sábado, 22 de junho de 2024

LIVROS DE ROMANCE GRATUITOS - 369 livros de Romance gratuitos

 

Olá leitores do Canal do Ensino!

romance é um gênero que aparece na maioria dos livros, seja de fantasia, suspense ou drama. O romance entre dois personagens (ou entre um número maior de participantes, como os famosos triângulos amorosos) é um dos principais fatores de sucesso nos livros.

Ao longo da história vários casais ficaram para sempre guardados em nossa memória, outros casais surgiram mais recentemente, e parecem agradar os mais jovens.

Boa leitura!

FONTE: CANAL DO ENSINO
https://canaldoensino.com.br/blog/369-livros-de-romance-gratuitos


                                           ACESSE: 

MEU CANAL NO YOUTUBE

JOSENI DE LIMA

➽SE INSCREVA ➽ATIVE O SININHO DAS NOTIFICAÇÕES ➽DEIXE SEU LIKE

Pela sua saúde, saiba os alimentos que deve evitar comer todos os dias

O alerta foi feito por uma nutricionista

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Não vamos mentir: existem alimentos que consumimos diariamente que pouco ou nada contribuem para nossa saúde. São ultraprocessados, ricos em gordura, açúcar e aditivos. Pensando nisso, a nutricionista Ana Rita Campos destacou alguns desses alimentos em uma publicação no Instagram, para nos lembrar deles antes de fazermos escolhas ruins.

O objetivo, ressalta, "não é espalhar o terrorismo nutricional, mas sim ajudar a conscientizar sobre quais tipos de alimentos não devem ser consumidos com frequência". "Consumidos em grandes quantidades ou com muita regularidade, são prejudiciais à saúde", alerta, promovendo o lema "descasque mais e desembale menos".

1- Caldo em cubo

Além de conter alto teor de sódio, possui ingredientes artificiais e baixo valor nutricional. O teor de gordura também é bastante alto.

2- Batatas fritas de pacote

Apresentam um alto teor de gordura e sódio, além de aditivos e conservantes, oferecendo calorias vazias. A nutricionista destaca ainda a presença de acrilamida e a potencial má qualidade do óleo de fritura.

3- Refrigerantes

Possuem alto teor de açúcar, calorias vazias e aditivos e conservantes. Em alguns refrigerantes, verifica-se a presença de ácido fosfórico, que pode interferir na absorção de cálcio, contribuindo para osteoporose e perda de massa óssea a longo prazo. Essas bebidas também levam à desidratação e podem causar erosão dentária.

4- Carnes frias e processadas como presunto e salsichas

Ana Rita Campos destaca, nesses alimentos, o alto teor de gorduras saturadas e trans, bem como sódio, o baixo valor nutricional, a presença de conservantes e aditivos, o potencial cancerígeno, o impacto no microbioma intestinal e o risco de desenvolvimento de doenças metabólicas associado ao consumo de carnes frias e processadas.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2164214/pela-sua-saude-saiba-os-alimentos-que-deve-evitar-comer-todos-os-dias

ACESSE: 

MEU CANAL NO YOUTUBE

JOSENI DE LIMA

➽SE INSCREVA ➽ATIVE O SININHO DAS NOTIFICAÇÕES ➽DEIXE SEU LIKE

Sete formas de reduzir a ansiedade em poucos minutos

São dicas simples que vão fazer com que consiga se acalmar. Podem ser realizadas em casa, no trabalho e (algumas) até no trânsito

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Em poucos minutos, é possível passar de uma situação de ansiedade e estresse para um momento mais relaxado e tranquilo. Basta seguir algumas dicas de um médico, que compartilhou técnicas eficazes para acalmar-se.

Em entrevista ao site HealthShots, o médico Kedar Tilwe recomenda algumas práticas simples que fazem a diferença:

1. Respiração pelo diafragma

"Controla a respiração e ajuda a acalmar o corpo."

2. Faça um passeio

"Uma caminhada curta ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade."

3. Diga o que sente

"Ao identificar suas emoções, você ativa o cérebro e ajuda a reduzir o estresse."

4. Alongue-se

"Alongamentos simples podem liberar a tensão."

5. Imagine o que gosta

"Envolva todos os seus sentidos na visualização dessa imagem mental."

6. Ouça música

"A música pode mudar o seu humor."

7. Faça o jogo 5-5-5

"Olhe ao seu redor e identifique cinco coisas. Sinta-as e perceba suas texturas. Por fim, identifique cinco sons."

Essas técnicas são fáceis de implementar e podem ajudar significativamente a melhorar seu bem-estar emocional e físico.

FONTE:https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2164213/sete-formas-de-reduzir-a-ansiedade-em-poucos-minutos

SAIBA MAIS SOBRE ANSIEDADE AQUI

Glaucoma: saiba como se prevenir da doença silenciosa

Especialista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz enfatiza sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Principal causa de cegueira irreversível no mundo, o glaucoma é a lesão crônica no nervo óptico, responsável pela transmissão de informações visuais ao cérebro, que gera alteração e dificuldade na visão. De acordo com dados da SBO (Sociedade Brasileira de Oftalmologia), a silenciosa e irreversível doença acomete até 2,5 milhões de brasileiros acima de 40 anos.

Segundo a Dra. Ione Alexim, oftalmologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a realização do diagnóstico precoce é fundamental e pode prevenir a evolução da doença que geralmente apresenta sintomas apenas nos estágios mais avançados.

Os fatores de risco associados ao surgimento do glaucoma envolvem questões hereditárias, idade superior a 40 anos, alto grau de miopia (acima de seis), diabetes e córnea fina. “É crucial que todas as pessoas consideradas dentro do grupo de risco mantenham acompanhamento médico oftalmológico ao menos uma vez ao ano”, aponta a médica.

Existem quatro tipos diferentes de glaucoma, de acordo com a médica:

Glaucoma crônico de ângulo aberto: é o tipo mais comum, os pacientes são assintomáticos, a perda visual ocorre de forma lenta e progressiva, sendo identificada em fases mais avançadas da doença. Afeta principalmente a visão periférica lateral.

Glaucoma de ângulo fechado: segunda manifestação mais recorrente, ocorre quando há um embaçamento visual, ocasionado pelo aumento súbito da pressão intraocular, além de dor exacerbada na região.

Glaucoma congênito: pode acontecer nos primeiros meses de vida, é raro e ocorre quando a criança já nasce com a doença devido má formação, exigindo tratamento imediato após o diagnóstico.

Glaucoma secundário: é causado por fatores externos que elevam a pressão intraocular, como hipertensão arterial, diabetes, uso excessivo de medicamentos, como corticosteroides, além de tumores e inflamações.

Sintomas como perda gradual da visão lateral, dor súbita na região, visão piorada, olhos vermelhos e inchados, náuseas, dores na testa, lacrimação, sensibilidade à luz, nebulosidade na parte frontal do olho e aumento de um ou ambos os olhos podem surgir, indicando a necessidade de acompanhamento médico para evitar a progressão da condição.

Diagnóstico e tratamento

A Dra. Ione Alexim enfatiza a importância de procurar o oftalmologista regularmente para avaliar a condição dos olhos. “Consultas e exames anuais auxiliam no diagnóstico precoce e permitem intervenções, que podem retardar o avanço do glaucoma, ajudando a evitar a cegueira irreversível, além de auxiliar os pacientes a manterem a independência e autonomia”, afirma a médica.

Conforme a especialista, o tratamento clínico pode ser realizado com o uso de colírios e laser, a fim de diminuir os níveis de pressão intraocular. Porém, dependendo do quadro clínico do paciente, pode ser avaliado a realização de procedimento cirúrgico.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2164361/glaucoma-saiba-como-se-prevenir-da-doenca-silenciosa


Câncer: 10 sinais silenciosos que podem salvar vidas se você agir logo

Medo de ir ao médico, falta de informação ou pura negligência podem ser fatais

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Câncer: a palavra que assusta e gera pânico. Mas, desde a década de 1970, a taxa de sobrevivência triplicou, principalmente devido ao diagnóstico precoce. A grande verdade é que a maioria dos tumores é tratável com sucesso quando detectada em fase inicial.

O problema? Ignoramos os sintomas. Medo de ir ao médico, falta de informação ou pura negligência podem ser fatais.

Um estudo da Cancer Research UK revela que mais da metade dos britânicos já apresentou sintomas de câncer, mas apenas 2% associaram-os à doença. Mais de um terço ignorou os sinais e não procurou ajuda médica.

A BBC compilou uma lista com 10 sinais gerais de câncer que, segundo a American Cancer Society, você jamais deve ignorar:

1. Perda de peso inexplicada: Emagrecer sem motivo aparente pode ser um sinal de alerta, principalmente se for mais de 5kg. Câncer de pâncreas, estômago, esôfago e pulmão são exemplos.

2. Febre: Frequente em pacientes com câncer, a febre pode ser um sintoma precoce de leucemia ou linfoma.

3. Cansaço extremo: Fadiga persistente que não melhora com o repouso pode indicar câncer, especialmente leucemia.

4. Alterações na pele: Manchas que crescem, doem ou sangram, além de escurecimento, vermelhidão, coceira e crescimento excessivo de pelos, podem ser sinais de diferentes tipos de câncer.

5. Mudanças na função miccional: Constipação, diarreia, sangue na urina ou alterações na frequência urinária podem estar relacionadas ao câncer de cólon, bexiga ou próstata.

6. Feridas que não cicatrizam: Pequenas feridas que não cicatrizam em mais de quatro semanas ou alterações na boca que persistem exigem atenção médica.

7. Sangramento: Tossir sangue (pulmão), sangue nas fezes (cólon ou reto), sangramento vaginal (cervical ou endometrial), sangue na urina (bexiga ou rim) e secreção sanguinolenta no mamilo (mama) são sinais que não devem ser ignorados.

8. Caroços ou rigidez: Nódulos nas mamas, testículos, gânglios linfáticos ou outros tecidos moles do corpo podem ser um sinal de câncer.

9. Dificuldade para engolir: Indigestão persistente ou dificuldade para engolir podem indicar câncer de esôfago, estômago ou faringe.

10. Tosse ou rouquidão persistente: Tosse por mais de três semanas ou rouquidão podem ser sinais de câncer de pulmão, laringe ou tireoide.

Lembre-se: o diagnóstico precoce é crucial para o sucesso do tratamento do câncer. Se você apresentar qualquer um desses sintomas, procure um médico o mais rápido possível.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2134241/10-sintomas-do-cancer-que-muitas-vezes-passam-despercebidos

SUS terá primeiro medicamento para demência associada ao Parkinson

Rivastigmina é único remédio com registro no país para a condição

POR AGÊNCIA BRASIL - O Ministério da Saúde publicou nesta sexta-feira (21) a portaria de incorporação da rivastigmina no Sistema Único de Saúde (SUS). O remédio é o único com registro em bula no país para tratamento de pacientes com doença de Parkinson e demência. 

Com recomendação favorável da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), o tratamento tem se mostrado eficaz para o controle dos sintomas cognitivos da doença. Cerca de 30% das pessoas que vivem com Parkinson desenvolvem demência por associação e, nesse caso, não havia até o momento tratamento medicamentoso disponível no SUS. 

A demência causa lentidão cognitiva, déficits de atenção e memória, bem como alucinações, delírios e apatia. 

"Sabemos que o envelhecimento da nossa população já é uma realidade. A doença de Parkinson não tem cura e tem afetado parcela significativa de brasileiros e essas pessoas, seus familiares e cuidadores precisam contar com o SUS para terem acesso a tratamentos que propiciem uma vida melhor”, avalia o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha.  

Parkinson

O Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais comum no mundo, menos frequente apenas do que a doença de Alzheimer, que já conta com o tratamento com a rivastigmina na rede pública de saúde. Atualmente, há entre 100 e 200 casos de doença de Parkinson para cada 100 mil indivíduos com mais de 40 anos e essa quantidade aumenta significativamente depois dos 60 anos. 

Atualmente, o SUS já conta com tratamentos medicamentosos e fisioterapêuticos, implantes de eletrodos e geradores de pulsos para estimulação cerebral para pessoas que vivem com a doença de Parkinson. Os principais objetivos do tratamento para a doença são deter a progressão e diminuir os sintomas. 

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2024-06/sus-tera-primeiro-medicamento-para-demencia-associada-ao-parkinson