sexta-feira, 8 de junho de 2018

Receita libera consulta a primeiro lote de restituição do IR 2018

O lote contempla também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2017, informou a Receita Federal
© Reprodução
POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Foi liberada nesta sexta-feira (8), às 9h, a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2018. O lote contempla também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2017, informou a Receita Federal. As informações são da Agência Brasil.

LEIA TAMBÉM: Veja se seu IR 2018 caiu na malha fina da Receita Federal

O crédito bancário para 2.482.638 contribuintes será feito no dia 15 de junho, totalizando R$ 4,8 bilhões. Terão prioridade para receber a restituição 228.921 idosos acima de 80 anos, 2.100.461 contribuintes entre 60 e 79 anos e 153.256 com alguma deficiência física ou mental ou doença grave.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento.

LEIA MAIS EM...

Aracoiaba é beneficiada com Projeto Prevenção em Família

O município de Aracoiaba acaba de ser beneficiado com mais uma importante política pública na área de prevenção às drogas. O evento de pactuação foi realizado na manhã desta quarta-feira (06), na sede da SPD, com a presença da primeira dama do Estado e idealizadora do Programa Mais infância Ceará, Onélia Leite Santana. A solenidade foi aberta com a recepção às autoridades presentes, seguida de breve relato da gerente do Projeto Prevenção em Família, Natália Alexandre, sobre a proposta preventiva.

A primeira dama Onélia Leite Santana enumerou os pilares do Programa Mais Infância Ceará e destacou a inclusão da temática das drogas na capacitação dos profissionais que atuam junto às famílias em situação de vulnerabilidade. “São famílias que enfrentam ou podem enfrentar problemas com drogas e, assim, precisam de apoio, suporte, aconchego, acolhimento e, sobretudo, orientação. 

Projeto Prevenção em Família foi criado para suprir essas necessidades”.

O evento teve continuidade com a assinatura dos termos de cooperação pelos prefeitos presentes ou seus representantes.

Projeto Prevenção em Família

O Projeto Prevenção em Família estabelece que profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social indicados pelos municípios serão qualificados para realizar, junto às famílias atendidas pelo Programa Mais Infância Ceará, oficinas voltadas ao desenvolvimento infanto juvenil.

As atividades também focarão no fortalecimento dos vínculos familiares, com ênfase na prevenção ao uso de álcool e outras drogas; no destaque as habilidades de vida e difusão de hábitos saudáveis. Atividades lúdicas serão utilizadas como suporte, sendo direcionadas às situações comuns do cotidiano familiar.

Os municípios selecionados para receber a ação preventiva são os que apresentam maior número de famílias em situação de vulnerabilidade social já contempladas com o Programa Mais Infância Ceará e cujas famílias possuem crianças na faixa etária de zero a cinco anos e 11 meses. A primeira edição do Projeto Prevenção em Família deverá alcançar cerca de 10 mil famílias no Ceará.

A SPD ficará responsável pela capacitação de profissionais dos municípios, com a realização de encontros pelas macrorregiões estaduais. Serão, pelo menos, seis formações, contemplando os 56 municípios selecionados.

O início do trabalho junto às famílias será a etapa posterior, em forma de 10 encontros, sendo sete regulares e três de acompanhamento, com duração de uma hora cada um. A SPD também realizará o acompanhamento das atividades junto às famílias e a avaliação dos resultados alcançados.

Os municípios beneficiados com o Projeto Prevenção em Família são os seguintes: Quixadá, Quixeramobim, Tianguá, Ipu, Mombaça, Guaraciaba do Norte, Pedra Branca, Santa Quitéria, Canindé, Crateús, Aiuaba, Tauá, Crato, Araripe, Campos Sales, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Acopiara, Barbalha, Jardim, Icó, Jucás, Iguatu, Missão Velha, Acaraú, Bela cruz, Camocim, Itapajé, Itapipoca, Pentecoste, Marco, Morada Nova, Chaval, Aracoiaba, Umirim, Uruburetama, Fortaleza, Maranguape, Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Maracanaú, Pacajus, Paracuru, São Gonçalo, Aracati, Beberibe, Jaguaruana, Massapé, Sobral, Juazeiro do Norte, Quixelô, Redenção, Parambu, Tejuçuoca e Cedro.

Por comunicacao@aracoiaba.ce.gov.br