terça-feira, 30 de junho de 2015

Lula quer salvar Dilma e Guimarães propõe radicalismo


FOTO: GIVALDO BARBOSA/ AGÊNCIA O GLOBOO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez, na noite dessa segunda-feira (29/06) em Brasília, a mais dura ofensiva para salvar o Governo da presidente Dilma Rousseff, reunificar o PT e definir estratégias para enfrentar a oposição diante das denúncias de corrupção na Petrobras, que atingem membros do Palácio do Palácio e do próprio Partido dos Trabalhadores.
Lula, em reunião com integrantes da cúpula nacional e deputados federais e senadores do PT, pediu união e pregou aos parlamentares que “virem à página” do ajuste fiscal e “não se acanhem” diante da oposição, saindo em defesa do governo da presidente Dilma Rousseff. O ajuste fiscal, que dividiu as bancadas no Senado e na Câmara Federal por mexer com direitos e benefícios trabalhistas e sociais, representou um ponto de conflito na relação da base aliada com o Palácio do Planalto.

Deputados criam força-tarefa para buscar alternativa à redução da maioridade


plenario camara1Deputados contrários à redução da maioridade penal formaram uma força-tarefa para buscar alternativas ao texto aprovado na comissão especial da Câmara e que deve começar a ser votado nesta terça-feira, 30, no plenário da Casa. A intenção dos parlamentares é reverter a atual tendência de aprovação, evitando que o PMDB, junto com o PSDB e a chamada “bancada da bala” consigam os 308 votos necessários para a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC).
O texto, aprovado com folga há duas semanas no colegiado formado na Câmara para discutir o tema, reduz de 18 para 16 anos a maioridade penal para crimes hediondos (como estupro e sequestro), homicídio doloso (com intenção de matar), tráfico de drogas, lesão corporal grave, lesão corporal seguida de morte e roubo com causa de aumento de pena, como o uso de arma, a participação de mais de uma pessoa ou quando a vítima sofre lesão ou morre. A proposta dispensa a necessidade de decisão judicial para afastar a inimputabilidade do menor.