sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Celular seguro tem mais de 276 mil cadastros em 24 horas

Plataforma permite bloqueio de aparelho em caso de roubo e furto

POR AGÊNCIA BRASILMais de 276 mil usuários fizeram cadastro na plataforma Celular Seguro em um prazo de 24 horas, conforme dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Lançado no último dia 19 pelo governo federal, a plataforma permite bloquear o aparelho, a linha telefônica e os aplicativos bancários em caso de perda, roubo ou furto de aparelhos. O acesso é feito pelo gov.br.

De acordo com balanço, até as 15h30 de quarta-feira (20), 182.645 celulares foram registrados pelo site ou aplicativo e 169.843 pessoas foram incluídas como de confiança. No mesmo período, foram realizados 1.213 bloqueios em razão de perda, roubo e furto de celulares após alertas de usuários.

O aplicativo está disponível na Play Store (para Android) e App Store (sistema iOS). Foram mais de 5 mil cadastros de telefones por hora.

Entenda como funciona

- Após baixar o aplicativo ou acessar o site, é preciso fazer o login por meio da conta gov.br.

- O usuário deverá cadastrar o aparelho informando o número, marca e modelo. Pode ser registrado mais de um dispositivo, mas a linha deve estar cadastrada no CPF do usuário.

- O sistema permite o cadastro de uma ou mais pessoas de confiança, que poderão auxiliar criando ocorrências em nome do usuário. Em caso de perda ou roubo, o usuário ou a pessoa de confiança poderá registrar uma ocorrência por meio do site ou do aplicativo.

- Após descrever quando, onde e como ocorreu o problema, o sistema emitirá alertas para instituições participantes, para que tomem as ações necessárias, como o bloqueio de aplicativos financeiros, do aparelho e da linha telefônica.

- O bloqueio da linha telefônica, por meio do chip, estará disponível no aplicativo a partir de 9 de fevereiro. Até lá, será preciso continuar bloqueando a linha entrando em contato com a operadora de telefonia.

arte celular seguro

 

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-12/celular-seguro-tem-mais-de-276-mil-cadastros-em-24-horas

Lula sanciona feriado nacional de Zumbi e da Consciência Negra

Data remete ao marco da morte do líder do Quilombo dos Palmares

POR AGÊNCIA BRASILO presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quinta-feira (21) o projeto de lei que declara o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como feriado em todo o país. O texto havia sido aprovado pelo Congresso Nacional no fim do mês passado.

Celebrada em 20 de novembro, a data remete ao marco da morte do líder do Quilombo dos Palmares, um dos maiores do Brasil durante o período colonial, de resistência contra a escravização negra no país. Atualmente, a data é feriado apenas em seis estados - Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo - e em mais de 1,2 mil cidades por meio de leis municipais e estaduais, mas a partir de 2024 deverá ser observada em todo o território nacional.

Desde 2003, as escolas passaram a ser obrigadas a incluir o ensino de história e cultura afro-brasileira no currículo. Em 2011, a então presidente Dilma Rousseff oficializou o 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

FONTE:https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-12/lula-sanciona-feriado-nacional-de-zumbi-e-da-consciencia-negra

Receita de Soro Caseiro

Aprenda a fazer o soro caseiro, muito utilizado em casos de desidratação. Esse soro é fácil de fazer e pode ser usado por adultos, idosos e crianças.

BLOG DO PARCEIROA desidratação é um problema sério que afeta milhares de pessoas diariamente, devido a vários fatores. Esse problema precisa ser tratado, pois pode se tornar mais grave ainda, podendo levar até à morte. Mas é claro que em casos mais simples de desidratação, podemos tratar de forma simples e fácil, sem precisar ficar por horas no hospital tomando soro. Isso porque podemos fazer o soro em casa mesmo.

Muito utilizado para desidratação, o soro caseiro tem ajudado, de forma simples, milhares e milhares de pessoas que acabam se desidratando por conta de vômitos, diarreias, calor ou outros fatores. A receita que ajuda a repor os sais minerais perdidos na evacuação, por exemplo, é extremamente simples e todos têm os ingredientes em casa, sem mesmo a necessidade de recorrer às hortas dos vizinhos. A receita só leva sal e açúcar e é bem fácil de fazer.

Mas apesar de simples, a concentração do sal e açúcar presentes deve ser bem medidas, evitando outras complicações. Isso nos incita a fazer um post apenas com o soro caseiro.

Ingredientes do soro caseiro



  • 3,5 gramas de sal (uma colher de chá rasa de sal)
  • 20 gramas de açúcar (duas colheres de sopa rasas de açúcar)
  • 1 litro de água, fervida, filtrada ou mineral.

O interessante é manter a proporção de 8 partes de açúcar para uma de sal (pode-se usar tampinhas de refrigerante para dosar, por exemplo: uma tampa de sal e oito de açúcar para um litro de água). Evite super dosagem, principalmente do sal.

Modo de preparar o soro

Para preparar o soro, basta misturar bem os ingredientes com uma colher, até que o sal e o açúcar se dissolvam completamente.

Posologia (como usar o soro)

Se a desidratação é devido vômitos e diarreia, o ideal é beber o soro caseiro aos poucos, logo após ir ao banheiro. Pode-se ir tomando durante o dia, em poucas quantidades.

Censo 2022: população parda supera a branca pela 1ª vez desde 1872

IBGE mostra também crescimento da proporção de pretos

- POR AGÊNCIA BRASILO número de pessoas pardas no Brasil superou o de brancas pela primeira vez desde 1872. No ano passado, 92,1 milhões de pessoas se reconheciam pardas, enquanto 88,3 milhões, brancas. Os dados estão no Censo 2022 e foram divulgados nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre os recenseamentos de 2010 e 2022, a população branca caiu de 47,7% para 43,5%, deixando de ser majoritária. Por outro lado, os pardos aumentaram a participação de 43,1% para 45,3%. 

A população preta saltou de 7,6% para 10,2%. Em 2022 eram 20,7 milhões de pessoas. A raça indígena também aumentou a participação no total de habitantes do país, de 0,4% para 0,6%, alcançando 1,7 milhão.

Além da população branca, a amarela também apresentou recuo, de 1,1% para 0,4%, somando 850 mil pessoas. 

Critérios

O IBGE tem como padrão agrupar as pessoas em cinco categorias, de acordo com a raça ou cor: branca, preta, amarela (de origem oriental), parda (inclui quem se identifica com a mistura de duas ou mais cores, exceto amarela) e indígena. A coleta de dados é feita por meio de autodeclaração.

É uma percepção que a pessoa tem dela mesma. As pessoas usam a questão da cor da pele, da aparência, questões socioeconômicas”, explica o pesquisador do IBGE Leonardo Athias. 

O instituto explica que utiliza o conceito de raça como categoria socialmente construída na interação social e não como conceito biológico.

Outra ressalva feita pelo estudo é que a população indígena no recenseamento é composta pelas pessoas que se declaram indígenas no quesito de cor ou raça – independentemente de viverem em terra indígena - e também pelas que se consideram indígenas, mesmo se identificando com outra das quatro cores. Por exemplo, uma pessoa parda que mora em um território indígena e se considera parte da comunidade. 

Assim, enquanto o Censo identifica 0,6% da população (1,2 milhão) como sendo da raça indígena, a população indígena é estimada em 0,8% (1,7 milhão).  

Trajetória histórica 

Quando o primeiro censo foi realizado, em 1872, a população parda (38,3%) era levemente superior à branca (38,1%). Ao longo das décadas, a população branca foi se tornando majoritária até alcançar o pico de 63,5% em 1940 e entrar em tendência decrescente.

CONTINUE LENDO...