terça-feira, 23 de maio de 2017

4 atitudes que enfraquecem o vínculo emocional entre pais e filhos



A educação de uma criança possui muitas nuances e, na prática, cada pai precisa entender o que seu filho precisa

Ser pai e mãe é uma tarefa árdua e muito, muito difícil. Para educar uma criança, é preciso entender suas necessidades, incentivar suas virtudes, corrigir seus erros e, acima de tudo, orientá-los no caminho da vida.

A educação de uma criança possui muitas nuances e, na prática, cada pai precisa entender o que seu filho precisa. Mas, acima de tudo, os pais devem tentar não repetir os erros cometidos pelos seus pais, evitando atitudes que podem enfraquecer a relação entre ambos. Segundo o site A Mente é Maravilhosa, existem quatro atitudes que os pais jamais devem cometer, para que a relação com seus filhos seja sempre fortalecida.
  1. Não escutar os filhos Crianças falam e perguntam muito. Não perca a paciência com eles, isso é apenas curiosidade. Mesmo que eles pareçam inoportunos ou inconvenientes, lembre-se de que eles têm ávido desejo de compreender o mundo.
2. Castigá-los com severidade
Educação não deve ser sinônimo de proibição ou autoritarismo. Crianças precisam aprender os limites do mundo, é verdade, mas é preciso saber que o excesso de punições provoca baixa autoestima e insegurança na criança e enfraquece o vínculo emocional entre os pequenos.
3. Compará-los ou rotulá-los
Cada ser-humano é único e não deve ser ridicularizado ou comparado a outro, para depreciá-lo. Muitos pais costumam falar críticas em voz alta à criança, como se ela não escutasse o que está sendo dito.
4. Gritar
O abuso psicológico cometido pelos pais na forma de gritos pode destruir a personalidade da criança e sua confiança em si mesma. Levantar a voz sem razão justificável e a todo momento provoca um estado de euforia e estresse contínuo nas crianças. Não demonstrar abertura ou não dialogar são maneiras de afastar aos poucos as crianças do nosso lado.