quinta-feira, 26 de março de 2015

Não sabe comprar peixe para a Semana Santa? nutricionista explica cuidados

SALVADOR
A nutricionista chama atenção ainda para os olhos, que, assim como a pele, devem ser brilhantes

Graciela Alvarez (Graciela.Alvarez@redebahia.com.br)

Os olhos e a pele devem ser brilhantes (Foto: Arquivo CORREIO)

Os consumidores que não abrem mão do peixe no almoço da Sexta-feira Santa não devem se preocupar apenas com o peso do gelo na embalagem. A nutricionista Jackeline Santos, especialista em alimentação coletiva, explica que há uma série de fatores a ser observados a fim de garantir a qualidade do produto.
O primeiro deles é a coloração do pescado, que, independente dele ser fresco ou congelado, precisa ser viva. “O vermelho, por exemplo, precisa ter uma cor vermelha vibrante”, ressalta. As escamas também precisam ser observadas, devendo estar brilhantes e presas ao corpo. “Se as escamas se soltam com facilidade significa que o peixe já está se deteriorando”.
A nutricionista chama atenção ainda para os olhos, que, assim como a pele, devem ser brilhantes (como se o peixe ainda estivesse vivo). “A carne também precisa estar firme. Para isso, basta apertar o peixe. Se a marca dos dedos não sair com facilidade é bom procurar outra opção”, ensina ela, chamando ainda atenção para a guelra: “Essa parte, localizada no fim da cabeça, deve estar o mais avermelhada possível. Se a coloração for roxa significa que o peixe foi pescado há algum tempo ou já está em processo de deterioração”.
Quem optar pelo congelado, deve observar  se o produto é conservado envolvido em gelo ou dentro de um local adequado de refrigeração, como o freezer. “No produto congelado, o ideal é mantê-lo resfriado durante o transporte até em casa. Uma vez descongelado, não se recomenda congelar o produto novamente a fim de evitar a proliferação de bactérias”.
Se a preferência é pelo pescado fresco, a orientação é colocá-lo no congelador já tratado (sem  vísceras e escamas), caso o consumo ocorra após 24 horas. “Quem quiser, pode temperar o peixe antes de congelá-lo, desde que não use tomate e pimentão no preparo. Esse procedimento, inclusive, ajudar a inibir a proliferação de bactérias”, fala, complementando: “Guardar pescado resfriado só quando o consumo for dentro de 24 horas”.
FONTE http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/nao-sabe-comprar-peixe-para-a-semana-santa-nutricionista-explica-cuidados/

Nenhum comentário: