quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Acervo pessoal de Fernando Pessoa liberado para leitura online

Postado por: 
Canal do Ensino | Guia Gratuito de Educação

Olá, leitores!
Olha que notícia preciosa o Canal do Ensino preparou para vocês.
Nada mais, nada menos que abiblioteca pessoal de Fernando Pessoa, considerado um dos maiores poetas de todos os tempos, está disponível paraconsulta online gratuita.
São aproximadamente 1.200 livros da biblioteca particular do escritor. A digitalização do acervo foi feita pelo Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.
Os livros de vários gêneros e idiomas, no formato PDF e JPG, trazem dedicatórias, anotações, assinaturas, notas, diagramas e poemas de Fernando Pessoa.
“Entendemos que uma biblioteca desta importância devia tornar-se patrimônio da humanidade — e não apenas dos que podem deslocar-se a esta Casa onde Fernando Pessoa viveu os últimos 15 anos da sua vida. Graças à dedicação de uma equipe internacional foi possível digitalizar, na íntegra, toda a biblioteca. Deste encontro resultou a disponibilização gratuita da preciosa biblioteca do autor de ‘O Livro do Desassossego’, que agora pertence aos leitores em qualquer parte do globo”, afirmam os curadores do projeto.

Fernando Pessoa

Fernando Pessoa (1888-1935) foi o principal escritor do Modernismo português e, ao lado de Camões, foi um dos maiores poetas portugueses de todos os tempos. Em 1895, foi para a África do Sul com a mãe e o padrasto. Voltou a Portugal, em 1905, e, como teve uma educação britânica, escreveu em inglês durante algum tempo (época em que escreveu a obra 35 sonnets, publicada em 1918).
Além da poesia, Pessoa colaborou em várias revistas literárias da época, como Orpheu. Mas é a poesia que mais chama a atenção. A singularidade do autor se destaca devido à intrigante questão da heteronímia. Fernando Pessoa tinha 3 heterônimos principais: Ricardo ReisAlberto Caeiro e Álvaro de Campos.
Curiosamente, o poeta só publicou 4 obras em vida, sendo que três delas são na língua inglesa. Ele ainda traduziu várias obras do inglês (de escritores como Shakespeare e Edgar Allan Poe) para o português, e obras portuguesas (nomeadamente de António Botto e Almada Negreiros) para o inglês.

Obra de Fernando Pessoa

Entre as obras disponíveis para consulta gratuita estão:
  • Poemas
  • 35 Sonnets
  • Canções
  • Cartas
  • Dicionários e textos que ele usava para consulta
  • Resumos
  • Literatura de mundo inteiro
  • Mensagem
  • Orpheu (revista literária)
Entre muitos outros achados.
As obras estão disponíveis no site Casa Fernando Pessoa, dedicado exclusivamente ao poeta português.
Salve esse site nos seus favoritos e alimente sua alma – e corpo, e mente – com os textos e poesias de Fernando Pessoa.
Boa leitura! Divirta-se
FONTE: Canal do Ensino

Como Fazer Xaropes em Casa

xarope é uma das opções de medicamento que podemos fazer em casa. Ele geralmente é preparado com a adição de mel ou açúcar a infusões de plantas com benefícios para a saúde. Esse acréscimo adocicado ajuda a conservar alguns ingredientes ativos da erva usada, além de disfarçar o sabor do remédio para as crianças. Por ser mais espesso, o xarope também é muito bom para limpar a garganta e facilitar a expectoração, sobretudo quando é feito com mel.

Fazendo o Xarope

Quase todas as infusões e decocções podem ser usados no preparo de xaropes. Isso quer dizer que usando as receitas de chás encontradas aqui no Receita Natural você também tem a possibilidade de fazer o xarope e aproveitar seus benefícios. Como dissemos, o segredo é acrescentar mel ou açúcar nessas preparos. Seguindo a receita-base que ensinaremos abaixo, fica fácil preparar qualquer xarope em casa de modo bem simples.
Xarope
Xarope

Materiais Necessários

Para fazer o xarope em casa você vai precisar dos seguintes materiais:
  • 1 bule para fazer o chá
  • 1 peneira de plástico
  • 1 jarro para misturar
  • 1 panela ou tacho
  • 1 colher de pau grande
  • 1 frasco de vidro escuro esterilizado e com tampa

Passo a Passo

  1. Preparar 500 ml de infusão ou decocção com a planta escolhida;
  2. Usar a peneira para coar o chá em uma jarra;
  3. Em seguida, despeje o chá coado na panela ou tacho;
  4. Para 500 ml de líquido, acrescente 500 g de mel ou açúcar (de preferência mascavo);
  5. Misturar bem e levar ao fogo brando;
  6. Mexa com a colher e deixe a mistura cozinhar até ficar com a consistência de um xarope;
  7. Retire do fogo e espere amornar;
  8. Guarde no frasco de vidro escure em local fresco e à sombra.

Informações Úteis:

  • Tomar de 5 a 10 ml do xarope 3 vezes ao dia;
  • Para o preparo do chá, podem ser utilizadas a casca, as flores, as folhas e as raízes da planta;
  • O xarope pode ser conservado no vidro com tampa por até 3 meses.
FONTE: Receita Natural

Empossado novo secretário de saúde de Aracoiaba



O prefeito de Aracoiaba, Antônio Cláudio Pinheiro, deu posse na manhã desta quarta-feira (04), ao novo secretário municipal de saúde. Trata-se do Técnico em Contabilidade e Professor,FRANCISCO FREDSON COSTA MONTE, que assume a pasta no lugar do biólogo Jonas Campelo Nogueira. A posse foi prestigiada por secretários municipais, vereadores, servidores públicos, além de amigos e parentes.
O novo secretário faz parte da gestão do atual governo do Prefeito Antônio Cláudio, destacando na área financeira, aonde vinha atuando com muito êxito, além de ser filho de Aracoiaba.
O Prefeito Antônio Cláudio desejou sucesso, destacando as qualidades do novo secretário. “Tenho certeza que você vai saber tocar muito bem o trabalho numa cidade que tem uma Secretaria de Saúde que é exemplo. Somos referência em atendimento, mas sempre temos de melhorar e evoluir. Esta é nossa missão, servir as pessoas, e a sensibilidade do Fredson vai contribuir muito com esse objetivo. Garantir qualidade e cada vez mais humanização no atendimento aos nossos cidadãos” destacou. O prefeito fez questão de ressaltar e agradeceu o empenho do ex-secretário Jonas Campelo e de toda a sua equipe durante os 10 meses à frente da pasta. 
Em seu discurso, o secretário destacou a ousadia do prefeito Antônio Cláudio em lhe escolher para uma das pastas mais importantes do governo municipal e reafirmou seu total comprometimento e zelo pela pasta.
"São muitos desafios pela frente. Tenho a dimensão da responsabilidade que o cargo exige e estou pronto para assumir esta batalha, comprometo-me a dar o melhor de mim", garantiu o secretário.
Fredson Monte afirmou que a população e os servidores terão empenho e compromisso no exercício do cargo. “A população merece todo o nosso trabalho. Vamos fazer a união da gestão e a área médica para sucesso. Não vou pedir paciência, mas peço compreensão já que o problema da Saúde no Brasil não começou ontem, ele vem há muitos anos se arrastando”, disse.
O novo secretário ressaltou ainda que pretende contar com o apoio e igual dedicação dos funcionários ligados à secretaria, para que o trabalho seja realizado da melhor forma e se alcance os resultados esperados por toda a população aracoiabense.
A gestão do atual governo do Prefeito Antônio Cláudio, destaca-se por sempre priorizar e dar oportunidades a profissionais da própria cidade. Sendo que seu secretariado é formado por filhos de Aracoiaba.


FONTE: Aracoiaba News

LEIA TAMBÉM:

Novo secretário de saúde de Aracoiaba é empossado