sexta-feira, 14 de junho de 2024

Sintomas da Covid-19 mudaram? Agora, estes são os mais comuns

Desde o início da pandemia, o vírus mudou e os sintomas também

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - No início da pandemia, a perda do paladar e do olfato, a febre alta e a falta de ar eram os sintomas mais comuns da Covid-19. No entanto, com o surgimento de novas variantes do vírus SARS-CoV-2, esses sintomas não são mais tão frequentes.

Segundo o infectologista e professor universitário Leonardo Weissmann, os sintomas mais comuns relatados por doentes com Covid-19 atualmente são parecidos com os de uma gripe ou constipação, o que pode dificultar o diagnóstico.

"Pode ser difícil saber só pelos sintomas se é Covid-19 ou não. Daí a importância da realização do teste", diz Weissmann.

O infectologista recomenda que o teste seja feito nos primeiros três a cinco dias dos sintomas, quando a carga viral é mais alta. Mesmo sem sintomas, se você tiver contato com alguém positivo, também é recomendado fazer o teste, pois a infecção pode ocorrer antes das manifestações aparecerem.

Sintomas mais comuns da Covid-19

De acordo com Weissmann, os sintomas mais comuns da Covid-19 atualmente são:

Febre ou calafrios;
Tosse seca e persistente;
Cansaço;
Dor de garganta;
Dores de cabeça;
Dores musculares em todo o corpo;
Pingo no nariz;
Náusea/vômito;
Diarreia.
Outros sintomas possíveis

Além desses sintomas, também são possíveis outros, como:

Fadiga;
Perda de apetite;
Dificuldade para respirar;
Dor no peito;
Erupção cutânea;
Conjuntivite;
Perda de paladar;
Perda de olfato.
O que fazer se você apresentar sintomas

Se você apresentar algum dos sintomas da Covid-19, é importante procurar um médico para realizar o teste e iniciar o tratamento adequado.

FONTEhttps://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2104257/sintomas-da-covid-19-mudaram-agora-estes-sao-os-mais-comuns

Esfregar os olhos pode causar ceratocone? Mito ou verdade?

Veja o que diz o especialista em Ceratocone da Oftalmologia do Hospital Felício Rocho,  Marina Velloso

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Quantas vezes você já se pegou esfregando os olhos por cansaço, coceira ou pelo alívio momentâneo que parece tão reconfortante? Esse hábito comum, presente na rotina de muitas pessoas, pode ter consequências que vão além do desconforto imediato. “Durante o Junho Violeta, mês dedicado à conscientização sobre o ceratocone, é fundamental esclarecer se essa prática aparentemente inofensiva pode realmente causar essa doença ocular”, afirma a especialista em Ceratocone da Oftalmologia do Hospital Felício Rocho,  Marina Velloso.

O que é Ceratocone?

Segundo a médica, trata-se de uma doença ocular que provoca a deformação da córnea, a camada transparente e protetora do olho. Essa condição faz com que a córnea fique mais fina e assuma um formato cônico, o que compromete a visão e pode causar astigmatismo e miopia. Segundo dados do Ministério da Saúde, a enfermidade atinge cerca de 150 mil pessoas por ano no Brasil e pode afetar ambos os olhos de maneira assimétrica. Em casos avançados, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica para corrigir a deformidade ou até mesmo o transplante de córnea.

Esfregar os olhos um hábito prejudicial

Segundo especialistas, esfregar os olhos de forma intensa e frequente pode, de fato, contribuir para o desenvolvimento do ceratocone. 

“Quando esfregamos os olhos, aplicamos uma pressão excessiva na córnea, o que pode provocar microlesões e enfraquecimento dessa estrutura. Em indivíduos geneticamente predispostos, esse trauma repetitivo pode acelerar a progressão do ceratocone”, explica Marina Velloso.

Medidas preventivas

Evite esfregar os olhos: se sentir coceira ou irritação, lave-os com soro fisiológico ou use colírios (lubrificantes e/ou antialérgicos) prescritos por um oftalmologista.

Use óculos de proteção: em ambientes com muita poeira ou exposição a alérgenos, utilize óculos de proteção para evitar irritações.

Consultas regulares ao oftalmologista: faça check-ups regulares para monitorar a saúde dos seus olhos e detectar precocemente qualquer alteração.
“É verdade que esse hábito, aparentemente inofensivo de coçar os olhos, pode trazer sérias consequências para a saúde ocular. Então, mantenha os cuidados necessários e, ao menor sinal de desconforto ou alteração na visão, procure um especialista. A prevenção é sempre o melhor caminho para manter a saúde dos seus olhos em dia!”, conclui a especialista. 

Junho Violeta: mês de Combate ao Ceratocone

O Junho Violeta é uma campanha dedicada à conscientização sobre o ceratocone. Durante todo o mês, profissionais da saúde e diversas organizações promovem ações educativas para alertar a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado dessa doença ocular que afeta a qualidade de vida de milhares de pessoas.

FONTEhttps://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2161476/esfregar-os-olhos-pode-causar-ceratocone-mito-ou-verdade

Se nunca limpou o chão com sal e pasta de dentes, comece já!

Nem imagina o poder que esta simples mistura tem 

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Ainda usa detergente para lavar o chão? O site 'Informe Brasil' compartilhou um truque que vai deixar o piso de sua casa muito mais limpo e perfumado. O melhor de tudo: o processo demora menos de 10 minutos.

É fácil. Basta colocar um litro de água morna num balde, adicionar duas colheres de sopa de sal e uma colher de sopa de pasta de dentes. Neste último caso, é preferível optar por uma pasta de dente branca para evitar manchar o chão.

Misture tudo muito bem. Depois, molhe um pano na mistura. Torcer bem, para retirar o excesso de líquido, e focar nas áreas mais sujas e manchadas, deixando a misturar atuar durante uns 10 a 15 minutos. Por fim, basta enxaguar e pronto.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2162446/se-nunca-limpou-o-chao-com-sal-e-pasta-de-dentes-comece-ja