domingo, 5 de julho de 2015

Veganos perdem peso mais rápido, aponta estudo

Voluntários de pesquisa que seguiram uma alimentação sem produtos de origem animal emagreceram, em média, dois quilos a mais

Veganos perdem peso mais rápido, aponta estudo Felipe Carneiro/Agencia RBS
Foto: Felipe Carneiro / Agencia RBS
Pessoas em uma dieta vegetariana e, especialmente, aquelas que seguem uma vegana — que não inclui produtos de origem animal —, conseguem melhores resultados do que aquelas em outros programas de emagrecimento. Segundo Ru-Yi Huang, do Hospital E-Da, de Taiwan, veganos podem perder até 2,5 quilos a mais a curto prazo. A conclusão foi publicada no Journal of General Internal Medicine.

Ser vegetariano é uma opção de vida e de saúde, mas implica alguns cuidados
A avaliação de Huang incluiu 12 ensaios clínicos que envolveram 1,2 milhão de pessoas em um regime alimentar específico por um período entre nove e 74 semanas. É o primeiro estudo a combinar as conclusões de vários projetos independentes que analisaram os resultados das dietas vegetarianas em relação a outros planos alimentares. 

De maneira geral, os participantes que seguiram uma dieta vegetariana perderam dois quilos a mais do que aqueles que comeram carne e outros produtos de origem animal. Os veganos perderam ainda mais peso — cerca de 2,5 quilos a mais do que os não vegetarianos. Os que não comiam carne, mas consumiam leite e ovos perderam 1,5 quilo mais do que os não vegetarianos. As pessoas que seguem dietas sem carne que prescrevem uma menor ingestão de calorias (a chamada restrição energética) também perderam mais quilos do que aqueles sem quaisquer limitações na alimentação.

84% dos vegetarianos e veganos voltam a comer carne nos EUA
 
De acordo com Huang, a ingestão abundante de grãos, frutas e vegetais pode desempenhar um papel nos resultados favoráveis observados em dietas vegetarianas. Produtos vegetais e grãos integrais têm, geralmente, valores de índice glicêmico baixo e não elevam os níveis de açúcar no sangue. As frutas são ricas em fibras, antioxidantes e minerais e protegem o organismo.

Alimentos de grãos integrais contêm fibras solúveis — a chamada boa fibra, que ajuda a retardar a velocidade com que a comida deixa o estômago, garantindo a boa digestão e a absorção de nutrientes suficientes enquanto o alimento se move pelos intestinos. Vários estudos têm relatado que o consumo de fibra ajuda na perda de peso.

Leia mais notícias sobre saúde e bem-estar

— As dietas vegetarianas são mais eficazes do que as não vegetarianas para perda de peso — conclui Huang.

Ele acrescenta que estudos de intervenção de longo prazo são necessários para investigar o efeito de dietas vegetarianas no controle de peso e de risco cardíaco e metabólico.

Fonte: ZERO HORA

União Europeia passa por teste de estresse com crise grega

O agravamento da turbulência na Grécia culminou com o primeiro calote de pagamentos da história do mundo desenvolvido

União Europeia passa por teste de estresse com crise grega LOUISA GOULIAMAKI/AFP
Foto: LOUISA GOULIAMAKI / AFP
Durante 57 anos, desde a aprovação do Tratado de Roma, a criação de uma União Europeia (UE) cada vez maior e mais poderosa norteou líderes políticos e ativistas que trabalharam na construção do "sonho europeu". Esse foi o intervalo de tempo para que fosse erguido o maior bloco econômico do mundo, um colosso com 507 milhões de habitantes e 4,5 milhões de quilômetros quadrados de superfície.
Neste domingo, a coesão do bloco sofrerá na Grécia, berço da civilização europeia, seu maior teste de estresse. Com um inédito calote de pagamentos e um imprevisível plebiscito sobre a austeridade fiscal a ser realizado, o primeiro-ministro radical de esquerda Alexis Tsipras abriu as portas para a exclusão de seu país da zona do euro - gerando dúvidas sobre a sobrevivência da integração monetária dos 19 países após uma eventual "Grexit", a saída da Grécia também da UE.