sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Nome sujo: saiba como consultar se o CPF está negativado e como regularizar a situação

Um dos principais cadastros de restrição ao crédito pode ser consultado gratuitamente. Para limpar o nome do cadastro, é preciso negociar ou aguardar prescrição da dívida.

POR G1Estar com o “nome sujo” no Brasil é sinônimo de ser mau pagador. Significa ter tido o Cadastro de Pessoa Física (CPF) inscrito em um banco de dados de restrição ao crédito. Para limpar o nome, é preciso quitar a dívida ou aguardar a prescrição da dívida, o que pode levar até dez anos. Mas se a inclusão no cadastro tiver sido indevida, o consumidor tem direito a indenização por dano moral.

O principal banco de dados de restrição ao crédito no Brasil é gerido pela Serasa Experian em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Ele pode ser consultado gratuitamente, por qualquer pessoa, mediante cadastro prévio, no site da Serasa ou no aplicativo para celular, disponível na Google Play e na Apple StoreSó é possível consultar gratuitamente a situação do próprio CPF.

CONTINUE LENDO...

Para fazer o cadastro no site da Serasa para consultar se o nome está sujo é preciso informar o CPF, nome completo, data de nascimento e email, além de cadastrar uma senha alfanumérica — Foto: Serasa/Reprodução