domingo, 7 de março de 2021

CONFIRA O DESTAQUE CAMPEÃO DA SEMANA NO BLOG DO PARCEIRO

Veja as NOTÍCIAS que foram DESTAQUES NA SEMANA no Blog do Parceiro


 CONFIRA ABAIXO OS DESTAQUES DA SEMANA ANTERIOR:

Veja as NOTÍCIAS que foram DESTAQUES NA SEMANA no Blog do Parceiro: 21/FEV/2021 a 27/FEV/2021

Thiago Campelo, prefeito de Aracoiaba: Atualizo agora as informações de enfrentamento à pandemia do coronavírus no município de Aracoiaba. 


Ao lado do Secretário de Saúde de Aracoiaba,
Valdson Aquino
, participei de reunião virtual com o presidente da Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará -
Aprece Ceará
,
Dr. Júnior
, secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, representantes da Polícia Militar, técnicos da Secretaria de Saúde do Estado e os demais prefeitos do Ceará para tratar sobre as novas medidas de enfrentamento à Covid em todo o estado e em nosso município.
A Secretaria de Saúde do Estado, apresentou os dados da pandemia em todo o Ceará e as medidas anunciadas no decreto de isolamento social.
Reitero que o momento é grave e que precisamos da colaboração de toda população para o cumprimento das medidas de isolamento social.

Prefeitura de Aracoiaba no Facebook: Atenção ao novo decreto para Aracoiaba! Valendo a partir do dia 07 até o dia 18 deste mês. Leiam com atenção!
A Prefeitura de Aracoiaba preza pela sua saúde. 🙏🏼💙
DECRETO MUNICIPAL N° 12, DE 05 DE MARÇO DE 2021
Estabelece a política de isolamento social com medidas mais rígidas direcionadas à prevenção da disseminação da COVID-19, no Município de Aracoiaba e dá outras providências.

CONFIRA OS OUTROS DESTAQUES DA SEMANA NO BLOG DO PARCEIRO

FONTE: BLOG DO PARCEIRO

Mundo não vencerá o coronavírus este ano, alerta OMS

Por O Cascavilhador - Não é realista acreditar que o mundo vai derrotar a pandemia da covid-19 até o final deste ano, anunciou a Organização Mundial da Saúde (OMS) hoje.

O diretor de emergências da OMS, Michael Ryan, afirmou que o vírus continua ativo, levando em consideração que o número global de novos casos aumentou esta semana, após sete semanas consecutivas de queda.

"Seria muito prematuro e eu diria carente de realismo pensar que vamos acabar com o vírus até o final deste ano", disse Ryan em entrevista coletiva.

FONTE: https://www.ocascavilhador.com/2021/03/mundo-nao-vencera-o-coronavirus-este.html

quinta-feira, 4 de março de 2021

RIR AINDA É O MELHOR REMÉDIO

CONFIRA OS VÍDEOS HORA DO RISO LÁ NO YOUTUBE:

Com novo decreto, academias, atendimento presencial em restaurantes e celebrações em igrejas de Fortaleza serão suspensos

A adoção do isolamento rígido foi anunciada na quarta-feira (3) e vale para Fortaleza, mas são recomendadas pelo governo estadual medidas restritivas para cidades onde a taxa de contaminação pela Covid-19 é alta ou altíssima.

Por G1 CE - O governador do Ceará, Camilo Santana, e o prefeito de Fortaleza, Sarto, anunciaram na quarta-feira (3) que a capital cearense terá um novo isolamento social rígido a partir de sexta-feira (5). Atividades em academias, celebrações em igrejas, atendimento presencial em restaurantes e aulas presenciais, exceto para crianças de 0 a três anos, serão suspensas por 14 dias, segundo o Governo do Estado.

Indústria, como a da construção civil, e serviços de delivery podem manter as atividades. As aulas e atividades escolares presenciais para crianças de até três anos, que já estavam liberadas, podem continuar.

As informações foram confirmadas à TV Verdes Mares e ao G1 por uma fonte do Governo do Estado. O decreto com os detalhes sobre o isolamento rígido será publicado no Diário Oficial do Estado ainda nesta quinta-feira (4).

LEIA TAMBÉM: Camilo e Sarto decretam fechamento de atividades não essenciais em Fortaleza

Fortaleza terá também barreiras na entrada da cidade. Apenas pessoas que comprovarem a necessidade essencial de locomoção poderão deixar ou entrar na capital cearense.

As igrejas podem promover celebrações virtuais. A proibição é para a presença de público em cultos e missas. É necessário obter autorização para a equipe que vai celebrar e filmar.

Veja serviços que podem funcionar em Fortaleza:

  • Indústria
  • Construção Civil
  • Serviços de delivery
  • Aulas presenciais para crianças de até três anos
  • Serviços essenciais como supermercados e farmácias

O que não pode funcionar em Fortaleza

  • Academias
  • Igrejas (abrem para atendimento individual)
  • Restaurantes
  • Aulas presenciais em escolas para estudantes com mais de três anos
  • Restaurante e bares com atendimento presencial

No caso de igrejas são proibidas missas, cultos e eventos com várias pessoas, mas são permitidos os atendimentos individuais.

Decreto de 14 dias

As novas restrições vão durar 14 dias e nesse período apenas serviços essenciais vão poder abrir as portas na cidade.

Camilo Santana disse também que vai recomendar que as cidades com taxa de transmissão da Covid-19 altíssima também adotem o lockdown. Atualmente, mais de 80 dos 184 municípios estão nessa situação.

FONTE: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2021/03/04/com-novo-decreto-academias-atendimento-presencial-em-restaurantes-e-celebracoes-em-igrejas-de-fortaleza-serao-suspensos.ghtml

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Após 13 anos na Europa e Arábia Saudita, atacante cearense fecha com o Atlético/CE

Wanderson do Carmo já foi artilheiro do Campeonato Sueco e Campeonato Russo

Por DN - Mais um atacante cearense retorna à casa. O meia-atacante Wanderson, natural de Baturité (CE), assinou contrato com o Atlético Cearense para a disputa do Campeonato Cearense 2021.

O atleta de 34 anos retorna ao Brasil após mais de 13 anos atuando fora do País, passando por Europa e Oriente Médio.

Passagens por Suécia, Rússia, Ucrânia e Arábia

LEIA TAMBÉM:Tem mais uma cara nova chegando ao Atlético Cearense para a temporada de 2021: trata-se do meia-atacante Wanderson.

LEIA MAIS EM: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/jogada/apos-13-anos-na-europa-e-arabia-saudita-atacante-cearense-fecha-com-o-atleticoce-1.3045381

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube?


Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

JOSENI DE LIMA

  • CONHEÇA O "THE ROCK" BRASILEIRO
  • CANTEIROS DE COENTRO
  • MINHA SOGRA ASSANDO CASTANHA DE CAJU - PARTE 1
  • PARABÉNS AZEDO
  • MINHA SOGRA ASSANDO CASTANHA DE CAJU - PARTE 2
  • Meninos da AJA jogando bola
  • A Lenda da Pedra Aguda em Aracoiaba
  • CORTE DE UMA ÁRVORE
  • FORRÓ DO MULUNGU
  • Quem é o Cantor da Música Samara Tu Pra Mim Não Vale Nada...
  • BANDA MARCIAL DE CHOROZINHO -DESFILE CÍVICO EM ARACOIABA
  • Confira o Que Aconteceu com o Fred
  • GAROTA SAFADA NO CARNAVAL DE ARACOIABA
  • Chuva forte no centro de Aracoiaba
  • Sousinha de Aracoiaba joga demais
  • Antonio Cleiton diretamente de Baturité para o mundo
  • BANDA MARCIAL WLADIMIR RORIZ DE CHOROZINHO
  • #HORADORISO - Dedetizacao Natural
  • RIO CANDEIA E RIO ARACOIABA SE JUNTANDO
  • Lava jato Santa Luzia
  • Meu Cofrinho Para o Ano de 2020
  • PISCINA NAS CANINHAS
  • BANDA MARCIAL DR SALOMÃO DESFILE CÍVICO 2010
  • Dona Bill, vice-prefeita de Aracoiaba, fazendo a abertura do Encontro do PSDB em Aracoiaba
  • Torneio de Futsal em Aracoiaba
  • BANDA COLÉGIO C. G. A. - DESFILE CÍVICO
  • Pedra Aguda lá longe
  • ESCOLHA DA MISS ARACOIABA 2009 1
  • FESTA DA NONCHA
  • BRIGA DE GALO NA PISCINA
  • PARABÉNS MURILO!!
  • Jogo no Bairro São José
  • BANDA DR SALOMÃO NO DESFILE DE 2009
  • LEIDE APAGANDO AS VELINHAS
  • Homem dado como morto é descoberto vivo durante necrópsia no Ceará
  • O Garoto Estourado de Aracoiaba está de volta
  • SOLO DE CAPOEIRA
  • DR. THIAGO CAMPELO NO PROGRAMA DO ROCHINHA - FM MAIOR 93,3 - Baturité, quarta 27/11/19.
  • #HORADORISO - Alô, Alô, Quem Está Falando Aqui é o Raimundão
  • quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

    Covid-19: mortes na Noruega não têm ligação comprovada com vacinação, diz governo

    Por Olhar DigitalA notícia de que 23 pessoas morreram após receber a vacina da Pfizer/BioNTech contra Covid-19 na Noruega repercutiu na internet nos últimos dias, causando preocupação. No entanto, apesar de as mortes terem de fato ocorrido, a Agência Norueguesa de Medicamentos (Statens Legemiddelverk) afirma que não há nenhuma comprovação de que o imunizante tem ligação direta com os óbitos. Continue Lendo em: https://olhardigital.com.br/2021/01/18/noticias/covid-19-mortes-na-noruega-nao-tem-ligacao-comprovada-com-vacinacao-diz-governo/

    LEIA TAMBÉM: Escassez de matéria-prima pode prejudicar vacinação contra a Covid-19

    segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

    Por unanimidade, Anvisa aprova uso emergencial de vacinas contra covid

    Decisão depende de publicação para entrar em vigor

    Por Agência Brasil - Por unanimidade, os cinco diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovaram o uso emergencial da CoronaVac e da vacina de Oxford contra a covid-19. A decisão depende de publicação no Diário Oficial e de comunicação aos laboratórios para entrar em vigor.

    A maioria na direção da agência foi alcançada às 14h54, quando o diretor Alex Machado Campos tornou-se o terceiro a votar favoravelmente à imunização em caráter emergencial com as duas vacinas.

    No início da tarde, as três áreas técnicas da Anvisa haviam recomendado a aprovação do uso emergencial. As gerências de Medicamentos, de Monitoramento de Produtos e de Inspeção e Fiscalização Sanitária deram parecer favorável. A recomendação, no entanto, precisava ser submetida à diretoria do órgão.

    LEIA TAMBÉM:Enfermeira de São Paulo é primeira brasileira vacinada contra covid-19

    A primeira diretora a ler o voto foi a relatora do caso, Meiruze Freitas. Ela aprovou o uso emergencial, mas fez ressalvas. Disse esperar que o Instituto Butantan responda, até o fim de fevereiro, sobre os resultados sobre a imunogenicidade (capacidade de produção de anticorpos) da CoronaVac, produzida pelo Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

    A relatora destacou não haver alternativa terapêutica às vacinas. A diretora disse ter tomado a decisão com aval da ciência e após trabalho árduo dos técnicos da Anvisa nos últimos dias. “Guiada pela ciência e pelos dados, a equipe concluiu que os benefícios conhecidos e potenciais dessas vacinas superam seus riscos. Os servidores [da Anvisa] vêm trabalhando com dedicação integral e senso de urgência”, disse Meiruze ao ler o voto.

    O segundo voto foi dado pelo diretor Romilson Mota, que acompanhou a relatora. De acordo com ele, o grave cenário da pandemia de covid-19 e o “indicativo de colapso” na rede de saúde justificam a aprovação.

    Terceiro a votar, Alex Machado Campos acompanhou os demais diretores. Ele foi seguido pela diretora Cristiane Jourdan Gomes e pelo diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres. A votação foi concluída por volta das 15h20.

    Após a reunião, a decisão será publicada na página da Anvisa na internet, no extrato de deliberações da diretoria. Existe a possibilidade de o Diário Oficial da União publicar uma edição extra com o resultado da votação.

    O uso emergencial pode ser liberado após a publicação oficial e assim que houver comunicação formal aos laboratórios. No caso da CoronaVac, a relatora do caso pediu a assinatura de um termo de compromisso, que também precisa ser publicado em Diário Oficial.

    FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-01/por-unanimidade-anvisa-aprova-uso-emergencial-de-vacinas-contra-covid

    domingo, 10 de janeiro de 2021

    As cenouras fazem (mesmo) bem aos olhos? Toda a verdade

    Será que a história contada pelas mães e pais de todo o mundo é verdadeira?

    Por Notícias ao Minuto - Popular em todo o mundo, as cenouras são vegetais altamente nutritivos.

    E lembra-se, muito provavelmente, de ouvir a sua mãe ou o seu pai dizerem que elas fazem bem aos olhos. Será verdade?

    Sim! Segundo a Healthline, as cenouras são especialmente ricas em antioxidantes luteína e beta-caroteno, que comprovadamente protegem os seus olhos.

    As cenouras também podem beneficiar a sua digestão, coração, pele e saúde em geral.

    Se quiser manter os seus olhos saudáveis, também deve estabelecer outros hábitos de proteção da visão, como fazer exercício, usar óculos escuros, limitar o tempo no celular e televisão, seguir uma dieta equilibrada e não fumar.

    FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1766314/as-cenouras-fazem-mesmo-bem-aos-olhos-toda-a-verdade

    Janeiro é mês de conscientização sobre a Hanseníase

    Neste mês, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) vai divulgar, com apoio de médicos da área, material sobre a doença

    Por Notícias ao Minuto - Por acaso você viu, nos últimos dias, um prédio público ou algum monumento iluminado de roxo? Caso tenha visto, saiba que é uma forma chamar a atenção da sociedade para a hanseníase. O Janeiro Roxo foi criado em 2016 e tem o último domingo do mês como data símbolo. Nesse dia é celebrado o Dia Mundial de Combate e Prevenção da Hanseníase. São 30 mil novos casos da doença por ano no Brasil, que é o país com o segundo maior número de casos, perdendo apenas para a Índia.

    Neste mês, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) vai divulgar, com apoio de médicos da área, material sobre a doença. Entre as informações, a descrição de sinais e sintomas da hanseníase e orientações sobre onde buscar diagnóstico e iniciar o tratamento. A hanseníase, segundo especialistas, é uma doença estigmatizada e cercada de preconceito.

    “Combater o estigma é salvar vidas. Por isso, queremos auxiliar a sociedade a compreender essa doença. Desfazer mitos e fazer prevalecer a verdade sobre a hanseníase são as principais formas de ajudar profissionais da área de saúde, familiares, amigos e principalmente aqueles que buscam por tratamento”, afirmou o vice-presidente da SBD, Heitor Gonçalves.

    De acordo com a Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), a partir de dados do Ministério da Saúde, a doença é mais frequente nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte, que respondem por quase 85% dos casos do país. O Brasil concentra mais de 90% dos casos da América Latina.

    A campanha de 2021 tem como slogan: A hanseníase é negligenciada, mas a saúde não!.Além da SBD, participam da campanha de esclarecimento à população as secretarias de Saúde dos estados, o Conselho Federal de Medicina (CFM), a Associação Médica Brasileira (AMB), a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

    “Os portadores da doença eram, até a década de 70, excluídos do convívio social e condenados ao confinamento em colônias”, explica o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase, em seu site. A hanseníase é uma doença causada pela bactéria Mycobacterium Leprae que atinge os nervos e se manifesta na pele.

    Apesar do passado triste envolvendo a hanseníase, a doença tem cura, seu tratamento é simples e custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). E tão logo ele seja iniciado, a doença deixa de ser transmissível. O tratamento pode ser buscado, no caso da rede pública, em postos de saúde ou com uma equipe de saúde da família.

    Os sintomas da doença aparecem, principalmente, nas extremidades das mãos e dos pés, no rosto, orelhas, nádegas, costas e pernas. São manchas esbranquiçadas, amarronzadas ou avermelhadas, com perda de sensibilidade ao calor, ao toque e à dor. É possível uma pessoa queimar a pele na chama do fogão ou em uma superfície quente e sequer perceber. A sensação de formigamento também é um sinal da doença.

    Outros sintomas são sensação de fisgada, choque, dormência e formigamento ao longo dos nervos dos membros; perda de pelos em algumas áreas e redução da transpiração; redução de força na musculatura das mãos e dos pés; e caroços no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos. Condições precárias de moradia e saneamento favorecem a ação da Mycobacterium Leprae.

    Quem tem diagnóstico para hanseníase deve começar a tomar os medicamentos prescritos de imediato. O tratamento deve ser seguido à risca. As pessoas que convivem com pacientes diagnosticados com a doença devem ser examinadas pelo médico.

    “A prevenção consiste no diagnóstico e tratamento precoces, o que ajuda a evitar a transmissão e o consequente surgimento de novos casos. Precisamos frisar: hanseníase tem cura e quanto antes o tratamento for iniciado, menor o risco de sequelas”, afirmou Sandra Durães, coordenadora do Departamento de Hanseníase da SBD.

    FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/ultima-hora/1766833/janeiro-e-mes-de-conscientizacao-sobre-a-hanseniase

    sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

    MENSAGEM: O MENSAGEIRO

    “Tenho uma mensagem para você!”, Uma mulher que trabalhava na conferência que eu estava participando me entregou um pedaço de papel, e perguntei-me se deveria ficar nervosa ou feliz. Mas, quando li: “Você ganhou um sobrinho!”, sabia que poderia me alegrar.

    As mensagens podem trazer boas ou más notícias ou, então, palavras desafiadoras. No Antigo Testamento, Deus usou os Seus profetas para comunicar mensagens de esperança ou julgamento. Mas ao olharmos de perto, vemos que até mesmo as Suas palavras de julgamento tinham a intenção de levar ao arrependimento, cura e restauração.

    Ambos aspectos aparecem nas mensagens de Malaquias 3, quando o Senhor prometeu enviar um mensageiro que lhe prepararia o caminho. João Batista anunciou a vinda do verdadeiro Mensageiro, Jesus (Mateus 3:11): “o mensageiro da aliança” (Malaquias 3:1) que cumprirá as promessas de Deus. Ele será “como fogo ardente que refina o metal, como sabão forte que branqueia as roupas” (Malaquias 3:2), pois purificará os que creem em Sua palavra. O Senhor enviou a Sua palavra para purificar o Seu povo por causa de Sua preocupação pelo bem-estar deles.

    A mensagem de Deus é de amor, esperança e liberdade. Ele enviou o Seu Filho para ser um mensageiro que fala a nossa língua, às vezes, com mensagens de exortação, mas sempre com esperança. Podemos confiar em Sua mensagem.

     

    FONTE:

    Amy Boucher Pye

    Pão Diário – Ministério RBC

    MENSAGENS QUE EDIFICAM

    http://www.mensagensqueedificam.com

    mensagensqueedificam@gmail.com


    terça-feira, 29 de dezembro de 2020

    MENSAGEM: Liberte-se do Indesejável

    Desde 2006, um grupo de pessoas comemora um evento incomum próximo do Ano Novo. Chama-se “Liberte-se do indesejável”. Com base numa tradição latino-americana, as pessoas escrevem suas memórias desagradáveis e embaraçosas junto com seus problemas ruins do ano anterior e os lançam num triturador. Alguns chegam a utilizar uma marreta para livrar-se de algo indesejável.

    Davi, autor do Salmo 103, vai além sugerindo que as pessoas se livrem das memórias desagradáveis. Ele nos lembrou de que Deus deseja que nos livremos dos nossos pecados. Na tentativa de expressar o vasto amor de Deus por Seu povo, o salmista usou figuras de linguagem. Ele comparou a vastidão do amor de Deus à distância entre os Céus e a Terra (Salmo 103:11). Em seguida, falou sobre o Seu perdão em termos especiais. Tão distante quanto o lugar onde o Sol nasce do lugar onde o Sol se põe, também o Senhor removeu os pecados do Seu povo (Salmo 103:12). O salmista queira que o povo de Deus soubesse que o amor e perdão do Senhor eram infinitos e plenos. Deus libertou o Seu povo do poder de suas transgressões, perdoando-os totalmente.

    Boas-novas! Não precisamos esperar até o Ano Novo para experimentar o “Dia da libertação”. Em decorrência de nossa fé em Jesus, ao confessarmos e nos desviarmos dos nossos pecados, Ele os lançará nas profundezas do mar. Hoje pode ser um dia de libertação!

     

    FONTE:

    Marvin Williams

    Pão Diário – Ministério RBC

    MENSAGENS QUE EDIFICAM

    http://www.mensagensqueedificam.com

    mensagensqueedificam@gmail.com


    domingo, 27 de dezembro de 2020

    Confira o destaque campeão da semana no Blog do Parceiro

     CAMPEÃO:

    Especialistas recomendam cuidado com festas de fim de ano

     Saiba o que fazer para reduzir os riscos ao máximo

    POR AGÊNCIA BRASIL - Natal e ano-novo são sinônimos de festa, reunião familiar com mesa farta, abraços e conversas longas madrugada adentro. Mas, com a pandemia do novo coronavírus que atingiu o mundo inteiro, e ainda faz vítimas todos os dias, esse momento tradicional pode custar caro. Especialistas não recomendam reuniões neste período, ao mesmo tempo em que sabem que muita gente não deixará essa tradição de lado. Por isso, saiba o que fazer para reduzir ao máximo os riscos de ir a uma celebração de fim de ano e sair de lá contaminado pela covid-19.

    Máscara, álcool e distanciamento

    Infectologistas ouvidos pela Agência Brasil foram taxativos: apenas um meio de proteção não é eficaz. Então, não adianta usar máscara e não higienizar as mãos com frequência. Tampouco resolve tomar essas providências mas sair abraçando, apertando mãos e se aglomerando em rodas de conversa.

    “A pessoa deve tentar restringir o risco de infecção, saindo o menos possível. Manter a máscara e retirar apenas na hora de se alimentar. Todas as estratégias são falhas, mas a soma delas ajuda, diminui o risco”, afirma Joana D'arc Gonçalves, médica infectologista e professora de medicina do UniCeub, em Brasília.

    Ela também ressalta a importância de manter distância das outras pessoas e não compartilhar objetos como copos e talheres. Joana D'arc vai além e recomenda que dias antes da festa de natal ou réveillon, caso seja possível, a pessoa faça o teste RT-PCR, que identifica a presença do vírus no organismo e confirma a covid-19.

    De acordo com os especialistas, a maioria das pessoas tem transmitido o vírus sem sequer apresentar sintomas. Por isso, estar assintomático no dia da festa não garante que a pessoa esteja sem o vírus no organismo.

    Sem abraços na virada do ano

    O próximo ano já chegará exigindo um esforço de todos. Quando o relógio marcar 0h do dia 1º de janeiro de 2021, evite dar o tradicional abraço de feliz ano-novo. “O contato próximo, de abraçar, beijar e apertar as mãos, deve ser evitado”, diz Marcus Antônio Cyrillo, diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

    “Porque a gente sabe que esse vírus se propaga por gotículas respiratórias, secreções. E abraçando outras pessoas, colocando a mão no rosto delas, ou mesmo no seu rosto, você tem a possibilidade de transmitir o vírus”, completa Cyrillo. “Este momento é sofrido, mas a gente não recomenda”, acrescenta Joana D'arc.

    Ambientes abertos e arejados

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) não se posicionou em relação às festas de Natal e ano-novo, apenas deu diretrizes para que os órgãos sanitários, como o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Brasil, orientem os governos locais sobre como a população deve se prevenir.

    Em meio às recomendações e protocolos, não há meias-palavras: reuniões devem ser evitadas. “A OMS não recomenda aglomeração. E quando você fala em celebração, você fala em aglomeração. Aqui no Brasil a gente está relaxando demais e podemos ter consequências ruins”, afirma a infectologista.

    Caso a reunião da família no fim do ano seja inevitável, os anfitriões devem promover ambiente o mais seguro possível para os convidados. A festa deve acontecer, se possível, ao ar livre. No quintal ou na varanda de casa, por exemplo. Nesses ambientes bem arejados, o vento tende a levar o vírus para longe. Outra possibilidade é um ambiente fechado, mas arejado, com portas e janelas abertas.

    “Em lugares fechados existem condições de umidade, temperatura, de matéria orgânica onde o vírus pode se depositar. Ao ar livre essas condições são menos propícias para o vírus se multiplicar ou ser transmitido para alguém. Mas se você estiver em um ambiente fechado, mas arejado, com portas e janelas abertas, a chance diminui”, explica Cyrillo.

    Para Joana D'arc e Cyrillo, o número de convidados não é tão importante quanto as medidas de segurança. Ou seja, é mais seguro estar em uma festa com muita gente, mas todas se prevenindo em um espaço adequado, do que em uma festa com dez pessoas, sem máscara, sem ventilação e sem cuidados prévios.

    Embora pareça uma obviedade, não custa reforçar: em caso de sintomas do novo coronavírus, como tosse, dor de cabeça, nariz  escorrendo, dor de garganta, febre, diarreia, é melhor evitar as festas. O cuidado também vale para pessoas do grupo de risco, como idosos, diabéticos, obesos ou portadores de doença imunossupressora.

    FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-12/especialistas-recomendam-cuidado-com-festas-de-fim-de-ano

    CONFIRA ABAIXO OS DESTAQUES DA SEMANA AQUI...

    CONFIRA ABAIXO OS DESTAQUES DA SEMANA ANTERIOR:

    Veja as NOTÍCIAS que foram DESTAQUE NA SEMANA no Blog do Parceiro: 13/12/2020 a 19/12/2020