sábado, 13 de julho de 2019

Zé do Valério: suspeito de assassinar universitária percorreu 278 km até ser preso e se alimentava de peixe cru

Polícia 'caçou' suspeito em regiões de mata por quase três meses até prendê-lo no Piauí, nesta sexta-feira.
Zé do Valério foi preso após quase três de perseguição
 policial por regiões de mata densa — Foto: Polícia
Militar/Divulgação 
Foram quase três meses até que a polícia conseguisse prender o vaqueiro José Pereira da Costa, o "Zé do Valério". O homem suspeito de assassinar a universitária Danielle Oliveira, de 20 anos, depois de ter estuprado a vítima em abril deste ano, percorreu 278 quilômetros até ser capturado, nessa sexta-feira (12), na divisa entre os estados do Ceará e Piauí.

Conforme a Polícia Civil do Estado do Ceará, Zé do Valério estava há alguns dias morando à beira de um rio em Buriti dos Montes, no Piauí, região de difícil acesso. As autoridades informaram à imprensa que o vaqueiro sobrevivia no local comendo peixe cru e bebendo água do rio.

CONFIRA O VÍDEO: Zé do Valério é preso no Piauí

A saga até a prisão do acusado contou com a participação de um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), que sobrevoou Buriti dos Montes durante dias até que um denunciante anônimo informasse o local exato onde Zé do Valério se mantinha escondido. Antes da captura, o homem chegou a percorrer diversas localidades do sertão cearense.

Durante a fuga, o vaqueiro roubou uma motocicleta, invadiu uma casa e furtou comida. Ele foi perseguido pelas cidades de Pedra Branca, onde o crime ocorreu, Independência, Crateús, Senador Pompeu e Buriti dos Montes, onde ele foi preso.

Em 21 de junho de 2019, José Pereira chegou a trocar tiros contra a guarda municipal de Buriti dos Montes e fugiu novamente. A Polícia Militar do Ceará disse que, nessa sexta-feira (12), quando Costa avisou os PMs, ele ainda tentou fugir, mas se entregou quando percebeu que havia um cerco montado.

A Polícia Civil ressaltou que agora, após a prisão, as vítimas que prestaram boletins de ocorrência sobre furtos e invasões devem comparecer às delegacias correspondentes para identificar se o criminoso responsável por estes outros delitos se trata mesmo de José Pereira da Costa. Na tentativa de resguardar o vaqueiro, as autoridades não informaram onde Zé do Valério é mantido preso.

LEIA TAMBÉM: Agricultor encontrou Zé do Valério, pôs remédio em comida para tentar dopá-lo e chamou a polícia

Universitária Danielle de Oliveira foi encontrada morta com sinais de violência — Foto: Reprodução/Facebook
 
Zé do Valério foi preso policiais militares cearenses no Piauí — Foto: Reprodução