sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Como Plantar Gengibre em Casa?

O gengibre (Zinzer officinalis) é uma das plantas medicinais mais conhecidas e apreciadas em todo o mundo. Aqui no Brasil não temos o hábito de usar o rizoma em pratos, mas ele é bem comum no preparo de chás e outras receitas terapêuticas.
Por conter uma substância chamada gingerol, o gengibre desempenha em nosso organismo a função de antioxidante, antifúngico, bactericida e anti-inflamatório. Por isso, o consumo da raiz é muito bom para fortalecer as defesas do organismo e prevenir doenças.
Outro benefícios que vem ganhando destaque é o emagrecedor. O gengibre é um termogênico natural, que eleva a temperatura do organismo durante a digestão, acelerando o metabolismo. Estima-se que podemos queimar até 10% a mais de calorias fazendo uso do gengibre diariamente.
Com tantas benefícios, é sempre muito bom ter um pouco de gengibre em casa. Melhor ainda se ainda planta for cultivada com todo carinho por você. Apensar de não ser muito comum nas hortas, o gengibre é muito fácil de ser plantado, ate mesmo em vasos.

Como Plantar o Gengibre

Para plantar o gengibre você vai precisar apenas comprar um pedaço do rizoma que esteja brotando. Os brotos são arrendondados e tem a coloração esverdeada, sendo fácil identificar. A dica, se você quer plantar, é dar preferência para os gengibres já brotados no momento da compra.
Aprenda a cultivar o gengibre em sua horta caseira
Aprenda a cultivar o gengibre em sua horta caseira
Para entender melhor, observe o vídeo:
O plantio, no caso, é feito em um pequeno vaso, mas você também pode plantar o gengibre na horta (de preferência depois que ele já tiver crescido as folhas). Pegue o gengibre e corte os pedaços que estejam brotados. Para evitar que apodreça, deixe o rizoma secar antes de colocar na terra.
A camada de terra sobre o gengibre deve ser fina, apenas o suficiente para cobrir o rizoma totalmente. Se for colocar no valor, passe para um maior depois de um tempo pois a raiz irá se expandir dentro da terra. O mesmo do autor do vídeo anterior postou depois o resultado da colheita. Veja:
A partir de apenas alguns brotinhos, é possível obter uma grande quantidade de gengibre. Por isso o vaso deve ser maior ou, após o algum tempo, o rizoma precisa ser transposto para uma horta.

Dicas de Cultivo

  • O gengibre se dá melhor em climas quentes e úmidos. Evite plantá-lo nos meses de inverno e lembre-se de manter a terra molhada, mas não encharcada;
  • O tempo de espera para a colheita varia de 7 a 12 meses. A dica é observar quando as folhas começam a ficar amareladas.
FONTE:
Receita Natural

Nenhum comentário: