quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Como saber se estou me alimentando de forma saudável?

ISTOCK
Ao caminhar pelos corredores de um supermercado, avistamos diversos produtos com as etiquetas “saudável”, “diet”, “light”, “açúcar zero”, etc. Sem pensar muito, colocamos tais itens no carrinho, sem culpa, acreditando que estamos nos mantendo saudáveis e firmes na dieta. Mas, será que estamos certos?

Abaixo, listo alguns aspectos para você prestar atenção quando selecionar os produtos que farão parte da sua dieta, para não ser enganado com a promessa de saúde. Confira:
1. Light ou zero gordura
A remoção da gordura natural dos alimentos foi o maior erro cometido pelos fabricantes. Quando notaram que retirá-la tornou a comida sem sabor, houve necessidade de acrescentar açúcar e outros amidos para compensar. Por isso, light e zero gordura não têm nada de saudável.
Gordura saturada é, sim, positiva, enquanto aquele monte de açúcar é veneno.
2. Margarina e óleos vegetaisMargarina não é comida. Trocar manteiga por margarina resultou em mais probabilidade de doença cardíaca.
Em relação aos óleos vegetais, a indústria tenta nos convencer de consumi-los, justificando a redução do colesterol sanguíneo a curto prazo. Porém, colesterol é um fator de risco e não uma doença. Reduzi-lo não é garantia de melhora na saúde. Pelo contrário, estudos mostraram que o consumo desse tipo de gordura aumenta o risco de enfermidades cardíacas e câncer.