segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Capim Santo – Propriedade Medicinais

Saiba quais são as propriedades medicinais do Capim Santo. Com o nome científico de Cymbopogon Citratus, também conhecido como Capim Cidreira ou Capim Limão. E conheça a diferença entre eles e erva cidreira e citronela. 
POR RECEITA NATURAL
A planta de cima é a erva cidreira do gênero
Melissa, parente da menta e hortelã, já a
de baixo é o capim cidreira.
Capim-limão, ou Capim Santo (nome científico Cymbopogon citratus) é uma planta herbácea da família das gramíneas, nativa das regiões tropicais da Ásia (Índia). Cresce numa moita de rebentos (planta cespitosa), propagando-se por estolhos, os quais apresentam folhas amplexicaules, linear-lanceoladas. As suas inflorescências são constituídas por panículas amareladas. (Fonte: Wikipedia)
Muitas plantas recebem vários nomes populares, de acordo com cada região do país. Por isso os nomes científicos das plantas são tão importantes; pois acabam essa quantidade de nomes diferentes, associado à semelhança das espécies acabam gerando confusões. As plantas são divididas em gênero, espécie, além de outras classes. Mas é isso que acaba gerando dúvidas pois de uma planta pode ser do mesmo gênero mas não é a mesma espécie.
O capim santo é também conhecido como capim limão ou capim cidreira. Então que fique claro, o capim santo é o mesmo que capim limão. Capim santo é o mesmo que capim cidreira. Nome científico Cymbopogon citratus
Mas aí tem gente que pergunta se capim santo é citronela. Não, capim limão ou cidreira não é o mesmo que citronela. A citronela tem o nome científico Cymbopogon nardus, ou seja, ela é do mesmo gênero do capim limão, mas não é a mesma espécie. A famosa história do “parece mas não é”.
Ainda existe outra confusão que é chamar o capim cidreira de erva cidreira. Mas a questão que em muitos lugares chamam o capim limão de erva cidreira, mas de maneira equivocada. Pois a erva cidreira de verdade tem o nome científico Melissa officinalis. Ou seja, nem o gênero das duas é o mesmo! A erva cidreira do gênero Melissa é da mesma família da menta e da hortelã. A família é Lamiaceae, e até o boldo do chile é desta família.
Aí tem gente que pergunta: Capim santo é chá verde? Risos… Não, o chá verde é a Camellia sinensis, e aí não tem nem gênero, nem espécie e nem família iguais ao capim santo.