quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Feriados em Fortaleza e no Ceará em 2024; confira as datas

Um feriadão nacional e um estadual cairão na mesma semana para os cearenses. Próximo ano também é o primeiro em que Dia da Consciência Negra será feriado no estado.

POR G1 CE O Ceará terá cinco feriadões em 2024, com a possibilidade de prolongar os feriados da sexta ou da segunda com o fim de semana. Os meses mais promissores para quem planeja viagens ou um descanso são os de março e novembro. O Ceará vai ter até uma semana de feriadões emendados.

Em março, uma sequência de dois feriadões acontece perto da Semana Santa. Isso porque a Data Magna do Ceará, celebrada no dia 25 de março, vai cair numa segunda-feira. No fim da mesma semana já será a celebração da Paixão de Cristo, na sexta-feira do dia 29 de março.

Quem conseguir emendar, pode ainda aproveitar o feriado de São José, padroeiro do estado. A data é celebrada no dia 19 de março, que vai ser uma terça-feira em 2024.

Para quem mora em Juazeiro do Norte, o ano terá um feriadão adicional: o dia da emancipação do município é celebrado no dia 22 de julho e cairá numa segunda-feira.

O mês de novembro também traz alguns dias de folga. Com a lei sancionada em dezembro, o Dia da Consciência Negra será feriado pela primeira vez no Ceará. A data vai cair no meio da semana: 20 de novembro será uma quarta-feira.

No mesmo mês, a Proclamação da República cairá numa sexta-feira e garantirá mais um feriadão.

Confira os feriados e pontos facultativos para 2024 em Fortaleza e no Ceará:

CONTINUE LENDO...

Abusou na passagem de ano? Cinco dicas preciosas para desinchar

A nutricionista Ana Rita Campos ensina-o a voltar à sua forma habitual

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Abusou na noite de passagem de ano? Pois bem, depois de um longo período de festas, com mesas fartas pelo meio, não deixe para amanhã o que pode começar a remediar já hoje.

Na rede social Instagram, a nutricionista Ana Rita Campos enumerou uma mão cheia de dicas de ouro que irão ajudá-lo a desinchar:
 

1- Aumente o consumo de água e chás

Multiplique 35 mililitros pelo seu peso. É quantidade de água que deve consumir diariamente. Se não é apreciador de água, os chás diuréticos (cavalinha, hibisco, carqueja e verde) também ajudam a eliminar o excesso de sódio.

2- Reduza o consumo de alimentos ricos em sódio

Alimentos processados, 'fast food' e enlatados contribuem para a retenção de líquidos.

3- Aposte em alimentos anti-inflamatórios

O gengibre, o abacaxi, o açafrão e peixes ricos em ômega-3 podem ajudar a reduzir a inflamação e o inchaço.

4- Consuma alimentos diuréticos

Pepino, melancia, abacaxi e chás de ervas ajudam a eliminar o excesso de líquidos do corpo.

5- Pratique atividade física

Ajuda na circulação e a eliminar os líquidos retidos.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2099881/abusou-na-passagem-de-ano-cinco-dicas-preciosas-para-desinchar

Será falta de vitamina E? Três sintomas comuns

Esteja atento!

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - A vitamina E é um nutriente essencial para a saúde do corpo, sendo importante para a visão, a reprodução, a saúde do sangue, do cérebro e da pele.

Ela pode ser encontrada em alimentos como óleo de canola, azeite, margarina, amêndoas, amendoins, carnes, laticínios e vegetais de folhas verdes.

Quando não consumimos vitamina E suficiente, o corpo pode manifestar alguns sinais, como:

Dificuldade de equilíbrio e quedas mais frequentes: a vitamina E é importante para a saúde dos nervos, que controlam o equilíbrio e a coordenação motora.

Dores nos nervos: as dores nos nervos são frequentemente descritas como queimação, pontadas ou dor aguda. A vitamina E é importante para proteger os nervos contra danos.

Dores musculares: a vitamina E é importante para a saúde dos músculos.

Se você apresenta algum desses sinais, é importante consultar um médico para avaliar a sua situação.

Algumas dicas para aumentar a ingestão de vitamina E:

Inclua alimentos ricos em vitamina E na sua dieta, como óleo de canola, azeite, margarina, amêndoas, amendoins, carnes, laticínios e vegetais de folhas verdes.

Tome um suplemento de vitamina E, mas apenas sob orientação médica.

A vitamina E é um nutriente importante para a saúde geral do corpo. Consumir alimentos ricos em vitamina E ou tomar um suplemento pode ajudar a prevenir a falta desse nutriente e seus possíveis sintomas.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2084771/sera-falta-de-vitamina-e-tres-sintomas-comuns

Quer 'largar' o álcool? Veja os (convincentes) benefícios

Quando para de beber álcool começa a sentir os benefícios em apenas 24 horas. Sabia?

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Já ouviu falar do desafio 'dry january'? Implica evitar completamente as bebidas alcoólicas e, felizmente, tem múltiplos benefícios para a saúde. Levam uns dias para o corpo conseguir inverter alguns dos efeitos mais nocivos do álcool a longo e curto prazo. Stephen Hannan, o diretor de serviços clínicos da Optical Express, citado na Hello!, explica tudo o que deve saber acerca disto. 

Em 24 horas 

Normalmente, "o consumo de álcool aumenta os níveis de açúcar no sangue, o que pode levar a uma visão turva, uma vez que provoca o inchaço das lentes dos olhos, reduzindo a sua capacidade de ver".

Depois de apenas 24 horas sem álcool, "os níveis de açúcar no sangue normalizarão e qualquer problema de visão volta ao normal, banindo os 'óculos de cerveja'". 

Depois de uma semana 

Quando consume muito álcool, ao longo de múltiplos dias, o seu corpo fica desidratado. Porquê? Infelizmente, o álcool tem um efeito diurético, "o que significa que perde líquidos através da transpiração e de idas frequentes ao banheiro".

Por isso, após "uma semana de abstinência de álcool, o seu corpo reverterá os efeitos da desidratação e os níveis normais de hidratação serão mantidos, desde que beba água frequentemente ao longo do dia".

Em duas semanas 

Depois de cortar o álcool, em apenas duas semanas, "a tensão arterial começa a baixar e a normalizar". Consegue ainda "notar uma leve perda de peso à medida que elimina as calorias vazias, o que contribuirá para baixar a sua tensão arterial", acrescenta.

Dentro de três a quatro semanas

Quando estiver quase cumprindo um mês sem álcool, o seu fígado estará mais saudável, "uma vez que este elimina o excesso de gordura e a sua função completa é restaurada após a abstinência", explica. 

Dentro de um mês

Depois de "um mês sem álcool, os glóbulos vermelhos do seu corpo terão começado a renovar-se, resultando num melhor fluxo sanguíneo e fornecimento de oxigênio aos seus órgãos e olhos". Isto ajuda "a prevenir doenças e danos como o glaucoma e a degeneração macular".

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2100037/quer-largar-o-alcool-veja-os-convincentes-beneficios

Azeite: as doenças graves que este ingrediente comum ajuda a prevenir

Conheça alguns dos benefícios do azeite!

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - O azeite é uma gordura saudável que pode ser usada em uma variedade de pratos. É um componente importante para reforçar as membranas celulares, incluindo os neurônios. Também ajuda a diminuir a absorção do colesterol pelo corpo, baixar a pressão arterial e prevenir o câncer.

Azeite

Benefícios do azeite para a saúde:

Previne o Alzheimer:

O azeite é rico em antioxidantes que podem ajudar a proteger as células do cérebro do dano.

Reduz o colesterol:

O azeite ajuda a diminuir a absorção do colesterol LDL (ruim) pelo corpo.

Previne a hipertensão:

O azeite ajuda a baixar a pressão arterial, o que pode reduzir o risco de doenças cardíacas e derrame.

Previne o câncer:

O azeite é considerado um alimento anti-inflamatório, que pode ajudar a proteger as células do dano causado pelos radicais livres.

Evita a obesidade:

O azeite pode ajudar a controlar as células relacionadas com a inflamação, o que pode levar ao ganho de peso.

O azeite é uma gordura saudável que pode oferecer uma variedade de benefícios para a saúde. É uma boa opção para incluir em sua dieta.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2077175/as-doencas-graves-que-este-ingrediente-comum-ajuda-a-prevenir

Campanha Janeiro Branco alerta para saúde mental e emocional

Programa visa a prevenir doenças decorrentes do estresse

POR AGÊNCIA BRASILCriar uma cultura de cuidado emocional, proporcionando informações e apoio para indivíduos, famílias, instituições e comunidades em geral, é a proposta da campanha Janeiro Branco, que visa a alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população a partir da prevenção de doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. 

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lembra que também entram no rol transtornos de humor, esquizofrenia e transtorno bipolar que, muitas vezes, fazem com que as pessoas se tornem impossibilitadas (temporária ou permanentemente) de exercer suas funções laborais. A concessão de benefícios, no entanto, está sujeita a critérios específicos.  

O benefício por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença, é concedido a pessoas que estão temporariamente incapacitadas para o trabalho em razão de doença mental. Já o benefício por incapacidade permanente, antiga aposentadoria por invalidez, é concedido a pessoas permanentemente incapacitadas para o trabalho por causa de doença mental. 

Para solicitar o benefício ao INSS, é preciso agendar a perícia médica no aplicativo, no site ou pelo telefone 135. No dia do atendimento, é necessário apresentar documentos médicos (atestados, relatórios, exames) e documentos pessoais. É importante ressaltar que o perito médico é quem irá avaliar se o trabalhador tem direito ao benefício. 

Caso o benefício seja concedido, o trabalhador receberá uma carta de concessão de começa a receber na agência bancária em que o INSS depositar o valor. Após receber o primeiro pagamento, o beneficiário pode alterar a agência bancária de recebimento. 

Cuidados com a saúde mental 

O INSS destaca que um dos primeiros passos para cuidar da saúde mental é ter cautela com as expectativas. É importante estabelecer metas tangíveis, com prazos mais curtos, ou metas divididas em etapas. Também não é necessário esperar uma época específica, como dezembro ou janeiro, para traçar planos ou avaliar o percurso. 

“Criar metas que impliquem mudanças de vida, rotina ou hábitos, sem o devido planejamento ou sem considerar as possibilidades reais e os recursos necessários, pode torná-las inatingíveis, gerando frustração e, consequentemente sofrimento emocional”. 

O instituto alerta ainda que ter uma atitude de autocobrança exagerada nesta época do ano pode dificultar o reconhecimento dos esforços e conquistas ao longo dos meses subsequentes. “O ideal é que o exercício de auto-observação seja cotidiano e realizado com generosidade e auto-acolhimento”. 

“É natural que os acontecimentos, por vezes, não ocorram como esperado ou que as prioridades mudem no meio do caminho. Nesse caso, é fundamental reconhecer as qualidades, habilidades e recursos internos para lidar com as adversidades e, se necessário, ‘reprogramar a rota’”. 

Outra boa estratégia é manter consciência sobre os sentimentos. “Identificar as emoções é fundamental para fazer mudanças em direção ao bem-estar, já que elas têm a função de comunicar sobre os gostos e necessidades individuais. Assim, ao reconhecer as emoções e o fluxo de pensamentos que as acompanham, é possível determinar de forma mais consciente o modo de agir e lidar com situações diversas”. 

“Dê atenção ao momento presente. Pensar constantemente em coisas que já aconteceram ou poderão acontecer é grande desencadeador de angústia. Portanto, é importante focar nas ações possíveis, naquilo que está no controle e aproveitar as experiências atuais.” 

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2024-01/campanha-janeiro-branco-alerta-para-saude-mental-e-emocional

Alistamento Militar 2024 irá até 30 de junho: Alistamento Online

O cadastro pode ser feito no site: Alistamento Militar Online

Descrição

Neste serviço é possível realizar o alistamento militar pela internet

Prazo

O alistamento militar deve ser realizado por todo brasileiro, do sexo masculino, no período do primeiro dia útil de janeiro até o último dia útil do mês de junho do ano em que o jovem completar 18 anos.

Para obter mais informações o munícipe também pode comparecer à Junta de Serviço Militar da cidade, localizada na Rua Santos Dumont,180, Centro (Casa do Cidadão).

Serviço

Junta de Serviço Militar de Aracoiaba

Rua Santos Dumont, 180, Centro (Casa do Cidadão)

Telefone(85) 99410-6622

SAIBA MAIS EM: 

Vídeo: Thiago Campêlo, Prefeito de Aracoiaba, Inaugura a Casa do Cidadão

CASA DO CIDADÃO DE ARACOIABA, em um novo endereço: Rua Santos Dumont, 180 Centro - Aracoiaba/CE VIZINHO A FARMÁCIA ALBUQUERQUE Em 30/01/2023 #Casadocidadao #aracoiaba #JuntaDeServicoMilitar Quarta-feira, 11 de março de 2020 Falando sobre a Casa do Cidadão em Aracoiaba, quando de sua inauguração. Casa do Cidadão, localizada na Rua Santos Dumont, 111, Centro de Aracoiaba. OUVIDORIA: Dúvidas, Sugestões, Elogios ou Reclamações Entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município no Telefone: (85) 99410-662 VEJA COMO FOI A INAUGURAÇÃO:

Acesse: https://josenidelima.blogspot.com/2020/03/thiago-campelo-prefeito-de-aracoiaba.html

SAIBA MAIS SOBRE A 012 JSM - ARACOIABA: AQUI

Junta de Serviço Militar de Aracoiaba