sexta-feira, 24 de maio de 2019

O que é Congestão Nasal?

Congestão nasal: como tratar?
Você tentar respirar pelo nariz, mas tem a sensação de que o ar não consegue passar pelas vias aéreas. Essa sensação é conhecida como congestão nasal. A congestão é caracterizada pelo entupimento das vias respiratórias. O problema, também conhecido como nariz entupido ou nariz congestionado, está associado a outras doenças, como a gripe e o resfriado. Muitas pessoas acreditam que o nariz fica entupido por causa do acúmulo de muco ou catarro. Porém, o que realmente provoca a sensação é o inchaço nos tecidos internos do nariz. Com as paredes nasais inchadas, há menos espaço para o ar passar. Dessa forma, fica mais difícil respirar.

Sintomas da Congestão Nasal

O principal sintoma da congestão nasal é a dificuldade para respirar. Aliás, é possível afirmar que a própria congestão do nariz é um sintoma de outras doenças respiratórias, tais como a gripe, a rinite alérgica e os resfriados. Por isso, o entupimento das vias aéreas pode vir acompanhado de outros sinais: coriza, coceira no nariz e espirros.

LEIA TAMBÉM: O Frio Causa Gripe? Qual diferença entre gripe, resfriado e friagem

Tratamento para Nariz Entupido

Os médicos recomendam o uso de soro fisiológico para limpar as vias respiratórias. Os descongestionantes nasais também são comuns, mas não pode ser utilizados por mais de 3 dias consecutivos. Importante: o descongestionante nasal vicia e, depois de algum tempo, agrava a congestão nasal. Prefira pingar água morna com sal, que também ajuda a melhorar a respiração. Veja a lista de outros remédios caseiros que auxiliam no tratamento do problema:

Dicas e Cuidados

  • Quando o corpo está deitado, é mais comum que o nariz fique entupido. Por isso, caso sinta dificuldade para respirar, permaneça sentado ou em pé por algum tempo;
  • Outra boa dica é beber bastante água e outros líquidos para manter o organismo hidratado durante gripes e resfriados;
  • Os indianos têm um segredinho para limpar as vias aéreas diariamente: o nasalpote. Vale bastante a pena para quem tem sinusite ou outros problemas que congestionam as vias aéreas.