quinta-feira, 12 de março de 2015

'Não é só um jogo'

FLÁVIO SOARES 'ESPIGA'

12.03.2015

Técnico campeão da LDB com o Basquete Cearense, Espiga afirma que o esporte forma não só atletas, mas cidadãos

Image-0-Artigo-1813924-1
Equipe Cearense, com o técnico à frente, celebra a conquista histórica da LDB
FOTO:: FABIANE DE PAULA
O sentimento de dever cumprido estava no sorriso do treinador Flávio Soares, o 'Espiga', campeão da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), na última terça-feira, 11.
Em visita à redação do Diário do Nordeste ontem, o comandante da equipe falou sobre a conquista e também o futuro do time. "Você ser campeão é o melhor sentimento. É muito bom. Aos poucos a ficha vai caindo", revela o treinador.
Desde o início do projeto do Basquete Cearense em 2012, Espiga afirmou que o principal objetivo das pessoas que formam a equipe é conseguir que os atletas se tornem bons cidadãos.
"Sempre fomos muito preocupados em atingir mais pessoas. Esse projeto não simplesmente para jogar basquete, é para trazer mais crianças, é fomentar a prática do esporte", ressaltou o comandante do time cearense.

Sobre a trajetória da conquista, nem tudo foram flores. Sobre a eliminação na temporada passada, Espiga disse que a equipe só precisava de uma segunda chance. "Poderíamos ter feito muito mais ano passado. Contudo, as situações variáveis do esporte acabaram nos eliminando e aprendemos muito para este ano", revelou.
Outro fator decisivo para o triunfo foi manter a base da equipe para essa temporada. "Mantivemos o mesmo time. Perdemos apenas um garoto e o Felipe Taddei veio para reforçar", afirmou.
Profissional
Apesar de toda a euforia da recente conquista, o título já ficou para trás e agora é pensar no futuro e na liga profissional. "O esporte mostra que não podemos ficar muito tempo nisso (comemoração). Temos que matar um leão de novo. Amanhã, já tem novo desafio no NBB. E alguns desses meninos já estarão por lá", relatou.
Pelo menos seis jovens que conquistaram a LDB estão no time principal. "Paranhos, Romulo, Erick, Victor Gusmão, Sualisson e Davi já enfrentarão o Brasília pela 26ª rodada do NBB", confirmou Espiga.
Futuro
Convidado pelo técnico do Basquete Cearense, Alberto Bial, Espiga afirmou que aceitou o desafio por ter que desbravar um estado até então sem tradição no esporte e que agora está formando uma geração de talentos.
"Recebi a proposta de ir para um lugar que não sabia o que ia encontrar, porém quando cheguei fui surpreendido e agora estamos colhendo os frutos", garantiu Espiga.
Para ele, o esporte não significa apenas um jogo e sim um formador de pessoas, caráter e é assim que o Basquete Cearense trabalha. "O basquete não é só um jogo. Nós trabalhamos o desenvolvimento no estudo e o relacionamento em equipe".
Espiga também acredita em um futuro promissor para os garotos. "Esses meninos estarão em outros clubes, ou até mesmo sendo excelentes profissionais do esporte", projetou.


FONTE: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/jogada/nao-e-so-um-jogo-1.1242128

Nenhum comentário: