terça-feira, 27 de junho de 2023

Pesquisa revela que 52% dos brasileiros não fazem atividades físicas

Entre os que fazem atividades físicas, 22% se exercitam diariamente, 13% pelo menos três vezes por semana e 8% pelo menos duas vezes semanais

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - A Pesquisa Saúde e Trabalho, feita pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), divulgada nesta segunda-feira (26), em Brasília, conclui que 52% dos brasileiros raramente ou nunca praticam atividades físicas. Entre os que fazem atividades físicas, 22% se exercitam diariamente, 13% pelo menos três vezes por semana e 8% pelo menos duas vezes semanais.

O levantamento foi realizado entre 10 e 14 de março de 2023. Em todos os estados, foram entrevistadas 2.021 pessoas com mais de 16 anos. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

A prática regular de atividades físicas é considerada por especialistas como um dos principais meios de promoção e cuidado com a saúde. A professora de Educação Física do Rio de Janeiro, Alessandra Almeida, concordou.

“O corpo humano foi feito para estar em movimento. Diante dessa realidade, minha aposta é que cada vez mais as pessoas precisarão trocar medicamentos por treinos. Tenho certeza que a atividade física é a mais eficaz prescrição médica, uma vez que tem como benefícios, não só tratar, mas prevenir muitas doenças”, enfatizou.

Além da frequência da prática de atividades físicas, o estudo fez a associação entre a prática delas e o adoecimento. Segundo o levantamento do Sesi, 72% das pessoas que praticam exercícios com frequência não tiveram problemas de saúde nos últimos 12 meses. Porém, entre os que nunca praticam atividades físicas, 42% sofreram problemas de saúde em 2022.

O diretor superintendente do Sesi, Rafael Lucches, destacou que “a promoção da saúde e de comportamentos preventivos é fundamental para a redução de problemas na vida das pessoas. Com a prática de atividades físicas, temos pessoas mais saudáveis e dispostas para encarar os desafios do dia a dia”.

O personal trainer de Minas Gerais, Fernando Carlos de Oliveira, o Nando ENoix, viralizou na internet com o vídeo de uma aluna de 100 anos de idade que faz atividades físicas com cargas adaptadas que possibilitaram ganho de força muscular e equilíbrio.

O professor, que trabalha com o público da terceira idade, defende a prática regular de exercícios físicos, principalmente, a musculação com orientação de um profissional da área. “A musculação pode ajudar a manter a massa muscular, aumentar a força, melhorar a flexibilidade e a coordenação, além de contribuir para a saúde óssea”, declarou.

A funcionária pública de Recife, Ivete Souza, de 50 anos, conhece bem essa realidade. Ela convivia, desde os 21 anos, com a depressão ferrenha, como ela mesma define. Estava sem disposição para brincar com os três filhos, sobrepeso e déficit de cálcio que poderiam lhe causar problemas no futuro.

Há cinco anos, ela levantou do sofá, calçou o tênis e assumiu um estilo de vida mais saudável, com reeducação alimentar e rotina de treinos, que começaram em casa e seguiram para a academia.

Como resultado, a vida dela mudou: Ivete perdeu 27 quilos, diminuiu estresse, ansiedade e a depressão e tem outra relação com os filhos Miguel, de 14 anos, Jordana, 13, e Letícia, 6. Colocou até o marido Denilson para se exercitar. Os dois vão juntos para musculação pelo menos três vezes por semana. “Minhas prioridades de vida são ter qualidade de vida física e mental, não depender de ninguém e ter autonomia”,  preconizou.

Há dois anos, ela ainda encarou o tratamento de um câncer de mama considerado agressivo. A funcionária pública percebeu que a nova vida mais saudável a ajudou a passar pelas sessões de quimioterapia do tratamento.

“Quando eu me deparei o diagnóstico [do câncer] já estava no ritmo de uma pessoa saudável e isso me ajudou muito mesmo no tratamento”, recordou.  Mas, Ivete não parou por aí. Escreveu dois livros com histórias de superação de mulheres e dela própria. Ivete ainda criou - em uma rede social - uma conta voltada ao público de 40 e 50 anos, mostrando os resultados das mudanças de hábito. Agora, no mundo digital, Ivete é a Iva Fit 40/50 Mais e divulga os benefícios de ter largado o sedentarismo.

Outro caso de superação é do contador Felippe Ornellas, de 39 anos, morador de São Paulo. Ele chegou a pesar 176 kg. Em 2016, fez cirurgia bariátrica para enfrentar a obesidade mórbida e perdeu 72 quilos. E hoje, mantém a saúde e peso com musculação.

“A prioridade do meu dia é a minha atividade física. Eu levanto, tomo o meu café e vou treinar para começar o meu dia. Quando eu vou treinar à noite, parece até que está faltando alguma coisa. A musculação me trouxe de volta à vida. Não foi só uma vez. Mas, toda a semana”, confessou. 

O Ministério da Saúde também disponibiliza o Guia de Atividade Física. Ele tem orientações para públicos de todas as idades, além de gestantes e pessoas com deficiência.

Para estimular mais pessoas a terem o hábito se exercitar, o Ministério da Saúde tem, desde 2011, o Programa Academia da Saúde (PAS), que desenvolve ações em polos construídos com recursos federais e mantidos com repasses mensais. Atualmente, o PAS atende 1.829 estabelecimentos e os recursos somam R$ 51 milhões, informou o ministério. 

A relação entre trabalho e qualidade de vida também foi abordada pela pesquisa do Sesi. Nesse aspecto, 94% concordaram que um profissional com a saúde física e mental em dia é mais produtivo no seu trabalho. A pesquisa também apontou que 12% dos entrevistados têm hábito de realizar consultas regulares com psicólogo.

O professor de Educação Física, Welson Araújo, entende que a prática frequente está diretamente relacionada à saúde mental. “Dentre os benefícios para a mente, estão a diminuição dos sintomas de depressão e ansiedade e a melhoria da memória.” 

E para a grande maioria ouvida pelo Sesi, saúde não é somente a ausência de doenças ou enfermidades. Para 88% dos entrevistados, a saúde é um estado completo de bem-estar físico, mental e social.

Sobre ambientes saudáveis para o trabalho, 66% dos trabalhadores disseram que as empresas em que trabalham estabelecem limites de horas de trabalho ou número de turnos e 55% permitem flexibilidade e pausas para descanso ou prática de exercícios. E mais: 49% têm estrutura para prevenir violência, assédio e discriminação, ambiente livre do fumo e política de jornada de trabalho flexível, como home office.

FONTEhttps://www.noticiasaominuto.com.br/ultima-hora/2035010/pesquisa-revela-que-52-dos-brasileiros-nao-fazem-atividades-fisicas

Carregar móveis sem esforço? O truque que poupa muitas dores nas costas

Esperava que fosse algo tão simples?

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Quer mudar a decoração de um cômodo em casa? Não está com vontade de carregar móveis pesados? Temos uma solução fácil que irá poupar suas costas. Tudo o que você precisa é de papel alumínio, de acordo com o site House Digest.

Primeiro, certifique-se de usar um papel de alumínio de qualidade e durável. Cubra o fundo dos móveis com ele e, em seguida, deslize e mova-os para onde desejar. No caso dos sofás, você pode colocar papel alumínio embaixo de cada pé. Depois, mais uma vez, basta transportá-los para o local desejado. Ao chegar ao destino, lembre-se de remover todo o papel.

O resultado: móveis e sofás no lugar certo, sem dores nas costas. O papel alumínio cria uma superfície mais lisa, reduzindo o atrito e a possibilidade de arranhar o chão. Experimente essa dica simples e prática para facilitar a sua vida na hora de rearranjar a casa. 

FONTEhttps://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2035173/carregar-moveis-sem-esforco-o-truque-que-poupa-muitas-dores-nas-costas

Os hábitos que estão enfraquecendo (e muito) a saúde do seu coração

A saúde do coração não pode ser negligenciada

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Para aqueles que possuem histórico familiar de doenças cardíacas, é fundamental ter uma atenção especial a esse órgão vital. A saúde do coração não pode ser negligenciada. Existem certos hábitos diários que podem enfraquecê-lo.

De acordo com os cardiologistas Norman Lepor e Michael Levine, o pior hábito que pode afetar a saúde do coração é o tabagismo.

"Fumar aumenta significativamente o risco de acidente vascular cerebral (AVC), ataque cardíaco e doença vascular periférica, podendo até levar à amputação das pernas em casos graves", alerta Norman Lepor.

"O pior hábito relacionado à saúde cardiovascular continua sendo o tabaco. Há um risco significativo de doença cardiovascular em geral, além do aumento do risco de câncer", explica Michael Levine.

Eles também destacam que um estilo de vida sedentário e uma dieta rica em gordura saturada e sódio também são prejudiciais à saúde do coração. Outro inimigo a ser controlado é o excesso de peso. 

FONTE:https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2035176/os-habitos-que-estao-enfraquecendo-e-muito-a-saude-do-seu-coracao

Prazo para Alistamento Militar se encerra no final do mês

O alistamento é obrigatório para os que completam 18 anos em 2023 e para aqueles que estão pendentes com o serviço militar

POR G1Os jovens nascidos em 2005 têm até o dia 30 de Junho para fazer o alistamento militar, que pode ser realizado na unidade da Junta Militar de Matão, localizada na Rua Rui Barbosa, nº 825, no Centro, (Unidade do Poupatempo), ou pelo site www.alistamento.eb.mil.br.

O alistamento é obrigatório para todos os jovens que completam 18 anos de idade neste ano de 2023 e para quem nasceu nos anos anteriores e está pendente com o serviço militar.

SAIBA MAIS: Prazo para o alistamento militar obrigatório termina em 30 de junho

Para fazer o cadastro online é necessário cadastrar o CPF, RG, comprovante de ende-reço com CEP, e-mail e número de telefone. Para o atendimento presencial, é preciso estar munido de RG (cópia e original), CPF, Certidão de Nascimento ou de Casamento e comprovante de endereço de até quatro meses (cópia e original).

O jovem deverá se alistar nos primeiros 6 meses (janeiro a junho) do ano em comple-tar 18 anos de idade. O alistamento realizado nesse período será gratuito. Após esse prazo, o jovem continua com o dever de se alistar, contudo ficará em débito com o serviço militar até o pagamento da multa referente ao alistamento fora do período regulamentar.

Quem estiver em débito com o Serviço Militar não poderá:

  • obter passaporte ou prorrogação de sua validade;
  • ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada; assinar contrato com o Governo Fe-deral, Estadual, dos Territórios ou Municípios;
  • prestar exame ou se matricular em qualquer estabelecimento de ensino;
  • obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
  • inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;
  • exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qual-quer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação;
  • receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.
  • FONTE:https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/especial-publicitario/prefeitura-de-matao/corpus-christi-2023/noticia/2023/06/20/prazo-para-alistamento-militar-se-encerra-no-final-do-mes.ghtml