segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Saiba o número ideal de passos por dia para diminuir o risco de morte

Afinal, não são precisos 10 mil passos por dia para diminuir o risco de doenças

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Pesquisadores da Universidade de Granada, na Espanha, analisaram 12 estudos já publicados e que incluíam um total de 110 mil participantes, para tentar apurar o número mínimo de passos diários para reduzir o risco de morte por qualquer causa.

O número "mágico", revelado na revista Journal of the American College of Cardiology, é oito mil.

Essa descoberta deita por terra uma crença que perdurou no tempo. Durante muitos anos acreditou-se que caminhar 10 mil passos diariamente era o número de passos a dar em prol de um estilo de vida mais saudável.

Esse mito teria surgido no Japão, por volta dos anos 60, quando a empresa japonesa Yamasa Clocki lançou o primeiro contador de passos, ao qual chamaram Manpo-kei, e que se popularizou numa campanha publicitária divulgada durante os Jogos Olímpicos de 1964, em Tóquio.

Contudo, não existiam provas científicas suficientes de que esse seria o número ideal para todos.

Os pesquisadores da Universidade de Granada descobriram que pessoas que davam pelo menos oito mil passos por dia tinham um risco 33% menor de morrer por qualquer causa do que aquelas que davam menos de quatro mil passos.

O estudo também mostrou que os benefícios de caminhar 8 mil passos por dia se aplicavam a pessoas de todas as idades, sexos e níveis de atividade física.

Considerando que o passo de um homem e de uma mulher medem, em média, 76 centímetros (cm) e 67 cm, respetivamente, os autores deste novo estudo concluíram que oito mil passos diários equivalem a caminhar cerca de 6,4 quilómetros.

Os cientistas alertam ainda para a importância do ritmo da caminhada, referindo que andar mais rápido tem benefícios para a saúde cardiovascular.

FONTEhttps://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2078010/saiba-o-numero-ideal-de-passos-por-dia-para-diminuir-o-risco-de-morte

Será mesmo o fim? Seis perguntas para fazer antes de acabar uma relação

Uma psicóloga explica tudo.

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Acha que a sua relação já não tem mais volta? Será que é mesmo o fim? Antes de chegar a uma conclusão, existem algumas perguntas que deve responder, tudo para perceber se essa é mesmo a solução e se não existe outra.

Em entrevista ao 'website' Vidae, a psicóloga Siyana Mincheva revela as perguntas que deve fazer (e responder) antes de tomar a decisão de terminar com o seu companheiro.

1- Será que estou a evitar conversas difíceis?

"Numa relação, conversas difíceis são inevitáveis e necessárias para resolver problemas e fortalecer o vínculo."

2- Consigo conversar com o meu companheiro sobre as minhas necessidades?

"É importante comunicar de forma clara sobre as nossas necessidades."

3- Considero que o meu parceiro é responsável pela minha felicidade?

"Cada pessoa é a única responsável pela sua própria felicidade. Somos arquitetos do nosso próprio bem estar."

4- A ansiedade que sinto pode ter influenciado a relação?"

É preciso perceber se a ansiedade é uma resposta à dinâmica do relacionamento."

5- O meu companheiro permite-me chegar perto dele emocionalmente?

"Por vezes, as feridas do passado podem criar barreiras invisíveis."

6- Consigo satisfazer as necessidades do meu parceiro?

"O egoísmo não tem lugar numa relação amorosa."

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2077177/sera-mesmo-o-fim-seis-perguntas-para-fazer-antes-de-acabar-uma-relacao

Costuma consumir maracujá? Tem efeito calmante e ajuda a perder peso

Uma nutricionista aponta os benefícios de um pequeno fruto tropical

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - O maracujá é um fruto tropical que possui inúmeras vantagens para a nossa saúde. Além de ser um calmante natural, ele também aumenta a imunidade e ajuda a emagrecer.

A nutricionista Greice Caroline Baggio explica que o maracujá é um calmante natural devido à presença de uma substância chamada passiflorina. Essa substância ajuda a relaxar os músculos e o sistema nervoso, proporcionando uma sensação de calma e bem-estar.

O maracujá também é rico em vitamina C, um antioxidante que ajuda a proteger o organismo contra os radicais livres. Os radicais livres são moléculas nocivas que podem causar danos às células e aumentar o risco de doenças crônicas.

Além disso, o maracujá é uma boa fonte de vitaminas do complexo B, que são importantes para o metabolismo, o sistema nervoso e a saúde mental.

A casca do maracujá também é rica em benefícios. Ela é uma boa fonte de fibras, que ajudam a regular o intestino e a controlar os níveis de colesterol. A casca também pode ser usada para fazer farinha, que é um alimento funcional com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Resumo dos benefícios do maracujá:

  • Calmante natural
  • Aumenta a imunidade
  • Ajuda a emagrecer
  • Controla os níveis de colesterol
  • É rico em fibras
  • Pode ser usado para fazer farinha
Como consumir o maracujá:

O maracujá pode ser consumido in natura, em sucos, saladas, sobremesas e até em pratos salgados. A casca pode ser consumida cozida ou crua.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2078088/costuma-consumir-maracuja-tem-efeito-calmante-e-ajuda-a-perder-peso

Estudantes nota mil dão dicas para a redação do Enem

Eles contam como se prepararam e o diferencial de seus textos

POR AGÊNCIA BRASIL - Um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Esta é a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que deverá ser feita no próximo domingo (5) pelos 3,9 milhões de candidatos inscritos para as provas deste ano.

Gabaritar a redação não é tarefa simples, é preciso seguir à risca o que é exigido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mas também não é impossível. Ana Alice Azevedo, de Niterói (RJ), e Luiz Santos, de Manaus (AM), obtiveram a tão sonhada nota mil no Enem 2022. Eles contam como se prepararam para essa prova e qual foi o diferencial dos textos que escreveram e que mereceram a nota máxima.

“Saí da prova sabendo que tinha feito um bom texto, que tinha feito um bom trabalho. Eu estava bem feliz com o texto que tinha feito, estava esperando um bom resultado, mas não estava esperando a nota mil. Realmente foi algo bem surpreendente”, diz Santos, que é atualmente aluno de engenharia da computação na Universidade de São Paulo (USP).

O estudante, que cursou o ensino médio na Escola IDAAM, em Manaus, não apenas fez uma boa prova, como a redação que escreveu no Enem 2022 está na Cartilha do participante, do Inep, disponibilizada para quem vai fazer o Enem 2023. A cartilha traz orientações específicas para a prova da redação.

CONTINUE LENDO: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2023-10/estudantes-nota-mil-dao-dicas-para-redacao-do-enem