação médica para um diagnóstico preciso e um plano de cuidados adequado. Além disso, manter um estilo de vida saudável com uma dieta equilibrada, atividade física regular e acompanhamento médico são medidas importantes na prevenção e no manejo da diabetes.

FONTEhttps://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2062991/sinais-de-alerta-que-indicam-que-esta-em-risco-de-diabetes

Médico revela qual a melhor hora para treinar e queimar mais gordura

Tem algum palpite?

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Fazer exercícios em diferentes momentos do dia pode ter vantagens específicas dependendo dos objetivos de cada pessoa. Por exemplo, para aqueles que desejam queimar mais gordura, é recomendável fazer exercícios logo pela manhã, antes do café da manhã, de acordo com Michael Mosley, médico e autor de vários livros, em seu blog Fast800.

Ele explica que há evidências sugerindo que o exercício em jejum de manhã pode resultar em uma maior queima de gordura.

No entanto, Mosley também menciona as vantagens de realizar exercícios no final do dia, pois isso pode contribuir para melhorar a resistência e o desempenho.

O médico compartilha sua abordagem pessoal, na qual combina ambos os benefícios. Pela manhã, ele realiza exercícios de força, como flexões e agachamentos, e mais tarde pratica exercícios aeróbicos, como andar de bicicleta ou fazer caminhadas.

FONTEhttps://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2063002/medico-revela-qual-a-melhor-hora-para-treinar-e-queimar-mais-gordura

VEJA OS VÍDEOS:

1. Caminhando no Polo em Aracoiaba

2. CAMINHANDO PELA MANHÃ NO PÓLO DE LAZER DE ARACOIABA

3. CORRENDO NO POLO DE LAZER DE ARACOIABA

Ferroviário é campeão da Série D do Brasileiro 2023

Gol do artilheiro veterano Ciel garante 2 a 1 e a taça

POR AGÊNCIA BRASIL - O Ferroviário é campeão da Série D do Campeonato Brasileiro de 2023. Jogando no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, o time da casa fez 2 a 1 na Ferroviária, de Araraquara, e ficou com a taça do torneio na tarde deste sábado (16). A partida foi exibida ao vivo pela TV Brasil. Os gols do jogo foram marcados por Deizinho e Ciel para os vitoriosos e Vitor Barreto para o time de São Paulo.

Depois de fazer a melhor campanha durante todo torneio e chegar invicto à decisão, o Tubarão da Barra precisava vencer por qualquer placar para ficar com a taça e conquistar a quarta divisão nacional pela segunda vez (a primeira foi em 2018). A Ferroviária também dependia de uma vitória simples para conquistar o primeiro título nacional da história, já que a partida de ida, disputada em Araraquara, acabou com o placar de 0 a 0.

No embalo dos aproximadamente 15 mil fanáticos torcedores do Ferrão, o time da casa partiu para cima logo no início do jogo e abriu o placar. Depois de receber um passe de Ciel, Deizinho mandou para a rede.

O time visitante mostrou força e empatou o jogo aos 38 minutos da primeira etapa. Vitor Barreto chutou colocado e deixou tudo igual.

Só que, logo aos 6 minutos do segundo tempo, o faro do artilheiro prevaleceu. Às vésperas de completar 42 anos, Ciel apareceu sozinho na área para completar o cruzamento e definir o placar: Ferroviário 2 a 1. Este foi o décimo segundo gol do centroavante no torneio e o vigésimo segundo dele na temporada.

Depois, foi só festa. Com uma campanha de 15 vitórias e 9 empates em 24 jogos, o Ferroviário se sagrou bicampeão da Série D de forma invicta.

Ao lado do Tubarão da Barra, garantiram acesso à Série C em 2024 a Ferroviária, vice-campeã, o Caxias-RS e o Athletic-MG.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/esportes/noticia/2023-09/ferroviario-e-campeao-da-serie-d-do-brasileiro-2023

São Paulo vence Flamengo na partida de ida da final da Copa do Brasil

Calleri faz gol e dá vantagem do empate para Tricolor no Morumbi

POR AGÊNCIA BRASILO São Paulo ganhou do Flamengo por 1 a 0 na tarde deste domingo (17), na primeira partida da final da Copa do Brasil de 2023. O jogo foi disputado no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro.

Apesar de a imensa maioria dos mais de 67 mil torcedores ter sido rubro-negra, quem se sentiu em casa nos primeiro 45 minutos foi o São Paulo. Melhor postado em campo, o Tricolor dominou o jogo e teve, no mínimo, três grandes chances antes de abrir o marcador com o artilheiro argentino Calleri. O centroavante aproveitou o cruzamento perfeito de Nestor e mandou de cabeça para o fundo da rede carioca aos 45 minutos da etapa inicial.

No segundo tempo, o Flamengo melhorou com a entrada do meia Éverton Ribeiro. Os donos da casa chegaram a levar perigo em algumas oportunidades. A principal delas apareceu em uma cabeceada do centroavante Pedro. Pablo Maia, bem posicionado, afastou o perigo praticamente em cima da linha.

Mas, mesmo jogando mais recuado do que a etapa inicial, o São Paulo também teve algumas boas oportunidades no segundo tempo. A maior delas surgiu com Alisson. O meia tricolor recebeu de Lucas Moura, driblou alguns adversários e bateu da entrada da área. A bola saiu mascada, mas passou com perigo ao lado da trave esquerda do goleiro Matheus Cunha.

A partida de volta será disputada no estádio Morumbi, em São Paulo, no próximo domingo (24). Para ficar com o título inédito, a equipe paulista pode até mesmo empatar o jogo. Se quiser faturar o pentacampeonato, o Flamengo precisará vencer o jogo por dois gols de diferença, ou ganhar pela vantagem mínima e superar o rival nos pênaltis.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/esportes/noticia/2023-09/sao-paulo-vence-flamengo-na-partida-de-ida-da-final-da-copa-do-brasil

Veja a linha do tempo do Programa Nacional de Imunizações

PNI completa 50 anos nesta segunda-feira (18)

POR AGÊNCIA BRASILA criação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) partiu de estratégias bem-sucedidas que eliminaram a varíola do Brasil dois anos antes, em 1971. Seu fortalecimento com campanhas de grande porte, na década de 1980, também venceu a poliomielite, em 1989. Mas a robustez e a capilaridade conquistadas pelo programa, que hoje tem quase 40 mil salas de vacina, vieram principalmente com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), a redemocratização do Brasil e a Constituição de 1988.

O coordenador do PNI, Éder Gatti, conta que foi o direito universal à saúde estabelecido pelo SUS que levou a vacinação de rotina a todos os brasileiros, permitindo um controle ainda mais amplo de doenças infecciosas.

"O programa ganhou muita força com as campanhas contra a pólio, mas se consolidou mesmo na rotina ao longo dos anos 1990, quando teve um índice de altas coberturas vacinais. Isso fez com que várias doenças deixassem de existir no território nacional. Não temos casos de pólio desde 1989, não temos rubéola congênita. A meningite, a coqueluche e o sarampo estão controlados. Tudo isso graças ao PNI."

SAIBA MAIS...