sexta-feira, 25 de agosto de 2017

10 sites para encontrar e baixar histórias infantis de graça

Postado por: Lidianery Massari
POR CANAL DO ENSINO
Olá,
Histórias infantis são extremamente importantes para o desenvolvimento cerebral e raciocínio lógico da criança. Incentivar a leitura dos filhos é o mesmo que garantir um futuro conciso e uma carreira promissora.
Quando as crianças têm maior interesse em ler histórias, quando adultas, elas desenvolvem o hábito de sempre buscar novos conhecimentos. Isso fará com que ela tenha maior domínio da língua portuguesa e também será um adulto muito bem informado, o que facilitará suas decisões futuras.
Além disso, ter vários livros de histórias infantis é uma maneira de entreter seus filhos em casa. Pode ajudar em um dia chuvoso quando não podem sair para brincar, ou antes de dormir e até mesmo nas férias.
Então se você deseja ajudar seu filho a desenvolver este hábito da leitura, separamos aqui 10 sites para baixar as mais variadas histórias infantis. Confira e aproveite!

5 sites para baixar livros ilustrados de histórias infantis

1 – Biblioteca virtual infantil

Neste site você encontrará uma série de livros ilustrados para baixar. Existem ao todo 11 livros ilustrados sobre fábulas e também 3 livros em quadrinhos da Turma da Mônica. Além destes, você encontrará também dicionários e poemas infantis para baixar. Clique aqui para visitar o site.
Para baixar, basta ir na aba “acervo” e clicar sobre a história desejada, então aparecerá em formato de áudio no Youtube ou formato PDF para visualizar no próprio site. Embaixo, você verá a opção “baixar em versão PDF.

2 – Domínio público

Aqui você encontrará uma série de histórias e contos infantis ilustrados em formato de PDF para baixar gratuitamente. São vários autores e editoras de todo o Brasil que se disponibilizaram a produzir estes conteúdos para as crianças.
Neste link aqui, você pode conferir a seleção de histórias. Basta clicar sobre a história e em seguida clicar em “baixar”.

3 – E-livros grátis

Neste site você encontra todos os tipos de livros em formato PDF para downloads, inclusive livros ilustrados de histórias infantis. Os arquivos virão compactados, sendo necessário descompactar através do programa WinRar, que já vem instalado em seu computador.
Para conferir a seleção e baixar os arquivos, é só clicar neste link aqui.

4 – Slideshare

O próprio site Slideshare também disponibiliza uma série se livros de contos e histórias infanto-juvenil. Neste site você pode encontrar todo tipo de conteúdo educativo, desde trabalhos escolares, cursos, palestras até livros de vários segmentos para baixar.
A seleção de livros recomendados aparecerá no final da página ou ao lado direito. Basta entrar no livro escolhido e logo abaixo você verá a opção “baixar”. Clique aqui para conferir.

5 – Ideia criativa

Este site selecionou uma série de livros de sucesso do grande escritor Monteiro Lobato. O autor que até os dias de hoje encanta as crianças, jovens e adultos com suas incríveis histórias. Dentre elas você poderá baixar para seus filhos os grandes clássicos da literatura infantil: A história de Narizinho, O marquês de rabicó, Emília, etc.
Os arquivos em PDF estão hospedados no servidor Mega, é só clicar e baixar. Estes livros virão compactados, sendo necessário descompactar através do programa WinRar, que já vem instalado em seu computador. Clique aqui para visualizar.

5 sites para baixar audiolivros de histórias infantis

historia-infantil
Os audiolivros ou audiobooks são outra alternativa para ajudar a desenvolver o raciocínio lógico da criança. Através das dublagens e efeitos sonoros, elas irão imaginar um cenário mágico e viver realmente as histórias. Veja uma seleção de sites para baixar audiolivros totalmente gratuitos:

1 – Planejamento infantil

Neste site você encontrará 16 histórias infantis em formato de audiolivro. As histórias são bem curtinhas, em torno de 2 a 3 minutos e traz as histórias mais clássicas da infância como A gata borralheira, Saci Pererê, A bela e a fera, etc. Clique aqui para acessar o site.
Para baixar você precisa: Clicar sobre a história e logo após aparecer o player, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção “salvar áudio como…”.
Se você estiver acessando o site através de celular ou tablet, basta segurar sobre o player que aparecerá também a opção “salvar áudio como…”

 2 – Audiolivros infantis do MEC

O MEC (Ministério da Educação) também disponibiliza um acervo de histórias infantis curtas para download. Neste link aqui você pode visualizar várias páginas com livros para baixar grátis.
Para efetuar o download, basta clicar sobre a história e logo em seguida abrirá uma página de informações a respeito da história e dos autores. Logo no topo da página aparecerá a opção “download”.

3 – Cláudia Houdelier

Este site traz muitos audiolivros em arquivos totalmente gratuitos. Você encontrará histórias infantis clássicas e também contos e parlendas infantis. Além disso, traz também várias histórias infantis narradas em outas línguas, como o francês, russo e italiano.  Clique aqui para visualizar a seleção de histórias.
Para baixar você precisa: Clicar sobre a história e logo após aparecer o player, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção “salvar áudio como…”.
Se você estiver acessando o site através de celular ou tablet, basta segurar sobre o player que aparecerá também a opção “salvar áudio como…”

4 – Espaço educar

Este site criou uma seleção das 70 melhores histórias infantis. Os links levam até uma página de download dos arquivos em formato MP3. O processo é simples e você pode baixar quantas histórias quiser. Alguns livros são pagos e levam para a plataforma de compra da Amazon. Portanto, vale a pena verificar essa questão antes. Clique aqui para conhecer o site.

5 – Miojo mole

Este não é um site específico de histórias infantis, porém o administrador disponibilizou uma seleção de histórias narradas como O gato de botas, João e a flauta mágica, Aladim, etc.
As histórias são hospedadas no site 4Shared, sendo necessário se cadastrar para poder baixar as histórias narradas, mas isto é muito simples, só cadastrar seu e-mail e senha. Clique aqui para ver a seleção.

Incentive seu filho a prestigiar a literatura infantil

Garantir uma boa educação de qualidade é uma responsabilidade muito grande para os pais. E através da leitura, as crianças podem desenvolver o pensamento crítico, trocar experiências com outras crianças e até vivenciar um mundo de imaginação.
Com o avanço tecnológico cada vez mais presente na vida das pessoas, o hábito da leitura está aos sendo deixado para trás, já que hoje tudo é muito prático.
Sendo assim, incentive seus filhos a ler e terem o hábito de ganhar conhecimentos quando crescerem. Faça uma biblioteca virtual em seu computador e agrupe os livros e audiolivros em subpastas.
Esperamos que tenha gostado desta seleção de sites para baixar histórias infantis que separamos para você. Se tiver qualquer dúvida pode deixar aqui nos comentários que te responderemos o mais breve possível. Não esqueça de compartilhar e ajudar outras pessoas!
Até logo!