sábado, 24 de setembro de 2016

Uber vai exigir selfies dos motoristas para aumentar segurança

   (Crédito: Reprodução)
(Crédito: Reprodução)
Por TNH1
Nesta sexta-feira (23), o Uber anunciou que vai começar a exigir que os motoristas da plataforma confirmem suas identidades por meio de selfies antes de cada turno. A ideia é aumentar a segurança do aplicativo de caronas.
O novo recurso é descrito como uma forma de evitar o uso fraudulento da conta dos motoristas e fornecer aos passageiros um grau maior de confiança na empresa. A medida é interessante, uma vez que a empresa já deixou de lado outras opções de segurança, como a verificação de impressões digitais para saber se os colaboradores têm ficha criminal, por exemplo.
"O compartilhamento ou roubo de conta de motorista é um problema de baixa frequência atualmente, mas quando acontece é uma coisa de alta gravidade, por isso faz sentido colocarmos nossos recursos de segurança nisso", explicou o chefe de segurança do Uber, Joe Sullivan.
A empresa alega estar testando esse novo sistema com dezenas de milhares de motoristas nos últimos meses, e 99% do tempo as fotos se mostraram compatíveis com seus cadastros. Para fazer o reconhecimento, o Uber usa os Serviços Cognitivos da Microsoft, que é capaz de analisar rapidamente a semelhança entre a selfie tirada antes de aceitar uma corrida e a foto da conta do motorista. Caso as imagens não sejam correspondentes, a conta será temporariamente bloqueada enquanto a empresa avalia o caso.
A novidade deve começar a ser liberada em breve para motoristas de todas as regiões atendidas pelo Uber. No entanto, não há estimativa de quando ela chegue no Brasil.
Fonte: Canal Tech