terça-feira, 5 de dezembro de 2023

RIO ARACOIABA E RIO CANDEIA SE JUNTANDO

RIO ARACOIABA E RIO CANDEIA SE JUNTANDO

➽SE INSCREVA
➽ATIVE O SININHO DAS NOTIFICAÇÕES
➽DEIXE SEU LIKE
Uma Pequena Viagem Pelas Águas do Rio Candeia até o Rio Aracoiaba
O rio Aracoiaba é um rio brasileiro localizado no maciço de Baturité, estado do Ceará.
Suas fontes localizam-se nos municípios de Aracoiaba (riachos da Carnaua e Oiticica), Baturité (rio Putiú e riachos Supriano e Mucunã), Guaramiranga (riacho Sinimbu), Mulungu (riacho Santa Clara), Pacoti (riacho Pilar) e Redenção (riachos Corrente, Salgado e do Susto). O Aracoiaba deságua no rio Choró, no município de Aracoiaba. Na cidade de Baturité ele recebe a águas do rio Putiú, seu principal afluente. Durante o percurso, suas águas são barradas por dois açudes: Tijuquinha e Aracoiaba.

VÍDEOS EM ALTA NO CANAL JOSENI DE LIMA:

Registro de vacina contra bronquiolite é aprovado pela Anvisa

Este é o primeiro imunizante do gênero registrado no país

POR AGÊNCIA BRASILA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (4), o registro de uma vacina indicada para a prevenção da doença do trato respiratório inferior causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR). Trata-se do principal vírus causador de bronquiolite. O imunizante aprovado é registrado como Arexvy, produzido pela empresa GlaxoSmith Kline.

A vacina foi aprovada pela Anvisa para uso em adultos com 60 anos de idade ou mais. Ela é aplicada de forma intramuscular, em dose única. Ainda de acordo com a agência, a tecnologia utilizada para a vacina é de proteína recombinante, quando uma substância semelhante à presente na superfície do vírus é fabricada na indústria e utilizada para estimular a geração de anticorpos, responsáveis pela imunidade.

"O pedido de registro do medicamento foi enquadrado como prioritário, nos termos da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 204/2017, por se tratar de condição séria debilitante. Além disso, é uma doença de grande impacto público, principalmente pela faixa etária atingida, que possui grande índice de hospitalizações causadas por infecção pelo VSR", destacou a Anvisa, em nota.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2023-12/registro-de-vacina-contra-bronquiolite-e-aprovado-pela-anvisa

Um em cada quatro pontos Wi-Fi grátis pode colocar dados de usuários em risco

Um em cada quatro pontos Wi-Fi grátis pode colocar dados de usuários em risco

Por Olhar Digital - Um estudo divulgado pela Kaspersky Lab nesta segunda-feira, 5, mostra que um em cada quatro pontos de acesso Wi-Fi pode colocar as informações dos usuários em risco. A pesquisa analisou dados de mais de 31 milhões de pontos no mundo todo.

A empresa constatou que 25% das redes não usam nenhum tipo de criptografia ou senha. Assim, todo o tráfego transmitido, incluindo mensagens e documentos pessoais, pode ser interceptado por criminosos. 3% dos pontos de acesso usam o protocolo WEP, que pode ser decifrado em minutos por quem não possui grandes conhecimentos na área para criptografar dados. É importante lembrar, no entanto, que mesmo usando um protocolo seguro a rede pode ser interceptada, dependendo da força de sua senha.

Os 20 países com maior porcentagem de redes inseguras, segundo a Kaspersky, são destinos turísticos, como Estados Unidos, França e Tailândia. Portanto, quem viaja e depende desse tipo de conexão deve ficar atento.

"Recomendamos que todos os usuários fiquem alertas ao se conectar a redes Wi-Fi. Não usem pontos de acesso sem senha, nem pontos de acesso públicos para realizar atividades de alto risco, como transações bancárias, fazer compras on-line, se logar em sites ou transferir informações confidenciais. A interceptação desse tipo de tráfego por terceiros pode acarretar problemas sérios, inclusive prejuízos financeiros. E, claro, recomendamos enfaticamente o uso de outras medidas para proteger o tráfego, como a tecnologia de rede virtual privada", afirma Denis Legezo, especialista em antivírus da Kaspersky Lab.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2016/12/05/noticias/um-em-cada-quatro-pontos-wi-fi-gratis-pode-colocar-dados-de-usuarios-em-risco/

O Que Fazer Para Baixar a Pressão Alta?

A hipertensão é um problema de saúde que pode levar a doenças mais graves como derrames e paradas cardíacas. Saiba mais sobre o que é a pressão alta e como ela pode ser prejudicial para o organismo. Veja também dicas importantes para diminuir a pressão.

POR RECEITA NATURAL - A hipertensão ou pressão alta é um problema relacionado com força que o sangue exerce sobre as artérias ao circular pelo corpo. No processo circulatório, o sangue é bombeado pelo coração para irrigar todas as partes do organismo. Devido a vários fatores, a pressão que ele faz contra os vasos sanguíneos pode se tornar maior, o que compromete diversas funções do organismo.

O problema pode aparecer em pessoas de todas as idades, independente do sexo. Os pacientes que sofrem com a hipertensão estão mais propensos a apresentarem problemas vasculares, como derrames e paradas cardíacas. Por isso, o ideal é que a pressão alta possa ser tratada para evitar que o surgimento de problemas relacionados a ela.

Como diminuir a pressão arterial?

Quando a hipertensão é diagnosticada, o médico fará a indicação do medicamento mais adequado para controlar o problema. No entanto, o uso de remédio não é suficiente para controlar a pressão alta. O paciente também deverá promover mudanças nos hábitos cotidianos para manter a pressão controlada. Veja as dicas!

Reduza o Uso de Sal

Nós brasileiros temos o terrível hábito de abusar do sal. Isso faz com que o consumo de sódio se eleve, causando um aumento da pressão arterial.

Pessoas saudáveis devem consumir no máximo 2300 mg por dia de sal. Já para quem tem mais de 50 anos ou apresenta algum problema de saúde, essa indicação cai para 1500 mg diários. A dica para reduzir o consumo de sal é sempre cozinhar os alimentos em casa. Utilize outros temperos como alho, cúrcuma ou pimenta caiena, que ajudam a controlar a pressão, para substituir o uso do sal.

Tenha uma Alimentação Saudável

A dieta dos hipertensos deve ser balanceada para ajuda no controle da pressão.

O consumo de grãos integrais, vegetais, frutas e poucas gorduras é fundamental para diminuir a pressão alta. No entanto, não espere que essas mudanças na alimentação diminuam a pressão instantaneamente. O processo de redução é lento e precisa ser acompanhado de outras medidas para surtir efeito.

Beba Leite Desnatado

O leite pode ajudar na redução da pressão, mas precisa ter baixas quantidades de gordura.

Por conter sódio, potássio e vitamina D, a bebida contribui para a boa circulação do sangue. No entanto, o ácido palmítico encontrado no leite integral comprime as veias e artérias, aumentando a pressão. O ideal, portanto, é apostar no leite e seus derivados desnatados e sem exageros.

LEIA MAIS EM...
https://receitanatural.com/dicas/o-que-fazer-para-baixar-a-pressao-alta/

Uso excessivo de dispositivo digital afeta desempenho de alunos

Quem passa de 5 a 7 horas nesses aparelhos teve pontuação menor

POR AGÊNCIA BRASILO relatório do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) de 2022, divulgado nesta terça-feira (5) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mostra que alunos usuários de smartphones e outros dispositivos digitais de cinco a sete horas por dia tiveram pontuação menor nos testes.

“Na média nos países da OCDE, os estudantes que passam até uma hora por dia na escola em dispositivos digitais para lazer obtiveram 49 pontos a mais em matemática do que os alunos cujos olhos ficavam grudados nas telas entre cinco e sete horas por dia, depois de levar em conta o perfil socioeconômico dos alunos e das escolas”, informa o relatório.  

Aplicado a cada três anos, o Pisa avalia os conhecimentos dos estudantes de 15 anos de idade nas três disciplinas. No total, 690 mil estudantes de 81 países fizeram os testes em 2022. A edição teve como foco o desempenho em matemática.

Distração 

Cerca de 65% dos estudantes afirmaram que ficaram distraídos nas aulas de matemática por estar usando celular e outros dispositivos, como tablets e laptops.  

No Brasil, esse percentual chegou a 80%, assim como na Argentina, no Canadá, Chile, na Finlândia, Letônia, Mongólia, Nova Zelândia e no Uruguai. 

Outros 59% relataram que a distração foi causada por colegas estarem usando os dispositivos. “Alunos que relataram se distrair com outros alunos usando dispositivos digitais, na maioria, ou em todas as aulas de matemática obtiveram 15 pontos a menos nos testes de matemática do Pisa do que aqueles que mal experimentaram essa experiência. Isso representa o equivalente a três quartos do valor de um ano de educação, depois de contabilizados os alunos e o perfil socioeconômico das escolas”, aponta o relatório. 

Em países como o Japão e a Coreia, o nível de distração relatado pelos alunos foi de 18% e 32%, respectivamente. As nações estão entre as melhores colocadas no Pisa, com pontuações acima da média da OCDE.

Desafio

O relatório reconhece que o uso de celular em escola tem sido um tema controverso e desafiador para os gestores de educação nos país. 

A recomendação não é abandonar esses dispositivos no processo de aprendizagem. Mas que as escolas promovam a interação entre a tecnologia e o aprendizado, porém minimizem o tempo de uso para evitar desvio de atenção, bullying nas redes sociais e exposição da privacidade dos estudantes.  

Nos países da OCDE, 29% dos alunos responderam que utilizam smartphone várias vezes ao dia e 21% usam quase diariamente ou diariamente na escola. 

Conforme o relatório, em 13 países, mais de dois terços dos alunos vão a escolas onde a entrada e o uso de celular não são permitidos. Nessas nações, identificou-se que o percentual de distração em sala de aula é menor, entretanto os jovens não apresentaram uso mais responsável dos aparelhos.  

“Parece que as escolas podem proibir os telefones, mas nem sempre é aplicado de forma eficaz. Curiosamente, os alunos em escolas com proibição de telefone em alguns países eram menos propensos a desligar as suas notificações de redes sociais e aplicativos ao dormir. Uma explicação é que a proibição de celulares nas escolas pode fazer com que os alunos sejam menos capazes de adotar um comportamento responsável em relação ao uso do telefone”, diz o relatório.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2023-12/pisa-uso-excessivo-de-dispositivo-digital-afeta-desempenho-de-alunos